A Trilha

A Trilha A.V. Seixas

Resenhas - A Trilha

jpmondoni 23/06/2020

Boa primeira publicação
Inicialmente gostei do livro, a sua proposta e contexto não eram muito clichês e foram tratados muito bem. Entretanto, ao decorrer do livro, percebi que na verdade faltaram alguns elementos que, particularmente, gostaria de ter descoberto. Senti uma leve falta de profundidade nas relações entre as pessoas, principalmente entre Alexis e seu pai e avô. Achei esta relação muito mecânica. De fato, isto pode ocorrer em muitas famílias, mas esperava que a narradora (personagem principal), destacasse mais aspectos disso.
O livro também tem um momento onde o mistério principal é deixado em segundo plano por muito tempo, onde situações românticas são inseridas e eu não tinha certeza se aquilo faria algum sentido depois ou se era apenas mais uma passagem.
Senti falta dos amigos iniciais de Alexis mais envolvidos na história, mas entendo que a distância física entre os personagens tenha dificultado isso.

De modo geral, a autora está de parabéns pelo seu trabalho, independente e promissor. Obviamente que as continuações do livro trarão respostas que o primeiro volume não entregou.

De toda forma também reconheço que este livro foi escrito para outro público alvo que não estou familiarizado e tem muitos elementos para fazer sucesso no mesmo.

Raphael 30/12/2016

O romance de estreia de A. V. Seixas pode ser considerado uma vitória: é bem escrito, os personagens são relativamente bem construídos e o enredo te envolve de uma forma que é quase impossível não querer avançar nas páginas. O problema, porém, está na quantidade de perguntas levantadas e que não são respondidas. Tudo bem que é o primeiro livro de uma saga, mas os últimos capítulos serviram basicamente para aumentar a quantidade de questionamentos, no fim a impressão é que só lemos metade do livro.
Para além disso, é ótimo ver autores brasileiros usando a própria casa como cenário pra uma boa história,mesmo que inspirados em autores estrangeiros. As referências a filmes encaixam muito bem e de forma alguma beiram o excesso, o que é bem raro de acontecer nesse tipo de história, ponto pra Autora.
No mais, a leitura é bem gostosa e ótima pra se passar uma tarde ou um fim de semana, mais do que recomendada, aliás.

Garotas de Pemberley 07/04/2016

O livro segue então narrando de forma dinâmica as descobertas que Alexis faz do que se passou nesses 6 meses "apagados", e também como ela faz para iniciar uma nova vida, agora com o pai, em São Paulo. Aparentemente sua mãe está desaparecida. Ninguém sabe o que aconteceu, mas toda a equipe de trabalho de sua mãe foi vítima, alguns encontrados mortos, outros ainda não encontrados. Apenas Alexis retornou. Sendo assim, sua vida mudou completamente. Nova casa, nova escola, novos amigos, seguranças 24 horas. Todos afirmam que sua mãe está morta, apesar de não ter sido encontrado seu corpo, mas Alexis nunca se convenceu disso.

Leia mais em:

site: http://asgarotasdepemberley.blogspot.com.br/2015/10/a-estreia-que-promete.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/11/2015

A Trilha
A Trilha, primeiro livro da saga Linear, uma publicação independente e bem escrita por A.V. Seixas que traz como protagonista, Alexis, uma garota que acorda em plena floresta Amazônica sem memória dos últimos seis meses e assustada. Ressalto que a história é narrada em primeira pessoa.

Desde então, tudo se mistura e a trama se junta à uma teia de mistérios e perguntas que por ora, pairam no ar e que posteriormente serão respondidas. Uma aventura mesclada com o estilo Oliver Queen do seriado americano Arrow é possível ser percebido, mesmo que não seja intencional por parte da escritora, pois tais semelhanças deixam tal evidência como o pai de Alexis um cara super rico e traz consigo muito mistério quando questionado sobre sua mãe, que também está desaparecida e supostamente morta.

Um detalhe que tenho de ressaltar é o fato da protagonista ter dezesseis anos. Embora ela faça coisas de adolescente, porém, no momento que ela reage como adulta, fica um pouco fora do contexto, talvez se a personagem fosse um pouco mais velha a trama ficaria melhor.

O desfecho do livro é bem interessante que deixa arestas para a continuação que já estou interessado para poder ler, pois vale muito a pena ler A Trilha que promete ser um dos livros mais lidos no formato independente e também por se tratar de uma distopia com aspecto de Mazer Runner.

Com esta leitura, pude entender o quão esta escritora é boa no que faz e como ela terá sucesso em sua carreira, embora não a conheço, mas já vejo que será promissora.

Ler A Trilha foi uma experiência excelente e inovadora, isso mostra o quanto o nosso país tem de bom, pois histórias com tamanho envolvimento devem ser lidos sempre, e lido por muitos que acreditam no poder que um livro pode fazer!

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/11/a-trilha.html

Bia 20/09/2015

Resenha publicada no blog Pequenos Vícios
Olá leitores!!
Quando a Amanda perguntou se eu queria ler e resenhar “A Trilha”, primeiro livro de uma saga, tive dois sentimentos totalmente opostos: fiquei empolgadíssima, pois a sinopse é maravilhosa e envolvente; e desanimada por se tratar de uma saga.
Livros em série, quando ainda não temos todos lançados, acabam sendo um pouco frustrantes, principalmente o primeiro volume. É o início de tudo, nós leitores, temos certeza que muitas perguntas ficarão sem respostas. E por isso, fazemos aquela falsa promessa de NUNCA MAIS LER NENHUM LIVRO QUE TENHA CONTINUAÇÃO. Promessa essa que sabemos que é totalmente furada, pois é só lançar outra série estaremos lá, firmes e fortes lendo o primeiro volume e aguardando pelos próximos rsrs.
Resumindo: o meu lado “empolgadíssimo” falou mais alto, porque só se eu fosse louca para não ler esse livro, com essa sinopse, essa capa e, além do mais, nacional.
Alexis é uma adolescente que tem o estilo de vida que todos nós queríamos. Seu pai é um super milionário brasileiro, muito famoso na mídia. Sua mãe é arqueóloga, viaja o mundo todo em busca de artefatos históricos. Com pais separados, decidiu viver com sua mãe, já que, devido ao status do pai, não conseguiria ser uma adolescente normal.
Assim, Alexis viajou para vários lugares do mundo. Quando as expedições de sua mãe duravam muito tempo, era matriculada em uma escola local; do contrário a própria equipe quem educava a menina. Não é deslumbrante? Imaginem viajar em expedições arqueológicas? Um sonho!!
Em uma dessas expedições mais demoradas, Alexis acaba criando um vínculo de amizade com os ingleses Vichy e Jonathan. A dupla é apaixonada por cinema, e acabaram por transmitir esse amor todo a ela.
Uma sessão de cinema com muitas conversas, pipoca e diversão... É só disso que Alexis se lembra ao acordar em meio à Floresta Amazônica, no Brasil.
Como fora parar ali? Onde estariam seus amigos? Como sairia dali?
À medida que algumas dessas questões são resolvidas, outros mistérios se iniciam. Ela descobre que perdera a memória e que sua mãe estava desaparecida.
Todo esse mistério se torna um grande quebra-cabeça no decorrer da história. E é justamente esse o ponto mais envolvente do livro.
A autora conseguiu, com maestria, desenvolver uma aventura única, com fatores inéditos. Esse é o motivo para você conhecer a saga. Por ser o primeiro livro, temos uma degustação do que “pode” ser a saga. E minha impressão é que teremos mais mistérios e ação, tudo envolto com as lendas mais misteriosas que conhecemos muito bem.
Amei a autora ter envolvido tais lendas na trama. Eu, particularmente, as aprecio muito.
Mas preciso expor os pontos que não me agradaram tanto.
O enredo em si é ótimo, mas a autora colocou alguns elementos que fugiam do que buscava ver na história. Algumas passagens com Alexis foram totalmente desnecessárias a meu ver. Tornou a leitura cansativa para mim que sou adulta. Acredito que esse ponto que eu negativo, pode nem ser tão evidente dependendo da faixa etária do leitor.
O romance desenvolvido entre a personagem principal e outro elemento da trama, foi o que mais me desagradou. Achei forçado, mais uma vez tirou o foco do enredo. Certo que a elaboração do romance foi realmente ótima. Mas depois que aconteceu, classifico como leve demais para adultos, e um pouco rápido e despreparado para os mais jovens.
O último ponto que negativo, são os poucos trechos em inglês que aparecem no livro. Eles não tem tradução nas entrelinhas, então caso não tenha um dicionário ou a internet por perto, e claro, não saiba inglês, ficará no vácuo.
Foram passagens que me desagradaram, porém os pontos positivos que enxerguei na trama, são os que prevaleceram, e que me motivam a esperar ansiosamente pelo próximo livro da saga, que, de acordo com a publicação da autora no blog Saga Linear, sai ainda este ano.

site: http://www.pequenosvicios.com.br/2015/09/a-trilha-v-seixas.html

Samara 31/07/2015

Ótimo livro para jovens adultos
A Trilha é o primeiro livro da Saga Linear e é voltado a Jovens Adultos (Young Adults), que vai dos 14 aos 21 anos, segundo o site do livro. Ou seja, eu, com 24 anos, já estou um pouco fora do público alvo e quem sabe por isso tenha algumas coisas que não me envolveram tanto.

A ideia do livro é genial, uma menina de 16 anos, Alexis (ou Alexandra Vienna) é filha de uma antropóloga britânica e um milionário brasileiro. Li em algumas resenhas escritas que incomodou a alguns leitores o fato de Alexis ser madura demais, mas isso não me incomodou. Alexis não teve uma infância normal, como outras crianças, pois sempre viajou pelo mundo com sua mãe, durante suas pesquisas e descobertas, e por isso estudou com os colegas de sua mãe e é poliglota. Depois de alguns anos viajando pelo mundo, Alexis e sua mãe se estabelecem em Londres e é nessa cidade que a história começa.

Vemos Alexis indo para o cinema com seus dois amigos britânicos, Jonhatan e Vicky. Depois do filme eles vão para um café ou lanchonete e depois cada um vai para a sua casa. No capítulo seguinte, porém, Alexis acorda no meio da Floresta Amazônica, sozinha, e sem a memória do que viveu durante os últimos seis meses!

Leia o resto no meu blog!

site: http://historiaaocontrario.blogspot.com.br/2015/07/a-trilha-amanda-v-seixas-2014.html

Ana Beatriz 26/07/2015

Muito Boa Literatura Brasileira
Eu li o livro e MEU DEUS, é muuuuito bom, é maravilhoso. Haaaa
Eu gostei muito da mocinha mais achei ela muito fechada e aquele Davi eu achei que ELA não deu muito "impotância" que ele merecia.
Mais enfim, é muuito bom e eu amei cada linha, esse é o tipo de livro que vc fala "So mais uma página, so mais uma página" .
A autora conseguiu prender minha atenção até a última linha, não me arrependo de ter ficado altas horas lendo ele.
To muuito ansiosa pelo próximo livro.
Sabe, me surpreende muito ela ainda não ter uma editora.
A parte que eu mais gostei foi quando ela foi buscar a tentar achar a mãe.
É bom ver a garra e a coragem da Alexis, ela mostra que pela mãe dela ela faz tudo, e pela irmã.
A parte mais engraçada foi a parte em que o pai dela vai comprar camisinha pra eles kkkkkkk. (desculpe pelo spoiller)
Espero que no próximo livro ela conte como foi a história dos pais da Alexis mesmo que seja so por um e-book, eles parecem ter se amado muito no passado.
Enfim, não sei fazer resenhas mais espero que tenha entendido, eu amei o livro e to muitíssimo ansiosa pelo próximo livro.

liacms 26/01/2015

A literatura nacional precisa de mais livros assim...
A Trilha conta a história de uma adolescente - Alexis - que mora na Inglaterra com a mãe e após uma sessão de cinema com os amigos... Acorda na Amazônia e sem sua memória recente. Na minha opinião, esse livro tem grandes chances de ser um best-seller da literatura brasileira. É um YA (livro para jovens adultos), que consegue manter a originalidade. A história têm ação, romance, suspense, e consegue manter a atenção do leitor o tempo todo. Eu me apaixonei pela narrativa, é leve e dinâmica. E fez com que eu me sentisse amiga íntima da Alexis. Os personagens são muito bem construídos, e foi fácil sentir empatia por eles. Eu fiquei impressionada que um livro tão bom tenha demorado tanto para ser publicado. E espero que a escritora consiga uma boa editora e consiga divulgar melhor a série. Eu estou super ansiosa pelos próximos livros. Espero que o ritmo se mantenha igual ou seja ainda melhor que o primeiro. Eu achei o final meio inesperado - provavelmente porque estava tão envolvida na leitura, que não queria que acabasse - mas entendi que é para deixar com gostinho de quero mais. Eu super recomendo.

Para ver o post completo visite o blog...

site: https://liacmsilva.wordpress.com/2015/01/26/resenha-saga-linear-a-trilha-a-v-seixas/

Marta 10/12/2014

Amei!!!
Não consegui parar de ler.... excelente. Todavia, concordo em partes com a resenha da leitora Izadora, a protagonista é muita madura para seus 16 aninhos, apesar de viver em vários mundos ao mesmo tempo, o que lhe proporciona uma bagagem maior. Vale a pena
Marta 10/12/2014minha estante
Desculpe-me, a leitora se chama IZANDRA, e não Izadora como havia escrito anteriormente.

liacms 26/01/2015minha estante
Eu concordo com vocês que ela é realmente muito nova. Porém, acho que é bom pra quebrar o esteriótipo de que os adolescentes são imaturos. Alguns adolescentes amadurecem bem rápido, por causa da sua experiência de vida. A gente têm que entender que cada ser humano é único e possui uma personalidade singular.

Izandra 23/11/2014

Excelente literatura nacional!
Resenha originalmente publicada no blog Livros e Cores.

Vocês já me viram trazer por aqui todo tipo de resenha, em especial, de livros já bem conhecidos. Mas hoje vou trazer uma obra desconhecida pela maioria, não apenas por ser lançamento, mas nacional e autopublicado. Sabem que sempre sou sincera; eu não dou a mínima para parcerias ou receber livros de graça, preferindo comprar os meus e ser honesta em minhas resenhas. Logo, podem confiar quando digo que um livro é bom ou ruim :)

E, nesse caso... “A Trilha” é ótimo! Seguindo a linha da honestidade, posso confessar que realmente não esperava gostar. Vejam bem, por mais que eu queira apoiar a literatura nacional, vejo muito livro ruim no mercado, seja publicado pelas editoras, seja autopublicado. Com isso, meio que perdi a expectativa de descobrir bons livros nacionais, além dos poucos que já conhecia.

Aí me aparece a Amanda. Ela é minha amiga no Facebook, e nunca nos conhecemos pessoalmente, por morarmos em estados diferentes. Mas conversamos muitos sobre a carreira de autora, uma vez que eu tinha seguido pelo caminho da autopublicação. E, há umas duas semanas, ela me disse que o livro dela estava pronto e sendo disponibilizado de graça na Amazon, caso eu quisesse ler.

Meio que entendi como um pedido de amiga, sabem? Quando estamos nessa posição, ficamos com vergonha de negar e tudo mais. Baixei o livro pro meu Kindle sem expectativa nenhuma, achando que seria mais um livro ruim, mas que eu leria e acabaria elogiando no final por falta de opção (quem consegue destruir os sonhos de outra pessoa? Eu, não).

E fico feliz em informar que, pela primeira vez em muito tempo, eu não me decepcionei! Mal pude acreditar que eu sentia a mesma vontade de devorar o livro da Amanda tanto quanto sentia por outro livros internacionais.

A primeira coisa que me prendeu foi a escrita. A Amanda escreveu em primeira pessoa, do ponto de vista da Alexis, personagem principal. No geral, sou avessa à esse ponto de vista, por na maioria das vezes, ficar mal escrito. Não foi o caso; me identifiquei com a Alexis de cara, assim como sua forma de pensar, e foi muito fácil mergulhar na história.

E começou o mistério. Alexis não apenas acorda na floresta Amazônica, mas ela perdeu a memória dos últimos 6 meses de sua vida. Nossa, logo no início do livro eu não queria largar, pois fiquei mega curiosa pra saber o que tinha acontecido! Eu sequer tinha lido a sinopse antes, então, não fazia ideia do que esperar. E na medida em que lia, mais e mais queria as respostas, tanto quanto a Alexis!

Aí vocês veem: uma literatura nacional de qualidade, mas sendo autopublicada e apenas em versão digital. Quando se é autor autônomo, é muito difícil fazer versão física e conseguir vendê-la (sei por experiência própria). A Amanda está começando assim, mas espero que ela consiga crescer mais! Entendam, editora nacional não valoriza os autores de seu próprio país. "A Trilha" pode estar maravilhoso, mas demorar anos até que uma autora resolva avalia-lo e publica-lo. O melhor caminho é tentar a fama sozinho e, com sorte, chamar a atenção de uma :)

Espero mesmo que "A Trilha" seja lido por muito mais gente, e que a boa fama dele se espalhe pela internet! Só tirei meio ponto da nota (4,5/5 estrelas) porque, apesar de tudo que a Alexis passou, a achei madura demais pra alguém de apenas 16 anos. Entendo a necessidade que a autora teve de colocá-la nessa faixa etária, por ser menor e depender dos pais; mas, por exemplo, ao invés de ter colocado uma situação onde ela teria que se emancipar, poderia tê-la colocado com 17 anos, fazendo 18.

Fora isso, o livro está mais do que indicado para quem gosta de um mistério envolvido em romance e ficção científica. O livro termina com um final, mas deixando uma série de pontas soltas para a continuação (que mal posso esperar para ler)!

site: http://livros-cores.blogspot.com.br/2014/11/resenha-trilha-g-seixas.html
ana.romio 27/07/2018minha estante