Sono

Sono Haruki Murakami

Resenhas - Sono

Italo 13/05/2024

Murakami, o encatador de letras
Este foi meu segundo livro que li do Haruki Murakami.

Sua escrita me fascina. Eu vou engolindo palavra por palavra. Mas, minha sede por elas só aumenta. Não há fim quando falo de Murakami.

A sua imaginação posta no papel me deixa atônito.

Em breve, lerei mais um outro dele. Ansioso.

Alexandre.Iunes 12/05/2024

Há quanto tempo você está dormindo?
O conto narrada a história de uma dona de casa com uma rotina monótona. Porém, tudo muda quando ela é acometida por um episódio bizarro de paralisia do sono, que a impede de dormir.

Quanto mais tenta descansar, mais ela se sente acordada, enquanto seu marido e filho, que têm o sono pesado, não percebem que ela está há dezessete dias sem dormir.

Com essa nova rotina noturna, a protagonista redescobre prazeres esquecidos e negligenciados, vivendo uma espécie de vida paralela durante a madrugada

Ao longo da leitura, fica evidente que a visão da personagem principal em relação à sua rotina começa a mudar. O fato de ela permanecer acordada o tempo todo, sempre de olhos abertos, leva-a a perceber as falhas em sua vida.

Antes, quando conseguia dormir, sua rotina era estável. Mas agora, permanentemente acordada, a rotina se desfaz, levando-a a refletir sobre a vida e a morte, questionando seus hábitos e a sua suposta vida perfeita.

O desfecho do livro é abstrato, deixando espaço para os leitores interpretarem o que realmente aconteceu, o que acho interessante.

A rotina é importante para a organização e o progresso de nossas vidas, como o trabalho, estudos e cuidados com a saúde. No entanto, não devemos nos tornar autômatos e perder nosso papel de protagonistas de nossas próprias histórias. Isso nos impede de fazer uma autocrítica honesta sobre o rumo de nossas vidas e se estamos contentes com elas.

A temática do sono e a paralisei do sono (tenho as vezes) me impressiona muito.
Adorei o livro e as interpretações que li sobre ele.

Amanda_mirandaa 07/05/2024

CARA QUE LIVRO DESGRAÇADO
MUITO BOM. QUE ESCRITOR FPD, ELE FEZ EU ENLOUQUECER PQ A PROTAGONISTA NÃO CONSEGUIA DORMIR DE MODO ALGUM, E O LIVRO TERMINOU DUNADA. DU. NA. DA. QUE ESCRITOR DESGRAÇADO.

Inquestionavelmente um livro bom, porém, teve um final aberto, não ficou claro como o livro terminou.

O livro é muito bom, perfeito para sair de uma ressaca literária, como eu estava.
Uma leitura inusitadamente rápida.
Amanda_mirandaa 07/05/2024minha estante
eu deixei de dormir para saber se a protagonista dormiria.

Torinhau 07/05/2024minha estante
eu amei sua review, não acredito q essa rede social é gratuita

Nicoly. S 07/05/2024minha estante
Kkkkkk simplesmente a resenha mais maravilhosa que vi em muito tempo

Rafi.escritor 08/05/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK RACHEI

Mari 08/05/2024minha estante
Amei a review kkkkkkk

SamuelSan 08/05/2024minha estante
Foda kkkk até coloquei aqui pra eu ler dps, menina

Anne778 08/05/2024minha estante
Kkkkkkkkk agora eu tenho que ler esse.

Amanda_mirandaa 08/05/2024minha estante
KKKKKK EU AMO O PESSOAL DO SKOOB

Aline.Silva 04/05/2024

Terminei o livro ontem e tive que ?digerir? para escrever hoje. É uma história que não dá contade de parar de ler. Simplesmente precisamos saber o que vai acontecer no dia seguinte e no dia seguinte? me lembrou os livros do Raphael Montes. Só não dou cinco estrelas em razão do final que, realmente, não entedi, mas a história é muito boa. Pretendo ler mais livros da autora:

Mayra270 25/04/2024

Esse conto foi uma grande perda de tempo, uma escrita que prende, faz vc querer ver até onde vai, e so vai até a esquina, que ruim.

Mallone1 18/04/2024

Introspectivo e devaneante, "Sono", conto de Haruki Murakami, narra a história de uma jovem mãe que se encontra diante de uma situação singular: por algum motivo inexplicável, o ato de dormir deixou de ser uma atividade presente em sua vida. Com isso, ela a passa a, de fato, viver todos os momentos de sua vida. Não há mais nenhuma barreira que a impeça de experimentar coisas que outrora ela não conseguia, mesmo que seja apenas um calhamaço, por exemplo, a não ser, é claro, a capacidade de distinguir o real do onírico.

Analisando a obra, é possível notar que um ideia é tecida a respeito da exaustão social da mulher, tendo em vista que o autor não mede esforços para suscitar uma dolorosa reflexão acerca do tempo que uma mulher - cujo papel já está definido perante a sociedade - consegue reservar para si mesma. E esse ponto é precisamente o cerne do conto, é o que percorre as entrelinhas.

Em síntese, "Sono" é uma obra de arte, com uma história instigante e uma escrita fluída, repleta de analogias bem construídas e uma crítica perfeitamente pontuada, mas que, infelizmente, falha unicamente por possuir um final aberto.

larocc4 15/04/2024

Bonito, agradável, foda
Pqp ela eh literalmente eu vei E outra as imagens os desenhos sao LINDOS demais to em choque ate agora

Muariella 13/04/2024

O que será a morte?
Um livro muito fácil de ler, a linguagem é simples e envolvente. Eu esperava um final bem vibe filme de terror, mas recebi aquilo...

Me senti uma trouxa e inocente, refletindo sobre o capítulo e depois analisando as ilustrações e quando acho que outro capítulo iria iniciar pra finalizar a estória... Aquele já era o fim.

Tive algumas interpretações... Mas vai saber né, agora vou ficar pensativa quanto a isso.

Mas enfim, gostei da crítica que faz em relação às donas de casas com suas vidas "perfeitas", maridos "perfeitos" e que sequer podem reclamar.

Monte4 12/04/2024

Boas metáforas
Amei as metáforas do sono com a morte (ao menos como interpretei) um livro rápido e tocante, retratrou sentimentos como o processo de amor da mãe pelo filho, rotina e pensamentos quase que intrusivos de uma maneira dinâmica, o final foi um pouco confuso mas subentendi que fosse a morte

Giovana 10/04/2024

Ela está realmente acordada?
Esse é um daqueles livros que te faz criar teorias em busca de respostas. Durante essas noventa e poucas páginas de dias "comuns" e estranhamente familiares, percebi que o Murakami parece nos convidar a ser a personagem, com descrições sinestesicas e uma linguagem tão simples quanto um pensamento. Mas sempre com aquela sensação, entre a sombra e a letargia, de que algo está errado, mesmo que seja contraintuitivo pensar isso enquanto a personagem (ou a gente) trata tudo com tanta naturalidade.

São 17(?) dias sem dormir, dias de descoberta sobre si e constatações de cansaço com o ciclo da própria vida, talvez alguns delírios? Sonhos? Pesadelos lúcidos?

Foi difícil para mim não interpretar a experiência da personagem como uma grande fadiga social, psicológica. Nada me soa sobrenatural, apenas simbólico.

Nela se constrói a figura feminina da cuidadora cansada, nunca cuidada e sempre demandada, criando raízes que apodrecem, como quem não tem consciência e o não dormir, talvez, seja um grande acordar.

eusil 02/04/2024

??o que fazer se a morte é um eterno estado de consciência, restrito a observar em silêncio essa escuridão???

esse livro me trouxe alguns questionamentos, o mais intenso é: como a gente cria expectativas. tudo é uma eterna expectativa. quando li na sinopse que esse livro contava a história de uma mulher que não dorme, fiquei empolgada com todas as possibilidades. mas se dormir é uma rotina que a gente não percebe e faz muitas vezes no automático. pq então não dormir seria tão mais empolgante. só pq não faz parte de um todo? um desejo contínuo de se sentir especial.

não dormir, faz com a personagem olhe para o cotidiano sem o véu da falsa realidade. não dormir faz com que ela se aproxime mais dela, que viva feliz as horas que tem só pra ela. pq a gente sempre deixa a gente pra segundo plano? pq os mínimos momentos que a gente tira pra gente são tão especiais e tão raros?

uma leitura rápida, leve e sem muitos altos e baixos, como a vida é ou como gostaríamos que fosse?

acabei o livro assim? ??? o não final, tb surpreeende, e vem mais uma pergunta: quando a gente sabe que acabou?

unidiniz 27/03/2024

Quanto spoiler...
Até agora passada com o tanto de spoiler de Anna Karenina! Por outro lado, estranhamente me deu mais coragem de ler a obra. Sobre Sono, me empolguei demais na curiosidade e bateu um tico de decepção pois ESQUECI do jeitinho Murakami de ser ao terminar suas obras, mas tudo bem, já estou no processo de aceitação kk

shhlarisreading 25/03/2024

Alguma coisa está errada...
...mas você nunca vai saber o que é, pois não há final concreto para o conto. Algo tão instrínsecamente Haruki Murakami.

O conto tem menos de 100 páginas e levei pouco menos de 1h para terminar. Tenho o hábito de ler múltiplos livros ao mesmo tempo e, curiosamente, nesta minha fase da vida, Sono e Anna Karienina se entrelaçaram. Acabei levando spoiler de Anna Karienina e não foi muito legal, mas a vida é feita de coincidências e bizarrices.

Me identifiquei com a personagem e sua ressurreição do hábito de leitura. Também gostaria de ter minha vida ampliada em ? só para exercer meus hobbies, e talvez esse conto traga uma ótima reflexão em relação a forma como levamos nossa vida. É pelos outros, pelo trabalho ou para nós?

Simplesmente perfeito.

pritobal 25/03/2024

O que gosto do Murakami é que nunca deixa tudo 100% explicado, sempre deixa o entendimento para o leitor.