O Palhaço Está em Greve

O Palhaço Está em Greve Marco Túlio Costa

Resenhas - O Palhaço Está em Greve

juliaememo 27/03/2020

José Hilário trabalhou a vida inteira no circo nacional não só como o palhaço, mas fazia diversos bicos. Mas, depois de tanta ajuda, de até formar uma família, quando começa a passar dificuldades, quem será que irá ajudá-lo?

Pri 09/08/2016

O Palhaço Está Em Greve
Sabe aquele livro que você nunca ouviu falar, não teve recomendação de ninguém ou nem leu a respeito em nenhum blog?
Pois é... foi o que aconteceu comigo e com a obra que vou falar hoje... foi amor à primeira livraria! Uma paixão doce e genuína... adoro quando isso acontece... vou percorrendo por aquela vasta gama de livros... flertando com as capas, autores, sinopses e de repente.... TCHARAMMMM encontro uma obra nova que me chama atenção!
Fiquei bem interessada por causa do título e da sinopse... Palhaço de greve??? Como assim???
Acho que foi uma grande sacada do autor para chamar a atenção do público jovem em relação a um assunto tão importante – POLÍTICA!
Entre o cenário circense e tantas belas metáforas vão surgindo os mais horrendos comportamentos humanos, como a malandragem, o egoísmo, o interesse e a mentira.
O livro começa com o palhaço, José Hilário, que de uma forma irreverente revela ao mundo que está em greve!
É claro que a mídia sensacionalista vê uma ótima oportunidade de se aproveitar da situação e dá a chance do desiludido palhaço contar sua história.
Hilário que está passando por dificuldades para sustentar sua família, resolve visitar seus colegas de trabalho e perguntar se os mesmos também estão enfrentando dificuldades financeiras.
Apesar Hilário observar que quase todos estão no mesmo barco, um a um dos seus “amigos”, vão se esquivando da situação e enrolando o pobre palhaço.
Por exemplo temos o contorcionista Edmar Apior, que mesmo se apertando e se desdobrando, não consegue pagar as contas em dia.
Também há o equilibrista Caio Calado que acha que tudo é uma questão de equilíbrio, pois se Hilário conhecesse e entendesse sobre os impostos que está pagando não faria tanto drama! Qual o direito do palhaço de fazer todo esse “forféu”, afinal de contas drama e palhaçada não combinam, não é mesmo?
Aos poucos José Hilário vai percebendo que há um grande esquema, ou como diz o dono do circo Sr. Lucrécio Goldwin, SIS-TE-MA!!! Um sistema onde muitos trabalham para fazer a alegria de poucos... bem poucos.
Existem os mais loucos impostos e taxas, como por exemplo: o licenciamento ambiental para uso de roupas com motivos florais, taxa sobre gargalhadas e multa sobre excesso de tamanho dos sapatos (tadinho do palhaço rsrsrsr).
Sendo assim, mesmo sozinho nosso herói resolve tomar coragem e ter uma atitude, porém além de sofrer grandes perseguições por parte dos administradores do circo, ainda tem que enfrentar a repreensão de seus conformados colegas. Ele chega até a se sentir culpado por toda a situação, dá pra acreditar?! Pior que dá...

“ ― E agora, José Hilário? ― Sua incerteza o questionou, como se fosse um poeta.
― Nem tudo acabou. Eu estou aqui.
―Ninguém mais está. Ninguém se compadece da sua dor. Está vendo ao longe as janelas iluminadas? Lá estão as pessoas. Cada qual com sua própria vida.”

Infelizmente é isso o que acontece, o MEDO governa o povo e os trabalhadores em geral. Medo de perder os benefícios, medo de perder o emprego, medo de sofrer perseguição, medo, medo, MEDO!!!
As pessoas, em sua maioria, são treinadas para serem passivas, manipuladas e não questionarem nada nem ninguém... ainda mais um superior... imagina... que ousadia!
Apesar de ser um livro publicado por uma editora (selo) infanto juvenil, acho que essa história deveria ser lida por todo cidadão, pelo menos uma vez por ano, só para nos situar diante de tantas situações inacreditáveis e injustas que acontecem bem embaixo dos nossos narizes e mesmo assim nos mantemos de braços cruzados e passivos... só reclamando... sabe como é né... tá ruim, mas tá bom...
Se pararmos pra pensar, essa história deveria ser classificada como terror, isso sim!
A política não é uma escolha... você faz parte dela... e PRONTO! Todos nós pagamos nossos impostos, usamos os serviços públicos e escolhemos nossos governantes. Não há como fugir! Você simplesmente pode escolher entre ser um cidadão passivo ou ativo... conformado com as injustiças ou não...
E aí quem realmente está bancando o bobo... Nós ou o palhaço José Hilário???

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

cacai 09/01/2018

“O Palhaço está em greve”, de Marco Túlio Costa, foi o eleito para iniciar a minha série de leituras do ano. Uma obra divertida, facilmente devorada em algumas horas e que traz profundas reflexões. Quase usei o adjetivo “leve” para descrever a história por conta do seu tom juvenil, mas a crítica nas entrelinhas não combina com tal classificação.
Em alguns momentos você se pegará gargalhando, especialmente com o nome dos personagens (como o contorcionista Edmar Apior); em outros, precisará por a leitura em pausa para fazer as inevitáveis comparações com o cenário político atual. A fantasia de leão usada pelo dono do circo e a forma como ele usa o poder para explorar, oprimir e amedrontar a sua trupe são excelentes metáforas.

mariaritamdantas 29/11/2020

Política para crianças <3
[...] "O palhaço está em greve" é uma metáfora, do início ao fim. Em apenas 98 páginas, somos teletransportados para a realidade do palhaço Risolito, interpretado por José Hilário. A leitura começa com o personagem acorrentado às grades do Fórum da Justiça, e a imprensa fazendo cobertura do caso, com seu sensacionalismo típico. Questionado sobre o motivo de estar fazendo greve, o palhaço começa a contar sua história, e o livro assume a narrativa de primeira pessoa por alguns capítulos. De forma lúdica e simples, o livro mostra para o pequeno leitor a importância de nos unirmos e protestarmos em favor dos nossos direitos.

No Circo Nacional (metáfora para o próprio mundo), os trabalhadores recebiam salários baixos e desiguais, com inúmeros impostos e taxas injustas. Falava-se em um leão que estava sempre faminto e precisava de carne de primeira e luxos, como justificativa para tais impostos e salários indignos. Logo podemos perceber que o leão representa o dono do circo, como o autor da obra mostra no decorrer da leitura. A forma como Marco Túlio Costa resolveu retratar o tema é bastante interessante, e chama atenção pela simplicidade com que ele conseguiu fazer isso.

José Hilário, percebendo tais condições deploráveis, resolve conversar com seus colegas e com o próprio dono do circo. Vendo que não é o único a ser tratado de forma injusta e que de nada adiantou uma conversa com Lucrécio Goldwin, dono do circo, resolveu se mobilizar. O palhaço representa diversos trabalhadores ao redor do mundo, lutando contra a exploração que o sistema capitalista impõe e por seus direitos como cidadãos.

"O palhaço está em greve" é leve, divertido e essencial! Recomendaria para crianças de 9 ou 10 anos, mas também para os adolescentes (como eu) e adultos que buscam uma leitura de fácil entendimento, porém capaz de fazer com que a gente saia um pouco de nossa própria bolha. O livro é uma metáfora construída para crianças, mas que funciona muito bem com adultos.

"Como é que alguém pode evoluir na vida acorrentado ao conformismo?"

Resenha completa no meu blog ❤:

site: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2020/11/resenha-o-palhaco-esta-em-greve.html

leitorcallado 21/04/2021

Lendo, rindo, surpreendendo-se e lamentando...
Este livro é uma obra prima. Infelizmente, não se trata de um livro adequado a crianças tão novas por ser recheado de informações subliminares, críticas e uma entristecedora situação que se encontra o alienado povo.
Faz uso de palhaçadas, tal qual já poderia se imaginar através do título, em uma excelente forma de entreter o leitor.
Particularmente, a parte final foi a que mais me comoveu. Após ter feito tantas comparações como o real cenário secular que as massas enfrentam, uma mescla de emoções me emergiu. Desde uma profunda tristeza, enraizada por um pranto silencioso individual, até uma reflexão de como nos poderíamos reverter toda a situação, somos capazes, mas não fazemos...
Leitura totalmente recomendável, sem espaços para averbações em contrário.

lana 24/12/2023

Não esperado...
Eu gostei fo livro e recomendo, pela capa achei que era um livro infantil, mas as críticas nele, acho que uma criança não entenderia, eu recomendo.

Lala 26/08/2020

Recomendo
Totalmente diferente do que eu imagine ! Mas foi boa a leitura!

nmstoppa 03/06/2021

Leitura rápida, li em um dia, aquele tipo de livro que tu pega para aumentar mais um lido na lista.

Esse livro resume a formação de um sindicato kkkk eu gostei, achei didático, simples, e dá vontade de meter o soco na cara do dono dos meios de produção kkkkk