Sono

Sono Haruki Murakami

Resenhas - Sono

Raquel.Fagundes 12/09/2020

Um mergulho em Sono, de Haruki Murakami
A princípio essa é uma história sobre uma mulher comum: mãe, casada, e que vive uma vida estável sem nada de especial. A verdadeira surpresa vem do contato com o absurdo. Um dia ela perde o sono e passa a viver seus dias sem vontade de dormir. Cada noite de insônia, porém, proporciona mais prazer do que incômodo. Enquanto sua família dorme, ela consegue se dedicar a si mesma e às suas vontades com uma sensação de bem-estar incomum. Ela se vê mais disposta e saudável - ainda que saiba que é humanamente improvável ficar tantos dias acordada sem alguma consequência. Em paralelo a essa nova percepção da realidade, as atividades do dia a dia passam a ser desinteressantes.
A narrativa é tão envolvente que direciona o leitor a sofrer junto com a personagem e a se identificar com seus questionamentos, devaneios, falta de pertencimento e de propósito. Sono é uma obra repleta de reflexões. Fala sobre a vida, a incessante busca por algum sentido e a incerteza da morte. É intrigante e humana, com aspectos irreais.

LaAs183 20/10/2022

"Sob o ponto de vista biológico sei que isso não é normal. Mas quem seria capaz de dizer o que é normal? O que se considera biologicamente normal nada mais é do que o resultado de um raciocínio pautado em experiências. E estou num ponto que ultrapassa esse tipo de raciocínio. Será que eu poderia me considerar um exemplar único, uma precursora da espécie humana, que deu um salto na cadeia evolutiva? Uma mulher que não dorme. Uma consciência expandida."

jeslendo 01/01/2023

Foi uma leitura muito interessante. Nunca tinha lido nada do autor antes, mas ouvi falar muito bem de seu trabalho. Por algum motivo, me interessei por esse conto e achei maravilhoso todos os questionamentos e reflexões. Infelizmente, peguei muito spoiler de um livro que tinha vontade de ler... Mas acontece.

Brenoarf 05/11/2021

Estamos acordados ou vivendo um sonho de tendências?
Esse foi meu primeiro contato com os escritos de Murakami, mas garanto que foi suficiente para despertar um universo de curiosidade frente a outras obras desse autor. De um forma muito autêntica, desde a premissa do enredo até a modalidade de escrita, nesse conto, é concebida uma miscelânia entre o real e o fantástico nas brechas da rígida sociedade japonesa urbana e que parte da narrativa sobre uma mulher (tratada no texto sem a apresentação de seu nome) acometida por um tipo hiperbólico de insônia, de tal forma a permanecer acordada durante 17 noites, sem o menor cansaço ou indisposição. A dinâmica da obra é de caráter confessional e propõe um encadeamento veloz quanto aos acontecimentos, o que corrobora uma experiência de suspense e curiosidade responsáveis pela leitura imparável. Aos que têm sede de certezas e convicções dogmáticas, reitero que a frustração frente ao final do conto possui probabilidades categóricas, haja vista que o desfecho, além de repentino, é bastante subjetivo, mas que, ao meu ver, contempla uma intensidade sigificativa à interpretação do livro e à experiência literária.
Observação: Contém spoilers de Anna Karenina, pois o livro é lido e citado inúmeras vezes pela protagonista em suas noites em claro.

Andre.Freitas 25/09/2022

Rotina, Memória e Tempo.
Nesse conto, Haruki Murakami cativa os leitores com os aspectos aparentemente mais simples do cotidiano. Há 17 dias sem dormir, a protagonista inicia sua narrativa contando sua rotina como ponto de partida para o desenvolvimento de sua constante "insônia", elemento central da narrativa.
Por não conseguir mais dormir, fato que acontece depois de uma experiência surreal, a personagem começa a perceber a realidade de uma forma diferente, isso faz com que ela aproveite seu "tempo extra", quando deveria estar dormindo, para resgatar hábitos e memórias perdidos dentro de sua rotina pós-casamento.
Nesta instigante narrativa, podemos perceber o quanto nossa rotina nos aprisiona e colabora com o apagamento de nossas essências, ao mesmo tempo, Murakami nos faz refletir sobre produtividade, aproveitamento do tempo, morte e existência evocando os mais comuns pensamentos do dia a dia. A obra se constitui uma excelente porta de entrada para a arcabouço literário desse sublime autor.

Bruno 16/11/2022

Diferente
Errr. Não posso dizer que o livro é chato, afinal li inteiro no mesmo dia. A edição que comprei é linda, capa dura e etc.

Voltando para o conteúdo. O livro é estranho, kkkkkkk, a personagem tem umas reflexões que achei difíceis de sincronizar. Gostei muito, no entanto, da parte que ela reflete sobre a morte, se assemelha muito a maneira como eu penso.

O tema principal do livro, acredito que é a monotonia da vida. Porém a escolha do autor para a personagem que narra a história, ao meu ver, foi errada. Para mim, não houve nenhuma identificação com ela, serviu apenas para eu ver que a vida dela era muito monótona e qualquer um chegaria a essa conclusão em 20 minutos. Não precisava ficar vários dias sem dormir para reparar nisso. Eu acho que simplesmente não entendi o livro direito e sua mensagem, deve ser isso.

Recomendo apenas para aqueles que querem ler algo super rápido e tranquilo de se ler e não tenha nada melhor para fazer kkkkkkkk.

Mais uma coisa importante, vou ficar muito puto se o que ele falou do livro de Tolstoi foi verdade, nunca li, mas pretendo, seria um spoiller violento ???

Ricardo 24/10/2022

Uma história muito rápida mas que pegou bem em alguns aspectos monótonos da vida. Coisas que se você parar pra pensar fica depressivo, e a protagonista tem bastante tempo pra isso. O final me deixou confuso de tão aberto, mas por ser um conto entendo.

ritanog 15/03/2020

Este conto japonês conta a história de uma mulher que está há 17 dias sem dormir, traumatizada por uma paralisia do sono. Durante a insônia, a personagem relê inúmeras vezes o romance russo Anna Karenina, de Tolstoi sem ter o seu problema com sono descoberto pela sua família.

Acompanhamos sua jornada sem dormir pela perspectiva da personagem principal, isto é, é possível sentir a montanha-russa de sentimentos oriundos da insônia: euforia, medo, paranoia e, por fim, a exaustão.

Me identifiquei com alguns aspectos, principalmente em relação à paralisia. É uma coisa que tenho com bastante frequência e, portanto, sei como é assustador.

Yuri 27/05/2023

Ótimo conto
O Murakami possui uma escrita magnética, ele domina a arte de escrever personagens em crise, nos envolvemos com os questionamentos e dúvidas da personagem, a protagonista fica dias seguidos sem dormir e sua experiência é relatada por curtos capítulos.

Daniel.Cardiano 30/04/2020

Sobre o livro
Murakami e sua escrita ágil e interessante de sempre, num conto rápido e curioso

Samylle 03/05/2020

Um conto tão indescritível, qualquer pessoa no mundo consegue se identificar com a protagonista. Um livro que instiga você a pensar sobre viver uma vida de rotinas e de certa forma, o quão padrão nossa vida é que a gente se esquece de ser singular.
"O importante é o poder da concentração. Viver e não conseguir se concentrar é o mesmo que estar de olhos abertos sem poder enxergar."
Abeener 20/05/2020minha estante
Tinha que ser Haruki :3

baby targaryen 25/04/2023

Sono
Livro porta de entrada pra quem quer começar a ler as obras do autor Haruki Murakami.
Esse livro conta a história de uma dona de casa que, após um pesadelo bizarro, não consegue mais dormir e quanto mais ela tenta dormir mais sua mente fica em alerta. Portanto ela começa a aproveitar mais essas horas da madrugada, consegue ler romances enormes em poucos dias. Porém, ela logo começa a ver a vida de outra maneira, se questiona mais sobre a vida e a morte, sobre seu casamento e seu filho.