White Teeth

White Teeth Zadie Smith

Resenhas - White Teeth

Lauraa Machado 29/12/2021

Não é para mim
Esse livro definitivamente não funcionou para mim. Super consigo entender quem lê e ama, mas eu sofri demais para continuar lendo, não consegui gostar de nenhum personagem ou ao menos me importar com a história deles e previ a reviravolta final desde o começo, o que ajudou a tirar a graça até do clímax.

Faz menos de um mês que eu li, mas confesso que já esqueci boa parte dele. É tão cheio de informações e detalhes, além de ser bastante longo, que eu teria abandonado se não tivesse o audiobook para acompanhar.

Não é mal escrito, é claro, mas eu realmente não consegui me importar com nenhum personagem, então não fiquei empolgada ou intrigada com nada que acontecia com eles. Cheguei bem perto de detestar alguns, incluindo o Archie e o Samad, mas a verdade é que precisaria de esforço demais para isso, e eles são todos bem esquecíveis para mim.

Mas a parte que mais me decepcionou foi eu não ter conseguido achar a menor graça em nada! Me falavam que era um livro super engraçado, sobre duas famílias na Inglaterra durante gerações diferentes, uma do Archie e a outra de Samad, imigrante bengali. Talvez por eu conhecer tão pouco sobre Bangladesh ou sobre imigrantes na Inglaterra, ou talvez porque alguns personagens eram bem péssimos e outros mereciam mais, não sei. Só sei que não consegui achar a menor graça e a melhor parte foi terminar o livro.

Não digo que não recomendo, só não acho que é um livro para todo mundo. Definitivamente não é para mim e vai fazer mais sentido para alguém que já tenha algum contato com pessoas como os personagens do livro. Entendo que deve ter sido incrível para imigrantes bengalis na Inglaterra ou até mesmo para ingleses de várias gerações, mas eu não sou nenhuma das duas coisas e tudo que senti enquanto lia foi tédio.

Renan 05/05/2016

Demorou muito tempo até eu conseguir encontrar esse livro, quando o fiz, comecei a leitura o mais rápido possível. Gostei muito da história do livro, a narrativa da autora é muito fluída, algumas vezes eu mal percebi que havia lido dois capítulos em pouco tempo. Mas acho que o mais interessante é o tom bem humorado com que ela conta a história toda, não importa o quão infeliz tenham sido os acontecimentos, há sempre algo cômico pra ~balancear~ a história. Enfim, recomendo a leitura.

Felipe Sanches 18/12/2017

muito bom mas o final muito ruim
Virgínia 19/12/2017minha estante
Frustante quando isso acontece.

Felipe Sanches 14/01/2018minha estante
mas valeu a pena pq gostei mto do inicio e meio

Maitê 14/10/2018

Livro maravilhoso, impossível não dar 5 estrelas, me vi envolvida na narrativa desde o primeiro capitulo. Os personagens são complexos e diferentes de si mesmo, e sem carregar aquele velho padrão cansativo. Mas ao mesmo tempo reconhecíveis por sua humanidade.

Loba Literária 27/02/2023

Bem sem graça, pouca coisa acontece na história e os personagens não são nem muito gostáveis pra ler por eles. Foi uma leitura rápida mas, mesmo lendo pra faculdade, não consegui nem achar alguma coisa que valesse pra fazer trabalho sobre.