Homens, mulheres & filhos

Homens, mulheres & filhos Chad Kultgen

Resenhas - Homens, Mulheres e Filhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

umataldeanab 01/06/2021

Uma leitura para passar raiva.
Este livro já estava na minha estante há anos, tinha ouvido algumas opiniões positivas sobre ele e finalmente decidi dar essa chance. Homens Mulheres e Filhos tinha tudo pra ser um livro bom: o núcleo de personagens é bem construído no que diz respeito ao mínimo que é exigido pra prender a nossa atenção, os ambientes são legais e há temáticas interessante e necessárias. Mas pra tudo há um porém, aqui o desenvolvimento e, principalmente o desfecho, do livro são PÉSSIMOS, porque à medida em que a história caminha, o enredo afunila pra um estrago sem precedentes. Por mais que hajam crises de adolescência em geral, superproteção, depressão e frustrações em toda essa teia, no final tudo sempre se resume a sexo. É uma onda na qual todos os personagens sempre tem que navegar, lá pela metade do livro isso se torna cansativo e até mesmo sem sentido, porque todas as temáticas realmente importantes são pouco a pouco deixadas de lado, afim de empilhar mais e mais transas que no fim das contas não vão contribuir nada pra um desfecho promissor. E por falar em desfecho, vale ressaltar que o autor simplesmente deve ter desistido dessa "obra prima" e deixou isso registrado de uma forma bem explícita, honestamente não tenho nem spoiler pra dar ou meme pra externalizar meu descontentamento.

Antes esse livro tivesse ficado como enfeite de estante.

Bia 06/04/2021

Difícil de digerir
eu particularmente gostei muito da proposta do livro em si e da maneira como o autor aborda questões polêmicas de maneira SUPER crua, mas tive problema com o excesso de cenas de sexo e também com a idade dos personagens, porém entendi a mensagem no final e acho que aborda discussões muito necessárias. não tenho certeza se recomendaria pois algumas pessoas podem não ter a interpretação correta dos fatos narrados e também porque possui gatilhos sobre diversos transtornos mentais.

thelondonriver 22/03/2021

Antes de mais nada, esse livro aborda questões muito sensíveis que com certeza podem ser gatilhos para certas pessoas. Eu recomendo sim, mas é importante que haja essa ressalva.
Tem MUITO sexo.
Foi algo que me incomodou no início, além de todo o futebol americano, mas apesar de ficar meio cansativo e sem graça em alguns momentos, eu entendo que são elementos necessários pra essa história.
De todo jeito esse livro é bem do tipo que eu gosto mesmo; é o que chamam de "slice of life", simplesmente é como voltar os olhos pra vida de alguém por um tempo, sem antes nem depois. Eu gostei muito desse livro, apesar de que entenderia quem dissesse que faltou profundidade. A falta de grande aprofundamento eu entendi como necessário também e pra mim não é defeito, levando em conta que são vários personagens. O foco em uma questão específica de cada um e o modo que se relacionava com outra personagem tornou tudo bem dinâmico e interessante.
Apesar dos temas desconfortáveis, foi uma leitura agradável e divertida.

Dora 21/11/2020

Eu nem sei o que pensar
Sendo bem sincera? O filme me agrada mais do que o livro, apesar da história ser basicamente a mesma. O final do livro é PÉSSIMO.
Eu entendo que nós somos seres cheios de falhas, que não nasceram desconstruídos e sabendo de tudo, mas é tanta gente babaca e desonesta aqui que dá gastura, sabe? Eu mal consegui continuar lendo até o final.
Enfim, eu nem sei o que pensar direito, mas posso dizer que não gostei da experiência. Poucos aspectos me agradaram.

lari 05/08/2020

to pertubada....... eles só têm 13 anos achei forçado colocar adolescentes dessa idade em papéis pertubadores até para gente maior de idade.
Luiza.Venancio 13/09/2020minha estante
nossa eu tb to mt incomodada cm isso!!! to no começo ainda, mas to achando bastante problemático..

lari 15/10/2020minha estante
boa sorte luiza..... só piora

Luiza.Venancio 15/10/2020minha estante
não mentiu... fiquei travada em ler outros livros dps q terminei essa bomba

lari 15/10/2020minha estante
nossa eu tbm fiquei super assim, o único que eu ainda engolia o autor conseguiu jogar tudo fora na última página ....

Luiza.Venancio 15/10/2020minha estante
nossa SIM cara aquele final ??? sem sentido nenhum, e deixou em aberto tds os finais q raiva

igsuehtam 02/08/2020

Inspirador
Esse livro foi o mais diferente que já li. Narrado em diferentes pontos. A leitura e leve mesmo abordando alguns assuntos que para alguns podem ser delicados. Foi uma surpresa pegar esse livro.

Lillian 07/07/2020

Depois de ler muitas resenhas falando que esse livro não era tão bom assim, eu comecei a ler sem muita expectativa, mas me surpreendeu bastante. É um livro bem ok e trata de assuntos reais, além de ter uma linguagem que muitas vezes me deixaram um pouco surpresa.
Consegui criar um ranço eterno de dois personagens, mas até que o resto eu gostei bastante.
O fato que me deixou bem horrorizada, é que a história gira em torno de filhos que tem 13 anos de idade, mas agem como se tivessem mais, sei lá, talvez se eles tivessem 16/17 eu não ficaria tão assustada assim.
A forma como os capítulos foram escritos alternando o ponto de vista dos personagens fez a leitura mais fluida.

Leandra.Khatchadourian 10/06/2020

Dividido em diversos núcleos,neste livro veremos a vida cotidiana e comum de diversos personagens,sendo eles pais,mães e filhos. Nele vemos a realidade de um casamento que já dura há muitos anos,vemos as complexidades da adolescência e diversos outros problemas da vida também são abordados. Livro com passagens muito interessantes. Leitura rápida,recomendo este livro!

Craotchky 07/04/2020

Tempos modernos
Há muito tempo eu nutria o desejo de ler um livro que trouxesse em seu enredo as mais diversas relações humanas no contexto do mundo pós-moderno atual, com internet e redes sociais de tal forma presentes no cotidiano comum. Por outro ângulo, trouxesse à baila também as diferentes discussões e dilemas que as tecnologias da era digital presentificam na vida de cada indivíduo contemporâneo, bem como seus impactos nas relações entre as pessoas.

Não é novidade que os avanços tecnológicos dos últimos 50 anos revolucionaram o mundo, sobretudo ocidental. Nesse período, o modelo de vida individual e social mudou de forma drástica e em tal velocidade nunca antes vista. Neste embalo, o modo de se relacionar com o outro sofreu também alterações em suas dinâmicas fazendo, neste processo, nascer uma série de problemáticas sem precedentes, porque inéditas até então.

Homens, mulheres & filhos possui seus personagens divididos em dois núcleos: o dos adultos e o dos adolescentes (a partir daqui quero que você tenha em mente que o núcleo adolescente do livro é formado por indivíduos de 13 anos). Intercalando capítulos curtos e constante mudança de foco em personagens, o autor explora o mundinho de cada um deles. Ao longo da narrativa, Homens, mulheres e filhos acabam se interligando, direta e indiretamente, em uma teia de relações.

Há aqui o adolescente viciado em jogos on-line e com princípio de depressão; há a adolescente que quer perder a virgindade a todo custo antes de chegar ao ensino médio; há o adolescente com fetiches sexuais extravagantes devido sua grande assiduidade à sites de pornografia onde assiste os vídeos mais excêntricos; há a adolescente com anorexia e bulimia desenvolvidas após sofrer bullying ao ser rotulada de gorda.

Ademais, os pais desses adolescentes também ganham seu espaço na história. Há a mãe extremamente controladora que exige a senha de todos os sites/perfis que a filha possui, e faz frequentes inspeções no computador dela atrás de qualquer coisa suspeita; há o pai que, recém divorciado, tenta reencontrar seu caminho, ao mesmo tempo em que busca melhorar sua relação com o filho; há a mãe que mantém um site com fotografias de cunho sensual da filha, sonhando que isso ajude ela a se tornar uma atriz famosa no futuro, coisa que ela (a mãe) não conseguiu; há o casal que após anos de matrimônio perde mutuamente a líbido sexual. Ambos acabam achando, via internet, o adultério como válvula de escape.

Aliás, a sexualidade humana também merece ser destacada pois é presença constante na obra, tanto no núcleo adulto quanto no núcleo adolescente. Eis talvez aqui um ponto vulnerável do livro: a sexualidade dos adolescentes certamente parece pungente demais para a idade que eles têm. Assim, algumas cenas com teor erótico/sexual podem facilmente parecer inverossímeis, embora ninguém possa ser hipócrita ao ponto de negar que elas acontecem na realidade do nosso dia a dia.

O livro conta com uma narrativa dinâmica, fluída, de fácil leitura e entendimento. Ainda que o fim seja bastante abrupto, isso não me incomodou. A obra ganhou uma adaptação cinematográfica e em seu elenco conta com o rapaz que fez A culpa é das estrelas. Assisti ao trailer e o filme parece ser bom, ainda que os atores claramente tenham mais de 13 anos, devido ao teor das cenas de sexo, suponho.

Para encerrar, mesmo que o livro não seja profundo enquanto trata dos temas que apresenta, pode sim suscitar reflexões acerca dos comportamentos humanos nos nossos tempos modernos. Afinal, as tecnologias e seus agregados surgiram e provavelmente se perpetuarão. O melhor a fazer, portanto, é entendê-las e buscar aprender a lidar com elas de maneira proveitosa. Já nasceu a geração que certamente passará a vida inteira com internet à disposição. As consequências só o tempo mostrará.
Samuel Paulo 07/04/2020minha estante
Sua análise é muito boa, por causa dela já estou incentivado a ler esta obra.

Craotchky 07/04/2020minha estante
Obrigado. Penso que vale a pena desde que não se vá com muita sede ao pote.

Amanda 11/05/2020minha estante
Avaliei como razoável, acho que o autor não conseguiu se aprofundar nas questões, ficando no lugar comum. Mas é bacana pelos temas abordados.

Craotchky 11/05/2020minha estante
Sim, Amanda. Exatamente. Mesmo que o autor não tenha ido fundo quando tratou de cada tópico, ele ao menos trouxe à tona assuntos bastante modernos que conversam com os(as) leitores(as) contemporâneos(as).

Duda Allct 08/03/2020

Poderia ter sido melhor
O começo e até o meio do livro, em minha opinião, achei bem satisfatório! O autor começou trajando uma história sobre descobertas, mesmo que de uma forma conturbada mas que paralelamente mistura-se com a vida real, porém senti que ao final ele meio que se perdeu entre os personagens, ficou vago o que eles quis passar através do personagem principal, e o final ficou totalmente sem sentido, ao menos para mim.

Marcela.Hideu 10/12/2019

??
Tenho a sensação que o autor abandonou o livro no meio do caminho, tinha um grande potencial pra ser um livro bem escrito com um tema bastante interessante mas infelizmente ele não conseguiu isso, os diálogos são vazios e os personagens não cativam em momento algum, senti bastante raiva de algumas atitudes de alguns personagens mas fora isso o livro é bem vago, não consegui captar a mensagem do autor.

Ana Hise 03/09/2019

Homens, mulheres e filhos
Adorei esse livro, e a escolha do autor em usar a narrativa em terceira pessoa de uma forma que em nenhum momento me senti apenas como vendo os acontecimentos "de fora", mas sim me sentindo íntima dos personagens e compreendendo suas atitudes e pontos de vista. É uma história que abrange muitas complexidades da vida diária de cada família, como preocupações com a vida dos filhos, uso incorreto da internet, traições, casamentos em que não há mais interesse sexual. Fala bastante sobre o começo da vida sexual de adolescentes de 13 anos e problemas que podem surgir nessa idade, como por exemplo, depressão, anorexia e bulimia, gravidez e sexo inseguro. E, o final me pareceu perfeito para o livro, mas para alguns pode dar a impressão de ter terminado sem realmente ter um fim, porém acho que não teria como realmente dar um fim à história de cada família do livro, pois eles parecem tão reais que é como se a vida deles prosseguisse, mesmo após o livro e seus problemas continuassem ou fossem apenas trocados por outros problemas, como costuma acontecer na vida real.

Luanweee 23/07/2019

O livro é dividido em núcleos, o dos adultos e adolescentes. Nele vamos ver o cotidiano de cada um dos personagens e suas complexidades. Nele vai ser relatado o comodismo no casamento, que ocasiona em procura por relação sexual extraconjugal. Adolescente com problemas sexuais, distúrbios alimentares, depressão, complexos individuais no geral. É um livro que mostra a realidade e nos faz refletir, mostra um ponto de vista que nem todos vivenciamos ou iremos vivenciar, e isso proporciona uma compreensão em cima de tais vivências, pois assim como mostra o complexo que cada um deles vivencia, vai mostrar também a série de fatores que os levam a estarem em determinada situação. Eu conheci esse livro graças ao filme, eu me interessei bastante em ler mesmo vendo o filme, pois o livro nos proporciona uma coisa mais detalhada. E ele o faz, apesar que tem coisas que poderiam ir mais afundo. De forma geral gostei muito da leitura, a escrita não é cansativa, vale super a pena ler esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5