O Cão dos Baskerville

O Cão dos Baskerville Arthur Conan Doyle




Resenhas - O cão dos Baskerville


21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Donatti 26/03/2020

Um livro instigante com uma pegada, a princípio, mais sobrenatural. Watson, narrador fiel das investigações de Sherlock, recebe mais destaque nessa história, em que é enviado a uma missão mais difícil e mais sombria. Lá, Watson fica rodeado por mistérios, todos eles descritos com detalhes em seus relatórios. Livro agradável.
comentários(0)comente



Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Maldição Familiar
O escocês Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) foi um escritor cuja extensa obra compreende diversos gêneros que vão da ficção científica até a poesia. Porém, seu maior êxito são as histórias de Sherlock Holmes.

Dos quatro romances do detetive, "The Hound Of Baskerville" é o terceiro e mais conhecido, originalmente, publicado em folhetins desde agosto de 1902 até abril de 1903, seu cenário é a região pantanosa de Dartmoor, no oeste da Inglaterra, fonte de muitas lendas e digna de pesadelos. Nada mais conveniente, a medida que a trama coloca em xeque o próprio sobrenatural ao apresentar uma série de mortes relacionadas a uma velha maldição familiar, envolvendo o espectro de um cachorro demoníaco.

Nessa narrativa, Doyle revela um profundo conhecimento da natureza humana, afora um acurado raciocínio lógico, capaz de arrancar elogios do mais renitente crítico. Por sinal, seus leitores estão sempre a meio caminho das investigações, isto é, atrás da genialidade de Holmes e a frente da obtusidade de Watson.

Cinco estrelas! Eis o detetive em sua melhor forma.

Cinco estrelas! Eis o detetive em sua melhor forma.

Nota: Com tradução de Maria Luiza X. de A. Borges, a presente edição apresenta índice ativo e mais de quarenta desenhos originais de Sidney Paget.
comentários(0)comente



Everton 19/07/2017

Um clássico
Relendo depois de muitos anos. Sem dúvida um das histórias mais bem construídas de Sir Arthur Conan Doyle. O fato de Sherlock ficar afastado da história durante sua maior parte, sem fazer suas análises e deduções, tira um pouco do encanto, mas mesmo assim, uma leitura que vale muito a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sr. Machado 22/12/2015

O horror em “O cão dos Baskerville” proporciona um caso singular nas histórias de Sherlock Holmes
Em O cão dos Baskerville o detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Watson são levados a investigar um caso totalmente singular. Um homem – Sir Charles Baskerville – é encontrado morto próximo de sua casa. Existe uma história sinistra que envolve a família Baskerville, a história (quase como uma lenda) de um cão enorme que assombra a região onde vive a família. É dito por muitos que esse cão matou vários integrantes da família durante gerações, e agora essa história volta a assombrar a região por conta da morte de mais uma pessoa da mesma família. O corpo de Sir Charles Baskerville foi encontrado em um pântano e devido ao cenário é levantada a hipótese de que ele morreu de susto ao ter sido perseguido por um cão.

Com isso o leitor é introduzido em uma história de grande mistério. Quando o caso é apresentado e passamos a entender um pouco melhor o passado da família Baskerville fica praticamente impossível largar o livro. Mas isso é apenas o começo da trama, muitas pistas e diversos suspeitos ainda irão surgir para complementar a obra. Agora vamos falar a respeito de algumas coisas que acontecem após a morte de Sir Charles Baskerville para que vocês possam saber o que esperar desse livro.

Sir Charles Baskerville era um milionário e com sua morte alguém teria que assumir a mansão da família e toda sua herança. Henry Baskerville, sobrinho de Charles, era o único que restava da família e que poderia assumir a mansão. Mas é claro que Henry Bakerville não poderia simplesmente ir até o local onde viveu gerações de sua família e se estabelecer. Antes disso outro personagem – Doutor Mortimer – antigo amigo de Charles, vai até Sherlock Holmes e apresenta todos os detalhes do caso e pede sua ajuda, com receio de que o sobrinho e herdeiro de Charles tenha o mesmo destino.

Nesse ponto o leitor já conhece um pouco do passado da família Baskerville e tem uma pequena noção do que pode acontecer futuramente. Daqui em diante o caso está nas mãos do mestre Sherlock Holmes, que conta novamente com a ajuda de seu parceiro Watson em uma investigação cheia de mistérios. As pistas e suspeitos começam a surgir aos montes e o que mais me impressionou durante a leitura foi o clima de horror e ameaça, elementos que se misturam e formam uma narrativa sensacional.

Sempre digo que em um romance policial é importante ter algo que prenda a atenção do leitor desde o inicio, que instigue logo de cara. Em O cão dos Baskerville temos isso e muito mais. Além de ser um caso completamente diferente, como são todos os que Sherlock Holmes está envolvido, esse possuí um algo a mais devido ao clima sobrenatural que envolve toda a narrativa. Fiquei envolvido durante toda a leitura e sem saber no que realmente acreditar. Será que existe alguém por trás disso tudo ou é algo realmente sobrenatural? E se for algo sobrenatural, como Sherlock Holmes pode ajudar? Perguntas como essas surgem com frequência e quando o leitor finalmente chega ao final é presenteado com uma reviravolta e resolução maravilhosa de Sherlock Holmes. Mais uma vez fui surpreendido com uma história maravilhosa, um dos melhores livros do gênero que já li, muito bem escrito e criativo. É sem dúvidas o meu romance favorito de Sherlock Holmes até o momento e eu indico sem medo algum para todos os apreciadores de uma boa história. Esse é um livro elementar, meus caros amigos.

site: goo.gl/hg8K9J
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR