Por Deus ou Pelo Acaso

Por Deus ou Pelo Acaso Becky Cloonan

Resenhas - By Chance or Providence

Sharon 23/07/2020

Bom, mas muito curto...
São 3 histórias curtinhas muito legais e o resto do livro são artes da autora. Achei pouco as 3 histórias apenas, queria mais. Vale a pena emprestar de alguém pra ler, mas talvez não para comprar.
Silence_R 04/02/2021minha estante
Concordo e muito. As artes finais achei melhores que as próprias histórias em si. Talvez a melhor história seja a segunda e mesmo assim não achei isso tudo. É uma HQ que se torna esquecível.

Jônatas Rafael Garpin 23/01/2022

?Lobos:
É o mais curto dos contos, e trás a história de um caçador com um grande fardo, dando abertura para o que podemos esperar nas próximas histórias.

?O pântano:
Essa foi a minha preferida e a mais linda das três. Trás a história de um menino que é mandado para entregar uma carta atravessando um pântano assombrado. Após concluir a leitura, eu fechei a HQ e fiquei pensando sobre o que li.

?Deméter:
A história mais longa e também profunda, fala sobre amor e o que podemos fazer para ter quem amamos ao nosso lado por mais um tempo. Acompanhamos um casal que só está junto por causa de um pacto com o mar.
?As três histórias podem ser lidas separadamente e em qualquer ordem, foi uma grande surpresa pada mim, gostei muito e as artes também são incríveis. No final da edição contém vários esboços um mais incrível que o outro, e que dão a entender que o universo é bem mais expandido.

Allan 05/07/2023

Uma grata surpresa!
Essa graphic novel foi uma grata surpresa.

São contadas 3 estórias curtas sem conexão entre elas e com pouco mais de 20 páginas cada, sendo que, todas exploram o tema fantasia.

Sempre gostei do formato oneshot, mas, devo admitir que fazia bastante tempo que não encontrava histórias curtas tão cativantes com personagens interessantes.

Os roteiros da autora Becky Cloonan são formidáveis, com textos simples, porém gostosos de ler. A arte tem um estilo que combina perfeitamente com a narrativa e torna o resultado bastante imersivo.

No final do livro temos uma rica galeria de artes conceituais e esboços. O papel couché tem excelente gramatura e o acabamento em capa dura está muito bem feito.

A editora Pipoca e Nanquim está de parabéns por trazer esse excelente trabalho ao Brasil.

Recomendo a todos que apreciem o gênero fantasia.

Chico Barbosa Jr. 26/05/2020

Simples e belo. Cumpre o que promete, sem floreios ou surpresas.

Cristiano.Cruz 17/03/2022

Mais que um encadernado de luxo
A princípio, ao terminar de ler o primeiro de três contos, pensei: é só isso? Tramas pequenas e comuns compiladas em um encadernado de luxo que contém um amplo sketchbook?
Felizmente os três contos compilados nesta edição vão num crescendo - e contém particularidades muito bem trabalhadas que somente são percebidas em uma releitura ou revisita -, que engrandece a obra e dão um ar de satisfação no final e um ufa... não fui enganado pelo marketing que a encabeça e o prêmio Eisner que a antecede.

Luke 28/05/2021

É simples, lindo e melancólico...
Um assassinato por amor e um pecado a carregar, uma missão e uma descoberta melancólica, a busca pela paz e o convívio com a morte!

Dani 23/08/2021

As histórias são curtas mas profundas. Confesso que fiquei com gostinho de quero mais, mas isso não diminuiu o valor da HQ.

A forma como ela narra os contos te prende e te envolve na história, vc sente o sofrimento, aflições e alegrias dos personagens como se estivesse ali caminhando com eles.

Não é o tipo de traço que eu mais amo no mundo mas é muito bem desenhado, principalmente quando ela detalha mais os personagens e as roupas.

Quanto à edição do PN não há o que dizer, primorosos como sempre, apesar de ser uma edição mais ?simples? perto de outras da editora.

Se você coleciona HQ com certeza vale a pena a compra, agora se você quer comprar apenas pelas histórias vá consciente de que a leitura será feita em 30min (isso se vc parar um tempo pra ir observando bem as ilustrações).

xblacky 24/04/2023

Dei 3 estrelas por conta da história, mas a arte merece 5, principalmente os quadros finais.
os contos chegam a prender a gente, mas acabam rápido e é um pouco decepcionante, os 3 dariam boas histórias longas.

Paulo Habermann 27/06/2022

Apaixonante e Melancólico...
Em três histórias curtas e distintas, acompanhamos personagens apaixonados que trilham seus caminhos pelo fiar do destino, enfrentando as consequências de suas escolhas, seus amores e desejos. Um quadrinho apaixonante e melancólico, lindamente ilustrado e narrado com perfeição por sua autora.

Destaque para a galeria de extras, um espetáculo a parte.

Realmente espero que mais obras de Becky Cloonan cheguem por aqui...:)

Letícia 12/07/2022

Ilustrações belíssimas
Fiquei encantada com a arte dessa HQ, os três contos são muito bons. O que vi de negativo é que os contos são bem curtos e as histórias bem parecidas entre si, mas recomendo.

Fran.Veloso 16/07/2023

Sim, pelo acaso
Eu ganhei essa HQ e juro não dava nada.
Só mais um quadrinho de contos.
Mas, digo, que perfeição.

A ilustração é perfeita. Os contos sempre com aquele gostinho de quero mais.

Pra mim isso que é conto, quando você termina e fica fullpistola por que acabou e não tem mais.
Só sei de uma coisa. Que mulher foda. Perfeição em um só lugar.

Recomendo

Rafael.Nagao 11/03/2021

Legal porém muito curto
Esse quadrinho publicado pela PN me decepcionou um pouco, pois deixa muito um gosto de quero mais... parte disso é positivo, uma vez que as histórias são bem escritas e criam um ambiente e atmosfera únicos.
O ?problema? é que o quadrinho é muito curto então ideais muito bacanas acabam não sendo aproveitadas plenamente, os finais das 3 histórias são muito corridos.
A arte também não me agradou totalmente, os traços são bonitos, porém vários personagens parecem ter a mesma cara... sempre com um rosto comprido com a barba semelhante, isso tira um pouco da individualidade daqueles personagens que podiam ser mais marcantes.

Enfim, o quadrinho é legal, mas recomendo pegar ele num promo que nem eu fiz, pois a leitura não vai durar muito

LaAs183 28/08/2021

"Mas a maldição já estava em meu peito. Ela escurece e consome. Sua corrosão me transforma. Onde outrora havia um caçador, agora há um lobo. Assombrado pelo passado, e caçado pelas memórias."
Uma obra de arte graficamente falando, com histórias hipnoticamente melancólicas.

bardo 30/05/2024

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan é uma graphic novel que trás sentimentos um tanto conflitantes. Se por um lado impressiona a capacidade da autora em poucas palavras interessar o leitor, fazê-lo se interessar por seus personagens; por outro a curta extensão e finais abruptos, abertos e pouco claros são um pouco incômodos.
A três narrativas Lobos, O Pântano e Deméter, compartilham o mesmo ar de mistério, de meias verdades e uma aura entre o onírico e o pesadelo. É preciso porém considerar que são contos curtos, uma pena porquê todos atiçam a curiosidade sobre seus desdobramentos.
Já que as narrativas são curtas e relativamente truncadas o que rouba a cena e complementa o que o texto falha em fornecer são as artes da graphic, o traço da autora é extremamente belo e imagético, transmitindo a dramaticidade que por vezes falta ao texto.
O caderno de esboços que encerra a obra nos dá ainda mais exemplos do belo traço da autora. Em suma é uma obra extremamente bela, mas que deixa um pouco a desejar com relação a enredo e desenvolvimento, fica a sensação de que faltou algo.