No Encontro de Uma Constante

No Encontro de Uma Constante Bruno Luiz Mattos

Resenhas - No Encontro de Uma Constante

Talita 21/08/2018

Qual a sua Constante?
"No Encontro de uma Constante" foi um livro que me chamou atenção desde a capa. É comum ouvir o tão famoso ditado do "não julgue um livro pela capa", mas eu devo dizer... eu julgo. A minha experiência com uma leitura começa desde a capa, que com sua beleza simples logo chamou a minha atenção, e me deixou curiosa para o significado da frase "Hic et ubique", que significa "aqui e em toda a parte". E com isso o próximo ponto de atenção foi para o quanto o título e a frase juntos dão um toque mágico para o começo de uma leitura maravilhosa.

O autor preparou um coletânea bem diversa, com pontos cotidianos, reais, poéticos e apaixonados, o que me levou a gostar de alguns poemas por motivos bem diferentes que outros. E enquanto esses 82 pedaços dessa história vão tomando vida, em uma edição gostosa de folhear, me pego pensando no meu constante amor por livros.

"Nem sempre temos todas as respostas e a busca por entender a nós mesmos é uma grande aventura em que muitas coisas irão acontecer e, quanto mais fortes forem nossas constantes, mais rápido podemos voltar ao nosso ponto de equilíbrio, respirar fundo e continuar nossa jornada." (Prefácio, página 15)

July 28/02/2018

No Encontro de uma Constante
Podemos dizer que No Encontro de uma Constante é um livro que deve ser ingerido em poucas doses ao dia. Poesias que mexem com nosso sentimento, que aquieta a alma que nos faz refletir qual nosso propósito aqui. Uma leitura leve, descontraída que nos transporta para dentro de nós mesmos. Poesias que quanto mais tempo você demorar pra ler, mais ela irá falar com você.

Ellen.Pedrini 19/02/2018

Maravilhoso!!!
Uma obra linda, que encanta, emociona, nos inspira e faz suspirar. Poesias tocantes que nos fazem refletir sobre diversos assuntos. O título No Encontro de uma Constante sugere que encontraremos um caminho, mas o engraçado é que ao terminar de ler, tenho certeza de que minhas questões sobre a vida se tornarão motivo de maior reflexão e com isso creio que ficarei mais inconstante. Rsrsrs

Michelle.Fagundes 18/02/2018

Livro maravilhoso!
Na primeira vez que li algumas das poesias presentes nessa obra, eu me senti compreendida. Havia algo nas palavras do Bruno que fazia com que eu me conectasse com o que ele já havia passado, pensado, imaginado e planejado. Isso se deve ao fato de estarmos todos em busca da nossa constante – o ponto forte o bastante para nos fixar nesse mundo turbulento. A constante do Bruno é criar, a minha é amar; qual a sua constante?

"Permanecer é continuar
Renovar-nos sem mudar".

_____

Sabe quando você sente seu coração ser afagado por conta de verdades – que sempre estiveram presentes em sua vida, porém, por algum motivo camufladas – lançadas de uma forma leve, doce e reflexiva? É assim que me sinto com algumas das poesias do Bruno. Às vezes, só precisamos de uma palavra amiga para que tenhamos coragem de tirar a venda dos nossos olhos e olharmos para o mundo à nossa volta; para a realidade que pode ser melhor do que a que vemos.

_____

"Se você recusa o que é passageiro
Como poderá criar a eternidade?"

_____

Às vezes, pego esse livro e abro em uma página aleatória, à procura de um acaso que possa me ajudar a amenizar meu caso do dia. Às vezes, visito novamente minhas poesias favoritas e descubro que a cada visita minha interpretação das palavras é diferente.

A poesia nos compreende, nos liberta, nos faz refletir. A poesia é a própria vida que há em ti. Alguns livros realmente nos tocam a ponto de desejarmos que outras pessoas possam ser tocadas por ele, No Encontro de uma Constante é um desses livros. Espero que você possa encontrar nas páginas dessa obra o que eu encontrei.

"Chega uma hora
que não há como deixar passar
todas essas coisas que os espaços brancos
estão cansados de questionar.".

site: https://www.instagram.com/p/BfV-oZQBpXe/?taken-by=livrosqueeuli

Joicelaene 16/02/2018

Qual a sua constante?
No Encontro de uma constante é um livro que desperta emoções, pela delicadeza dos versos e pela forma em que o autor nos transporta para lembranças antes esquecidas, recordando que a vida é uma constante sempre em movimento.
Uma leitura prazerosa e que faz refletir sobre os momentos e pessoas que marcam nossas vidas.

efinco 06/02/2018

Doce, provocante e surpreendente
O "eu" poético, cada poesia tem aquele jeito peculiar de ver algo simples, de forma complexa e ainda mais bela. Como uma fotografia de sentimentos, situações e até mesmo pessoas, expressa em palavras ao invés de imagem.

Em antíteses e versos, em alguns momentos harmônicos e outros momentos literários, encontram na beleza seu ponto de convergência. E na mente e visão masculina, os versos expõem a alma do autor. Complexa na simplicidade e bela nos temas abordados.

Em alguns momentos me lembrou (sem comparação, apenas uma lembrança), as letras das canções dos engenheiros do Hawaii.
"Sua presença é um pouco daquilo que preciso
mas sem promessas ou planos
e quem sabe um pouco disso possa ser eterno."
Confesso que não gostaria de ser o atual amor do autor, lendo o que foi escrito pra outra, ao mesmo tempo que sei que as poesias e emoções são individuais e coletivas. Todos estamos sós em nossas generalidades. Afinal todo momento é único porque o presente encontra no futuro, o seu passado.

E por emoções, No encontro de uma constante não trata só do amor, mas daquilo que nos forja o que somos. As alegrias dos doces momentos, a tristeza do adeus, do nunca mais. Da partida que tem gosto de pra sempre e de tudo que aquilo que é eterno enquanto acontece.

Somos convidados a experimentar a reviver ou entender o constante, que sempre acontece, que continuará a acontecer e mas mais fortes, melhores, diferentes. Que forja o que somos enquanto pessoas, amigos, amores e amantes. Enquanto humanos.
"Desafie-me e vamos brincar de construir
quem sabe assim descubramos
a verdadeira promessa de ambos. pag 107
Durante todo a leitura quis entender porque o poema me gerava esse sentimento de ciúmes e já nos últimos poemas entendi o porque. A poesia de No encontro de uma constante é como uma mulher, doce, sexy, provocante, sensual. Te envolve num flerte de emoções e palavras, mas não te promete doçura e sim as mais variadas sensações e emoções, que nas reviravoltas da vida, sempre serão constantes.

site: www.cubedofarol.com
Obrigado pelo carinho

Konyk 03/02/2018

Aquele Poema
Tem livro que aparece na hora certa, para o apaixonado até o decepcionado vão viajar por lugares dentro do coração inimagináveis. O tempo, a dúvida, o amor todos temas presentes... Poesia não cura mas alivia as agressões da falta de amor!
Bruno Luiz 06/02/2018minha estante
Obrigado pelo comentário e pelo carinho com meu livro.

Anna 02/02/2018

Desmistificando a poesia <3
Poema é um gênero literário incompreendido e o Bruno desmistifica isso de uma forma sem igual. Com simplicidade e sem perder aquela mágica das poesias, No Encontro de Uma Constante apresenta uma visão de mundo sincera. Entre um verso e outro, todos irão se identificar.

A busca do autor pela sua constante guia a nossa própria busca durante e após a leitura. :)

Além do e-book, tenho o livro físico. Dentre todos os que tenho, este é um dos mais bem produzidos. Isso só mostra o quanto o Bruno dá o seu melhor em tudo que faz.
Obrigado pelo feedback Anna \o/

Simone 29/09/2017

Uma belíssima surpresa!
NO ENCONTRO DE UMA CONSTANTE é um conglomerado de sentimentos adversos, uma interpretação poética do que a vida (e nós) somos. Pelo que pude perceber, o autor é provido de sensibilidade. Ele soube suplantar em palavras o que carrega dentro de si, de forma natural e, ao mesmo tempo, tocante. Eu sou uma catalisadora de sentimentos, e por tal motivo, AMEI tudo que li. 💘💘💘 Foi uma leitura rápida e de fácil entendimento. Alguns desabafos são ritmados em prosa perfeita, outros nem tanto. Contudo, todos são repletos de coração.

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com.br/2017/09/falando-em-no-encontro-de-uma-constante.html
Muito obrigado Simone @.@

Danii 20/03/2017

"Perceba a história ao seu redor, e diga-me qual personagem irá ser. O príncipe sem encanto? A bela sem princesa? A bruxa sem magia?"
"No Encontro de uma Constante" é um livro que te enche de inspiração, de questionamentos sobre a vida e sobre o amor. Te inspira a continuar buscando aquilo que pode te completar, aquilo que irá te fazer se sentir inteiro. Te inspira a continuar procurando a sua constante, seja ela qual for, seja lá onde estiver.

"Ou é simples e eu complico. Ou é complicado e eu não quero tornar simples."

Tenho que confessar que eu enrolei durante meses para ler e resenhar esse livro, porque a minha constante por um tempo foi a tristeza, depois foi a raiva, e hoje eu nem sei o que é, para dizer a verdade. Por isso eu enrolei, eu não queria transmitir a tristeza e raiva para algo que eu sabia que gostaria, porque eu amo poesia, mesmo lendo pouco depois que comecei a ir para a faculdade e tal. Mas agora eu tomei coragem e li.

"Há situações que não podemos controlar, há dores que não podemos curar, há jogos que não podemos ganhar, há fatos que não podemos mudar."

"No Encontro de uma Constante" é um livro com uma coletânea de poesias do autor Bruno Luiz Mattos, publicado de forma independente, e, que apesar disso, o livro físico tem ótima qualidade: a capa é linda, não lembro de ter visto nenhum erro de português (o que é comum em livros independentes e até em alguns publicados por editoras, infelizmente), a diagramação é ótima, as folhas não são finas e nem brancas, o que ajuda muito a ler e não cansar os olhos (páginas brancas e finas são horríveis para ler quando bate uma claridade no livro e dá para enxergar do outro lado, odeio isso).

"Aquelas folhas brancas querem algo, esperam ser algo, são algo, esperam ser o que não eram, ter o que não tinham (...). Aquelas folhas brancas, não terão importância, se você não souber o que escrever."

E além da qualidade "física", também possui qualidade no conteúdo, por mais que em algumas poesias dê para notar uma escrita mais crua, o que não é ruim, porque também dá para notar a evolução e amadurecimento dela, sabe? E, além disso, tem linguagem simples, então dá para entender de boa (mesmo não sendo um leitor de poesia assíduo) o que o autor expressa em cada poema, as emoções, os sentimentos, as incertezas, as dúvidas, as inseguranças, as situações que envolvem amor, amizade... a vida em toda a sua simplicidade e complexidade. E assim nos sentimos ligados ao autor, talvez dê até para se identificar com algum poema.
Até pensei em achar um amor verdadeiro para ver se eu sentiria algo parecido com o que o Bruno descreve. Mas também pensei em achar um namorado e terminar um tempo depois, para poder mandar algum desses poemas para ele e fazê-lo se sentir mal e sofrer por me perder. Ok, eu sou cruel.

"Tantas pessoas sem motivos, tantos pesadelos por sonhar, tantos sonhos para consertar."

Enfim, agora, depois de ler o livro, percebi que eu não estava pronta para o ter lido ainda. Motivo? "No Encontro de uma Constante" fala muito de amor, e na boa, ultimamente eu não tenho quase nada romântico em mim. Sério, lendo alguns livros eu ficava feliz quando alguém tirava o olho de outra pessoa, ou quando a esquartejava... Eu estou gostando de coisas mais sanguinárias e não românticas nos últimos tempos, como dá para notar, por isso acho que não estava pronta.
Apesar disso eu realmente gostei desse livro, mas poderia ter apreciado mais e mergulhado mais fundo em cada verso e reflexão se estivesse mais aberta a pensar em amor e não em mortes.
Mas focando no livro e não nesse ser estranho que sou... Não leia esse livro, o saboreie, o sinta. E quando o sentir, não deixe de se questionar: O que te motiva? O que te move? O que te inspira? Qual é a sua constante?

"Os sentimentos irão entrelaçar algumas constantes, pequenas fantasias nos fazendo esquecer o mundo real, trazendo a frustração que ninguém sabe administrar."

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2017/03/resenha-no-encontro-de-uma-constante.html
Obrigado Dani \o/

Reemilk 12/09/2016

Confesso que poesia não é uma das minhas leituras favoritas, mas dei uma chance ao Encontro de Uma Constante porque certo dia o Autor publicou em um grupo do Facebook e algo me chamou atenção para esse livro. Decidi abrir uma exceção.

Logo nas primeiras poesias consegui me sentir na pele do Autor, como se eu vivesse cada sentimento que ele repassava para o papel, em cada poesia eu imaginava o que ele poderia ter ouvido, vivido ou presenciado e transmitindo isso para um pedaço de papel onde a reunião de todos os acontecimentos se transformou em um pequeno livro, de leitura rápida, mas também intensa, expondo o leitor em várias situações corriqueiras da vida e que muitos vão se identificar.

O meu trechinho foi de "Equações", não considero um Spoiler mas sim um pequeno trecho de algo tão bem escrito e que merece ser lido, minha intenção é despertar a curiosidade dos demais leitores com esse trecho que tanto me identifiquei. Espero que fique um gostinho de quero mais e que mais pessoas possam se interessar nesta leitura. Até mesmo aqueles que não costumam se entregar a Poesia, como eu.

"...Éramos iguais em nossas diferenças
talvez eu quisesse me tornar como você
e você não compreendia como era ser eu
será que tudo isso foi capaz de confundir?
não é como uma equação
não iremos nos tornar iguais
não há convergências nem divergências
não há nenhum caminho paralelo
nenhum tão longo quanto o fato de não existir
não é o oposto de intensidade que destrói
é a falta de saber que algo
sempre há algo oposto que é igual
e sem saber
cada um segue seu caminho
sem acreditar
sem perceber
que cada vez mais
o tempo acaba."

De onde veio esse pedacinho tem muito mais, se quiser conferir a poesia inteira, sugiro garantir a leitura!
Marco Túlio 12/09/2016minha estante
: )

damagigante 30/10/2015

Ou à procura de uma constante
Qual é a sua constante? Uma pergunta simples de muitas respostas. As quais, o eu lírico de "No encontro de uma constante", busca para se unir à sua musa.
O livro traz uma reflexão e uma exposição de incertezas que surgem em nossos relacionamentos, principalmente os amorosos, em alguns casos, antes mesmo de existir um relacionamento.
São diversas inseguranças que permutam a mente do eu e da musa, variáveis que impedem com que eles fiquem juntos.
Apesar de não ser fã de poesias e uma leitora preguiçosa, achei o livro interessante, de fácil leitura e compressão. Confesso que esperava mais questionamentos além do âmbito amoroso, afinal o ser humano busca constantes em todos as áreas de sua vida. Deixo a dica para um segundo volume de constantes diversas.
No geral, considero um bom livro, indicado a quem partilha dessa busca incessante por uma constante, seja ela um momento, uma condição, um sentimento, uma pessoa.
Saiba que não está sozinho nessa jornada, e que no final, poderá nem haver uma resposta, na realidade a única constante que temos mesmo, é a própria busca.
Eu mesma, tomei muito tapa na cara, por que eu brigava com as poesias, mas percebi que estava brigando comigo mesma. Confesso que passei muito tempo procurando uma constante para amar, e isso refletiu durante minha leitura.
Enfim, leiam e encontrem suas constantes entre as poesias de Bruno.
Eu já encontrei a minha :)

Carol 04/10/2015

Um livro surpreendente, vale a pena comprar e se emocionar sempre.
Bruno Luiz 04/10/2015minha estante
Obrigado pelo comentário Carol *-*

Custodio 12/07/2015

Transcendendo na constante...
Precisamos sempre questionar, seja o amor, a dor, ou aquilo que acreditamos. Este livro é um encontro com o mais profundo sentimento que, às vezes, está escondido e que por vezes não temos coragem de dar voz ou asas, pois hora quer gritar, hora que voar até o horizonte onde a constante se encontra...
Permitir-se nessa leitura é deixar causar em si os melhores sentimentos dentro de uma leitura, onde a alma se eleva numa sublime suavidade em versos e palavras...

Raquel Rodrigues 02/07/2015

Qual a sua constante?
Lembro que ganhei esse livro do próprio Bruno assim que recebi meu Kindle em casa, e foi uma das primeiras leituras que fiz nele. Devo admitir que poesias e poemas não são meu ponto forte (nem pra escrever, nem pra ler), mas é sempre bom ler algo de um gênero que você não está acostumado, e claro, eu queria muito prestigiar o trabalho de um autor nacional que foi em frente e publicou seu próprio livro sozinho, coisa que nos últimos meses tem passado muito pela minha cabeça. Então passei ele na frente de muitos outros e o li, logo no começo de janeiro.

No Encontro de Uma Constante é uma coletânea de poemas que falam sobre várias fases da vida. E quando digo fases, quero dizer momentos. Os temas dos poemas variam entre relacionamentos amorosos, amizade, questionamentos, momentos que todos passamos durante nossa vida.

[Leia o resto dessa e de outras resenhas no blog Inspiration Box]

site: http://inspirationbox.com.br/resenha-no-encontro-de-uma-constante-bruno-luiz-mattos