Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Dionathan 29/01/2023

A mais alta régua da excelência
Muito bom livro sobre liderança e o poder de potencializar a critavididar dentro de uma equipe de trabalho!

Além disso, o relato do Ed Catmull mostra um lado B das biografias do Steve Jobs, e nos faz vibrar com a histórias por trás da criação dos melhores desenhos que acompanharam as nossas infâncias!

Mas o que me deixou mais empolgado foi entender que, por mais que tu tente fazer algo parecido com a Pixar, a probabilidade de conseguir é quase nula, tamanha a excelência que atingiram! Estilo Apple, assim!

Guira 22/02/2023

A cultura da Pixar repercutiu na Disney com a ajuda de Jobs.
O livro conta a trajetória profissional do co-fundador da Pixar e como a cultura criativa da empresa foi amadurecendo ao longo dos anos, colocando a proteção das ideias recém-nascidas (de filmes) e a sinceridade nos feedbacks entre os pilares fundamentais para o crescimento criativo sustentável do negócio. Um dos conceitos do livro que mais me agradou é que para tentarmos algo novo, precisamos estar vulneráveis aos erros e fracassos inevitáveis de todo processo criativo, só assim conseguimos extrair aprendizado, seguir em frente e realizar algo inusitado e inédito em nossas vidas.

Laura Braga 06/06/2023

Incrível
O livro me deu uma nova visão sobre o trabalho em equipe e muitos outros aspectos. Ele me fez repensar minha maneira de trabalhar. Vai ficar entre meus livros de cabeceira, com certeza.

Luciano 30/06/2023

Gestão de pessoa
Um dos melhores livros sobre gestão de pessoas e ambientes agradáveis para florecer a criatividade no ambiente de trabalho! Leitura mto boa, com ótimos exemplos e de fácil leitura! Para gerentes, leitura obrigatória!!!

Gabi Aun 03/10/2023

Achei muito interessante, pois o livro foi construído de uma forma que não é apenas uma biografia da empresa, mas sentimos como Ed Catmul, como se nós leitores estivessemos fazendo parte de cada desafio e de cada etapa da jornada para a criação e desenvolvimento da Pixar Animations.
Um livro para qualquer profissional da área de marketing, administração ou processos criativos, mas também para aqueles que se interessam por conhecer a história de grandes negócios e o que está por traz de tanto sucesso.
Super recomendo. Uma leitura leve e cheia aprendizados.

Bruno.Carvalho 06/10/2023

O resumo dos ensinamentos de uma grande vida!
Obviamente comprei o livro por causa do Buzz Lightyear, afinal ele e woody foram a minha infância toda junto de rei leão, branca de neve e vida de inseto. Acho que o outro motivo de comprar este livro são as menções a Steve Jobs, depois de meu pai ele é o homem que mais admiro apesar de tudo que falam dele.

O mais interessante do livro é a forma de tentar resumir todas as experiências de uma vida toda em 300 paginas de forma fácil, consisa e clara, despertando assim a atenção do leitor para muitas situações as quais nos todos poderemos acabar passando uma ou duas vezes na vida.

Mas apesar de ser um livro de negócios, ele é um daqueles livros que serve para sua vida pessoal, tal qual o ?essencialismo? por exemplo. Ed Catmull nos mostra que a Grandiosa Pixar começou por baixo, passou por MUITOS altos e baixos, teve VARIOS momentos de medo e desespero mas tudo conseguiu ser superado. Esse livro é como se fosse um filme mesmo onde a Pixar(protagonista) sempre consegue vencer no final. E o que isso nos traz de lição para nossas vidas ? Depende do que voce quer ou precisa aprender. Eu finalmente entendi porque eu (bruno) tinha problema em achar que não era criativo esse livro me ajudou a entender isso, porem em outros aspectos do livro eu ja sentia ter o entendimento e no Máximo me acrescentou uma coisa ou outra.

A melhor parte de toda esta narração esta em ver algo que muitos não demonstram hoje em dia. Como começou, que medidas foram tomadas para continuar sempre evoluindo, como continuar evoluindo, que resultados me foram positivos e podem ser para voce também. O escritor não busca somente vender um livros ou vender ideias, ele busca entregar a você formas de pensar, pontos de vistas diferentes, vários tipos de situações as quais muitos de nos lidamos no dia a dia mesmo não sendo gerentes.

Acredito que essa deveria ser uma leitura obrigatória, para todas as pessoas, não so as que desejam se tornar bons gerentes ou chefes de escritório mas também para aquelas que se encontram estagnadas na vida, para aquelas que se encontram perdidas ou até mesmo talvez ja tenham desistido de tudo. Acredite, esta é uma obra literária e vale cada segundo seu.

Mahnovais 12/12/2023

Transformador
Livro bem completo para quem quer aprender mais sobre gestão, liderança, construção de equipe e curiosidades sobre o filme da Pixar. Interessante como Ed vai se transformando de acordo com cada fase da empresa!

Thaís 29/12/2023

Ser um líder já é uma tarefa árdua. Fazer com que as pessoas confiem e sigam suas instruções demanda tempo, é uma relação frágil. Quando se fala em estimular a criatividade, a coisa desanda. Vejo muitas empresas falando que querem que seus funcionários sejam criativos, que inovem, mas pecam na sustentação. O que se vê são pessoas que até dão algumas ideias, mas no fundo não acreditam que serão implementadas, falta retorno, discussão. A Pixar é um exemplo onde a necessidade fez acontecer, e ter pessoas que enxergam as boas decisões é essencial para o negócio. Livro muito bom, recomendo a leitura.

Derlane Lima 07/02/2024

Não é um livro para artistas.
Quando peguei o livro achei que iria focar mais no lado artístico das pessoas, tanto que precisando de inspiração pensei: porque não? ?

Mas o livro se mostrou bem diferente do que pensei. Diria que o livro tem uma mistura de: Sprint, Sonho Grande e Boas ideias para Customer Sucess.

Gostei muito, mesmo não sendo algo novo. Mas ele é do tipo de aprendizado que é bom já ter e reforçar com ele. ?

Antonio.Attila 14/03/2024

Este livro de Ed Catmull é simplesmente cativante do início ao fim. Para quem almeja uma escrita que humaniza a jornada corporativa de uma grande e bem sucedida empresa do ramo do entretenimento e inovação, desde antes de sua fundação oficial, esta é uma boa pedida. Além disso, várias lições práticas sobre gestão de recursos e preservação do ambiente criativo são dadas de maneira aplicável a qualquer ramo empresarial.

Marciela 31/03/2024

Criatividade e Superação S.A.
Quando assisti os filmes da Pixar não fazia a menor ideia dos bastidores da criação. Toy Story e tantos outros assisti junto aos meus filhos e nos divertimos e torcia pelos personagens.
As lições de liderança, superação e criatividade são uma ótima forma de aprendizado.
O caminho do sucesso definitivamente não é linear.

Rodrigo.Cabanne 20/05/2024

Muito bacana
Livro cujo objetivo é compartilhar dicas de gestão mas que acaba servindo também como uma forma de se conhecer melhor o estúdio que marcou a infância de tantas pessoas. Uma história muito interessante e muito bem relatada.