No Fim, o Início

No Fim, o Início Jürgen Moltmann

Resenhas - No Fim, o Início

Ãlvaro 16/01/2024

Evangélico pelas vias da esperança
No fim, O Início: breve tratado sobre a esperança é um livro acessível e quase devocional escrito pelo teólogo alemão Jürgen Moltmann.

Escrevendo de forma não acadêmica na maioria do livro, Moltmann aplica sua perspectiva teológica a questões que fomentam crises existenciais em todo nós e se apresentam como problemáticas capazes de abalar a fé.

Moltmann é evangélico de um jeito que frustra aqueles que buscam um cristianismo sem Cristo ou uma teologia sem Deus. Mas, ele também é um ferrenho combatedor de ideias fundamentalistas e se afasta radicalmente de entendimentos escatológicos tradicionais.

Concordando com ele ou não, dificilmente não se aprenderá com sua perspectiva que coloca a esperança como resposta concreta as angústias profundas. Talvez, com Moltmann haja um confronto com formas particulares de pensar o cristianismo ou mesmo a resposta que alguém que gostaria de abraçar o cristianismo precise para logo fazê-lo.

De toda forma, é impossível sair ileso da leitura. Para mim, fico com uma de suas tantas lições:

Fé justificadora é o ânimo para o novo início e o renascimento para a viva esperança. [...] (MOLTMANN, 2007, p. 47)