A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Sábio 30/03/2024

Um guia prático ou um relatório de experiência Freiriano
Diferentemente de outras obras de Paulo freire cujo interesse principal é a formação de um conceito de pedagogia, de uma epistemologia pedagógica, se detendo mais propriamente na teoria; "A importância do ator de ler" é bem mais um estudo de caso. É por bem dizer a demonstração prática de sua teoria levada a uma sociedade extremamente periférica e que busca estabelecer uma manutenção de seu estado revolucionário e a manutenção de uma soberania ainda em formação.
Particularmente acho problemático algumas passagens que tentam internalizar a defesa do estado revolucionário, porém, é inegável a contribuição de esclarecimento que uma pedagogia que se utiliza dos conhecimentos preexistentes no aluno, e consequentemente da educação voltada para o entendimento político/social da camada mais baixa da "pirâmide social" constituída no atual sistema econômico/social em que vivemos.

Magda.Marilise 28/03/2024

Para estudantes de Pedagogia
Que é o meu caso, foi una leitura interessante pois mostra a aplicabilidade do método de Paulo Freire na alfabetizacão em um país cuja independência é tão tenra. Repleto de textos e sugestões que podem ser levadas para sala de aula.

Izabella.Smaniotto 13/02/2024

O começo é muito bao ele traz uns assuntos meio óbvios pra algumas pessoas mas ele traz de uma forma diferenciada de vdd me senti lendo a bíblia o véio sabe mesmo das coisas

Idalina23 07/02/2024

"A importância do ato de ler", Paulo Freire nos convida a uma jornada transformadora, onde a leitura transcende a merca decodificação de palavras e se torna um ato político e libertador. Através de uma linguagem acessível na construção da autonomia e da cidadania. Assim, desmentificando a ideia de leitura como um processo passivo, revelando - a como uma ação crítica e interativa. O leitor é um sujeito ativo que interpreta, questiona e reinterpreta o texto, construindo seu próprio significado.
Paulo Freire, a leitura não se limita ao mundo Letrado, mas se entende à leitura da realidade social.

A importância da biblioteca popular:
Freire defende a biblioteca popular como um espaço de democratização da cultura e do conhecimento. Mais do que um local para empréstimo de livros, a biblioteca popular deve ser um espaço de encontro, debate e produção cultural, onde a comunidade se reúne para ler, aprender e transformar o mundo.

É um convite à leitura crítica do mundo e a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Trecho marcante:

"Ler não é apenas decifrar signos, mas também compreender o mundo em que se vive."

Elizabeth 04/02/2024

Praticar para aprender...
Agora entendo porque tantas pessoas tem medo do Paulo Freire, ele so queria que as pessoas soubesse ler e compreender, isso é politica, a politica da alfabetização. O conhecimento é revolucionário. O conhecimento da poder é só aquele que continua a aprender consegue seus objetivos.

Lathara 03/01/2024

Breve e Voraz
Uma interessante leitura para estudantes de licenciatura e professores. Atravessa as razões e caminhos do ensinar por meio de uma linguagem acessível, ainda que rica.

Joyce_ 03/12/2023

A importância do ato de ler
Um livro pequeno mas cheio de ensinamentos, uma leitura fácil que leva a várias reflexões, um excelente livro.

Rafaela Menezes 03/10/2023

O que temos de fazer então, enquanto educadoras ou educadores, é aclarar, assumindo a nossa opção, que é política, e sermos coerentes com ela, na prática!
"Se o camarada pesca, pense nas horas que leva dentro do mar, nas águas de navegar, longe da praia, longe das terras de cultivar. Pense nas histórias dos pescadores. Pense nas histórias que ouviu contar do tempo de nossos avós. Depois, tente escrever igualzinho a como fala."

A força resultante desse processo de ensino-aprendizagem com o uso das artes, permite reflexões que intervém diretamente na capacidade de os educandos se constituírem sujeitos de sua própria história, criando e recriando possibilidades de transformação do mundo em que vivem, dando voz as suas histórias e vivências, pensando na realidade de cada um.

Japa 14/09/2023

Fui pego de surpresa com uma boa leitura
Tava esperando pouca coisa, vim sem expectativas. Todas foram superadas.

Imaginei que seria um livro propriamente sobre o Paulo Freire explicando sobre o método de alfabetização criado por ele, mas na verdade é um pouco da experiência que ele teve em São Tomé e Príncipe.

Esse é o segundo livro que eu li dele, o primeiro que eu li dele diz respeito à experiência dele sob a gestão educacional do governo municipal da Luiza Erundina em São Paulo. (Não lembro o nome do livro mas imagino que eu tenha catalogado aqui no skoob).

Justamente pela leitura que eu tive do livro anterior, me pareceu que Paulo Freire era um progressista descompromissado com a revolução de classe, mas depois da leitura de "A importância do ato de ler", mudei um pouco de ideia, tendo em vista que encontrei no livro a síntese de certas definições marxianas que, por exemplo, o Victor Henrique Paro demora um livro inteiro pra explicar - como meios de produção e matéria prima.

Ao final, recomendo a todos que se interessam por entender de forma introdutória o pensamento de Paulo Freire, mesmo que o livro seja só uma fração do pensamento dele. O livro é fácil, então pra quem nunca leu nada dele, começar daqui não seria uma ideia ruim.

juliangel 01/09/2023

Queria q paulo freire fosse meu pai
Não sei por onde começar o fato da experiência começa na infância e depois na escola lembra muito os fundamentos de Durkheim, e comprava para mim mais uma vez uma forma de educação humanizada como as palavras, as letras, literatura está presente na nosso vida como a experiência é um conhecimento compartilhado como a palavra tem "som" a importância de uma educação ampla a base de comunicação e esquecer o método de aluno de cabeça "vazia"

Andalik0 25/08/2023

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
Paulo Freire me cansa um pouco com seu jeito de escrita forçadamente intelectual. Se o objetivo desse livro é passar conhecimento para outros educadores, a proposta de escrita deveria ser um pouco mais didática e acessível, mas tudo bem.
Mesmo que pequeno, esse livro é bem profundo e agrega diversos ensinamentos interessantes.
Dividido em três partes, sendo a primeira um resumo sobre a vida do autor e seu contato direto com a escrita, a segunda um destaque de informações sobre a alfabetização de jovens e adultos e a importância de bibliotecas populares e a terceira um relato sobre seu trabalho de alfabetização de adultos na ilha de São Tomé e Príncipe no pós jugo colonial português.
Paulo Freire deixa claro seu posicionamento sobre a educação atual e a importância da alfabetização na vida das pessoas, tratando-a como uma agente transformadora, com o poder de libertar e fazer história.

Jacque 19/08/2023

Leitura obrigatória para todo professor, principalmente professores da educação infantil e estudantes de pedagogia. Se não para aplicação, ao menos para o conhecimento.

laraleiixo 26/06/2023

Leitura e educação no Brasil
O livreto relata uma das falas de Paulo Freire em uma conferência, dizendo sobre a importância da leitura, a vida com as diversas formas de leitura e como se deu a sua experiência pessoal.

Se trata de uma linguagem um pouco mais acadêmica, embora simples, trazendo gráficos e dados da importância da leitura e da educação no Brasil.

É interessante, mas creio que isso seja iniciado de forma muito precoce, visto que se trata de uma espécie de livro paradidático e que o tema pode não ser tão interessante para os alunos, dependendo da idade/série.