Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

Douglas.Moreira 10/07/2020

O que é o SCRUM
O livro aborda o histórico e os conceitos do Scrum. Não é um manual do método, mas sim o que ele propõe.

Fox 01/09/2020

Você acha que sabe exatamente como fazer as coisas da melhor forma, de maneira empírica, mas nunca consegue e tudo acaba parando pela metade.
Sim, aceite que precisas de um guia. O Scrum certamente será seu aliado para qualquer coisa que deseje fazer (e concluir).

Leandro.Santana 02/09/2020

Simples e descontraído
Livro escrito por Jeff Sutherland, criador do método de trabalho Scrum. Sutherland tem uma carreira diversificada, o que permitiu ver o problema da produtividade sob diferentes óticas. Ele começou sua carreira como piloto de caças da Força Aérea Americana, tendo pilotado em operações durante a Guerra do Vietnam.

Quando deixou o Vietnam, cursou doutorado Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, estudando grandes massas de dados sobre câncer. Deixou a academia para atuar como executivo em empresas de tecnologia e, desde então, vem implementando e aprimorando o Scrum por onde passa.

Inicialmente, achei que o livro seria um manual, mas não é nada difícil. A maior parte do conteúdo refere-se à importância da produtividade e os resultados obtidos com Scrum, o que é muito legal, visto que o método em si é bastante simples, sendo sua principal dificuldade a disciplina para seguir os seus passos.

Para convencer o leitor, Sutherland conta diversas histórias curiosas vividas ao longo de sua carreira, o que nos leva a crer ser possível implementar Scrum em nossa realidade. Sou P.O. de um time há seis meses e posso dizer que o livro foi, além de um norte, um forte motivador para me manter firme nas premissas do Scrum. Leitura recomendada!!

Sarmentox 13/09/2020

Revolucionário
O método scrum é realmente revolucionário, eu uso em várias áreas da minha vida e minha produtividade melhorou muito. Mas o livro enrola muito, o livro não serve como um treinamento scrum mesmo que ensine como aplicar, serve muito mais para você entender da onde veio as ideais, a parte histórica e resultados reais.

beca 26/12/2022

Livro desafiador! Faz você mudar o pensamento como se tornou a nova forma de trabalhar! Te ensina literalmente q fazer o dobro na metade do tempo.

Tarso 04/10/2020

Ao ler o livro verifiquei que muitos conceitos de gerenciamento de projetos utilizados em minha empresa são bastante desatualizados. Crenças baseadas em "sempre fizemos assim", dominam as empresas e os framework ágeis chegam para minimizar isso. Me interessei bastante e fui tirar a certificação depois que li o livro.

Cilleni 12/04/2022

Arte de organizar
Ferramenta de desenvolvimento agil utilizada não só no desenvolvimento de software mas também em outras áreas de produção

Nathi 24/03/2023

O livro traz exemplos de uso do scrum, com uma forma tranquila de ler, parece que o autor vai conversando com você. Teria gostado mais se ele fosse mais humilde (risos).

Jacque 23/03/2023

Scrum
A leitura de "Scrum" é rápida e interessante, recheada de histórias que ilustram os conceitos apresentados.

Amorim 06/03/2021

Uma nova maneira de encarar projetos
Sutherland mostra de uma maneira que eu diria revolucionária, (apesar de eu já fazer parte de um time que usa essa metodologia) como organizar sua equipe para entrega de um projeto, seja ele de qual segmento for. Sim, parece exagero, mas somente usando, colocando em prática que percebemos o quanto realmente funciona. Desafiando o gerenciamento de projetos tradicional e em cascata com vários exemplos práticos, o livro é recheado de boas histórias que te fazem absorver o conteúdo como se estivesse lendo um livro de histórias.

bartgirl 26/06/2021

SCRUM
Tenho 0 costume de ler livros técnicos por diversão, mas como meu amorzinho quis ler, achei interessante a ideia de fazermos uma leitura conjunta, já que ele queria aprender isso e eu tinha certa curiosidade.

O Scrum realmente é um método super efetivo e que visa cada passo para um resultado positivo. É super importante no cenário atual e meio que uma técnica acessível para um caminho meio sem volta, em que a produtividade é objetivo e necessidade.

Adorei o livro, apesar do enfoque à instituição militar estadunidense (que me traz um pouco de preguiça, pra ser sincera hahaha). Mas no geral, é um bom livro e recomendo bastante para quem curte o assunto!

Mulim 28/06/2021

Gostei bastante
Gostei bastante do livro. Me ajudou a entender melhor o Scrum, que ainda era meio nebuloso o entendimento para mim. Agora é colocar em prática no meu dia a dia.

Erick.Silva 06/08/2021

Super evolução na forma de trabalhar
O método Scrum é interessantíssimo e tem um potencial tremendo, que podemos observar nos diversos exemplos citados no livro e também nos encontrados na vida real em tantas empresas. É surpreendente ver o método sendo aplicado em áreas tão diferentes como em uma obra, ou escola e ainda ser super eficiente.
Enfim, um livro obrigatório para qualquer empresário ou pessoa com qualquer tipo de negócio, ou até um problema qualquer que tenha que resolver em grupo.
O mais importante é ver a análise dos dados das pesquisas feitas por Sutherland, que evidenciam a ineficiência de diversas práticas antigas (por exemplo, horas extras demais) e a eficiência de diversas práticas mais modernas, apresentadas por ele ou não.
Recomendo demais!

Joey Resende 09/11/2021

Livro informativo e também entretém muito bem.
O título tem uma leitura fácil e dinâmica e os conceitos descritos nele pode ser aplicado em qualquer área não só nas equipes de programadores.