Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Clara 23/03/2024

PROJETO: Tentando zerar os livros da minha estante? 6/20
É um livro bom, tanto que a nota que eu dei foi acima da média, mas esperava mais, talvez o problema foi eu ter colocado muitas expectativas e NENHUMA delas foi superada.

Eu já tinha lido a sinopse do livro a muito tempo atrás então não lembrava do que se tratava, fui lendo, sem saber de nada.

Logo no começo a leitura te prende, é muito boa, fácil de entender, fluída, tudo que um leitor ama né? Mas faltou mais nesse livro sabe, faltou um UOUUUUU, toda hora eu achava que ia acontecer alguma coisa, e NADA, eu pensava: AGORA VAI AGORA VAI POR FAVOR, e mais uma vez NADA.

É um livro que vai tratar sobre família, amizade, sobre doença, drogas, assédio, assuntos sérios e com isso você espera um livro tocante né? Mas não foi isso que aconteceu, a todo momento eu ficava era irritada com algumas falas, e atitudes dos personagens. Principalmente os pais da Sydney, pelo amor de Deus, RANÇO ETERNO por esses dois, as coisas acontecendo debaixo do nariz deles, e eles lá, pagando de loko, agindo como se a filha fosse uma retardada, negligenciando a própria filha, oh vey que RAIVA que me deu, os amigos da Sydney e suas famílias tratavam a menina melhor que os próprios pais, dando atenção para ela, perguntando sobre a vida, essas coisas básicas.

Aí no final a autora me vem com esse final corrido, e resolvendo tudo como em um passe de mágica?
EU TO SO ESSE EMONJI kkkkkkkk

Mas apesar de tudo recomendo o livro!!
E também quero ler mais livros da autora.

ALGUNS TRECHOS DO LIVRO?

"Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada."
-Sydney

"Pelo o que eu estava aprendendo, ninguém era cem por cento ruim. Mesmo a pior das pessoas em algum momento teve alguém que a amasse."
-Sydney

"Em vez disso, descobri que gostava do barulho e do burburinho constantes, da sensação de plenitude produzida pela presença de muita gente e muita energia num espaço pequeno. Eu podia ficar no canto, só observando, e mesmo assim me sentir envolvida. Era bom."
-Sydney

"Antigamente eu não dava valor à normalidade. Mas depois de tudo o que acontecera, eu tinha aprendido não só a notar esses momentos como também a saboreá-los."
-Sydney

"Voltei a chorar, sequei os olhos envergonhada. Eu não era de chorar; aquelas emoções, repentinas e fortes, me pegaram de surpresa. Tanto que só tomei consciência da parte mais chocante daquilo horas depois. O mais surpreendente não era o choro em si, mas o fato de eu ter chorado na frente de outras pessoas. Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir."

Ana 04/03/2024

Esperava mais?
A história é boa, não é cansativa, mas eu esperava mais do final.
Sidney sempre foi uma boa filha, ainda mais depois que seu irmão atropelou David Ibarra e o colocou numa cadeira de rodas.
A mãe nunca mais deu a devida atenção a filha, mais a mudança para um novo colégio fez ela conhecer amigos e então seu namorado, irmão de sua melhor amiga.

Alicia.Luchetta 02/03/2024

Os Bons Segredos (@li.gostei.resenhei)
Desde quando nasceu, Sydney tem como referência seu irmão mais velho, o corajoso, popular e queridinho de todos, inclusive da sua família, porém, depois de ter dado muito trabalho mexendo com drogas e bebidas, ele acaba atropelando um garoto adolescente, que ficou paraplégico.

Sydney é a única que carrega a culpa da família, já que seus pais estão mais preocupados em cuidar do seu irmão como se ele estivesse num internato por escolha deles e não numa prisão.

Para ajudar nas finanças de seus pais, Sydney escolhe ir para uma escola pública, onde se depara com Layla, uma menina bem esquisita e muito legal e que a leva para conhecer seu irmão e amigos.

Com esses novos amigos, Sydney descobre o que é ser vista de verdade e se sentir importante na vida de alguém.

Na história, acompanhamos todo o crescimento de Sydney, da sua dificuldade de se relacionar com os pais e com o irmão que a decepcionou. O que me conquistou mais ainda foram as partes sinistras que a autora colocou, que te deixa agoniado o tempo inteiro.

Esse livro estava na minha lista fazia muito tempo, mas mesmo assim eu não estava com uma grande expectativa, acabei lendo sem nem lembrar da sinopse e fiquei chocada com a qualidade da escrita e da história em si, foi uma delícia a leitura, gostei muito!

site: https://www.instagram.com/p/C36BY9JvcEC/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Bruna Moraes 22/01/2024

Os Bons Segredos - Sarah Dessen
Estar em um tribunal era algo novo para Sydney, mas pelos maus hábitos de seu irmão Peyton, nos últimos tempos, era algo já esperado, pelo menos para ela. Seus pais, infelizmente, ainda o enxergavam como o filho primogênito que precisava de cuidados e de toda atenção, assim se resumiu os últimos anos.

Enfim saiu o veredito, Peyton seria preso por dirigir embriagado e ter causado um acidente, a vítima teria ficado paraplégica pela sua falta de responsabilidade, o tempo na penitencia seria longo, enquanto isso seu amigo Ames estaria dando todo o suporte que a família precisasse, um pouco demais para Sydney, que sentia arrepios só com a sua presença.

Enquanto isso, Sydney continuaria sua vida nas sombras, sendo a filha perfeita que não desagradava os pais e não importava o que fizesse, nunca ganhava a atenção que merecia. No entanto, uma atitude simples, como mudar de escola, para não conhecer ninguém que pudesse relacionar o seu nome ao nome de Peyton, poderia mudar sua vida, sair das sombras, ser vista, ser importante.

Um livro com uma capa tão linda, mas infelizmente com uma história tão pobre. Pelos comentários e indicações de autores que eu gosto, imaginei que fosse gostar da história, por ser também o primeiro livro da autora que leio, no entanto, não achei a história tudo isso, pelo contrário, é bem clichê, o filho mais velho sempre recebendo maior destaque dos pais, mesmo aprontando as piores coisas, enquanto o mais novo é ignorado e tenta sair das sombras, de algum jeito.

Apesar de tocar em temas importantes, a história não é envolvente, é bem previsível, mas os personagens são carismáticos, o que torna o enredo mais interessante, o romance entre Sydney e Mac construído de uma forma tão natural, a amizade divertida e desastrosa do grupo de amigos da nova escola e a família dos Chatham completamente atípica e animada, o que deixam a história mais leve, mesmo abordando temas como assédio, acidentes com jovens embriagados e relacionamentos tóxicos.

Vale ressaltar, que por vários momentos é fácil sentir raiva da mãe de Peyton, justamente por sabermos que existem muitas mães assim por ai, que não enxergam que erraram na educação dos filhos e que trata-los como crianças torna tudo pior. E talvez o medo de deixar Sydney ir pelo mesmo caminho, a torna tão punitiva por uma atitude tão boba de um adolescente, como beber com 16 anos.

A capa retrata o carrossel encontrado por Mac em uma de suas voltas na floresta, o qual possui um significado importante para o grupo de amigos, e justamente por isso é um bom segredo, pois só eles conhecem sobre esse carrossel. Além disso, a leitura fluiu bem rápido, sem grandes acontecimentos, mesmo que ficasse desejando um. A autora construiu um livro simples, que não cansa o leitor, mas também não cativa, espero ter outras experiências com outros livros da Sarah Dessen.

“Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir”.

Eduardo 18/01/2024

Leitura tranquila
Confesso que eu tinha muitas expectativas em cima desse livro, já estava na minha lista para ler há uns bons anos.
Não é um livro ruim, porém, o desenrolar da história é bem lento e sem grandes reviravoltas. Por esses motivos, acredito que o livro poderia ter, facilmente, umas 100 páginas a menos. Mas ainda assim, depois de um certo ponto, você meio que se acostuma e passa a achar interessante acompanhar os pensamentos e o amadurecimento da protagonista.

Luanna 15/01/2024

Os Bons Segredos
Os Bons Segredos é o segundo livro que leio da autora e devo dizer que assim como o primeiro que li, eu amei esse.
O livro é tão bom e mexeu tanto comigo que o melhor que eu poderia dizer é: só lendo para entender o quão bom é.
A forma como cada personagem foi escrito, nos apresentado, a evolução de cada um, principalmente da protagonista. Todos os dilemas que ela tem durante todo o livro e a forma como foram resvolvidas, tudo de forma natural. Eu realmente não consigo expressar como esse livro foi especial para mim. Tudo nele é incrível e o que o deixou ainda mais especial para mim foi ter me identificado tanto com a protagonista no que se refere a relação que ela tem com sua família; os pais e o irmão. Eu me vi nela e foi impossível não me apegar.
É um livro de uma escrita fácil, com personagens que te cativam e com uma história que ta cativa. Por isso é 5 estrelas e recomendo muito para quem se interessar em ler. Simplesmente vale muito a pena. Acho difícil alguém não gostar desse livro. Se você gosta de YA, certamente esse irá te agradar.

Maria15129 28/09/2023

Experiência
É um livro q te prende muito, não posso dizer q é o melhor livro q eu já li na minha vida, pq esse é o primeiro q eu já li em toda a minha vida, um livro q por sinal eh li bem rápido pra o meu padrão de leitura (Estou estrando agora nesse mundo dos leitores).
Em todos os capítulos eu tive uma sensação diferente, foi um livro muito emocionante. E o pior é q eu queria muito terminar pra ler outro, mas quando terminou, muito triste, não era pra terminar assim, estou torcendo para q esse livro um dia tenha uma continuação. (Sarah Dessen, por favor, nunca te pedir nada!)

Clara 15/09/2023

O meu carrossel
Descobrir esse livro foi como descobrir o carrossel no meio da mata. Uma surpresa deliciosa que a Bienal me proporcionou.
Que delicadeza e profundidade. Amei a escrita da autora e a história, me senti totalmente envolvida e com certeza lerei mais dela.

rafa 02/09/2023

Lindo e sincero
Esse livro foi totalmente um acaso, e se tornou um dos meus favoritos. Comprei ele na bienal, achei ele meio escondido no meio de outros, peguei ele pela capa, a sinopse parecia bem bestinha mas eu tinha gostado, peguei no impulso. Logo que comecei a ler, percebi que seria devorado, e foi isso que eu fiz: li sem parar. Notei que sou mais parecida com a Sydney do que imaginava, mesmo que as nossas situações não fossem parecidas, eu sentia que podia considerar os sentimentos dela como os meus, porquê realmente se pareciam. Esse negócio de amar ler é estranho, as vezes acontece de você se sentir acolhida por personagem, mesmo que ele seja apenas palavras numa folha. Foi isso que aconteceu, Sydney me acolheu. Eu amei esse livro, cada pedacinho, tudo. Meu primeiro favorito do ano (não li muito, mas sei que se tivesse, a opinião ainda seria a mesma). Lembrei que amo ler, que me identificar com personagens e que amo demais chorar lendo livros.

Marianakd 26/08/2023

Não sei
Esse livro me deixou sem saber que nota dá a ele. Nao achei a história nem boa nem ruim, acho q se demora dms em alguns pontos e passa mt rápido por outros pontos importantes. Apesar de tudo gosto da escrita da autora, vale a pena ler.

Regina.Emiko 05/08/2023

Me surpreendi
Não tinha tanta expectativa com esse livro, como um young adult, achei que seria bobinho e acabei me surpreendendo. Muito bem escrito e com uma boa construção de personagens. A leitura flui, não conseguia parar de ler, queria saber o que ia acontecer, como a Sydnei ia se resolver. Adorei como a amizade da Sydnei e Layla aconteceu e como a ligação entre elas foi muito forte. Apesar do final meio em aberto, gostei muito, é um dos poucos finais de livro que não me incomodou. Como choro à toa, logo nas primeiras páginas já chorei com a situação da Sydnei e seus sentimentos com relação ao julgamento do irmão, o modo como a autora descreve os sentimentos dela e dos outros personagens foi algo que gostei bastante, ficou algo natural, nada forçado. Enfim, que grata surpresa com esse livro e essa autora.

moonliivs 05/08/2023minha estante
finalmente alguém falando sobre esse livro?

Manu 09/07/2023

Para fuga de ressaca literária
Um livro sobre conflitos familiares, solidão, amizades e uma pitada de bons segredos.

O livro é narrado por Sidney, uma garota inteligente, uma amiga leal, uma filha obediente, uma pessoa com o coração do tamanho do mundo, mas totalmente invisível àqueles que a cercam. Seu irmão sempre foi o centro das atenções, e como boa menina, ela sempre aceitou seu lugar em segundo plano na família.
Após o envolvimento do irmão, Peyton, em uma série de ações criminosas, e por fim, ter causado um sério acidente que vitimizou um jovem alegre e querido por todos. A vida da família girou ainda mais na órbita de Peyton, influenciando negativamente no cotidiano e nas relações de sua irmã na escola que frequentavam.
Cansada de viver à sombra das memórias e ações do irmão, Sidney decide mudar para uma escola pública, ansiando por mudança e fuga das situações em que foi exposta devido as más escolhas de Peyton.
Em sua nova realidade, nossa protagonista acaba conhecendo Layla, e de brinde, toda sua família e a cambada de amigos. Essa nova rede de amizades, aliada a vivência e o contato que vai estabelecendo com todos, permite que Sidney se sinta cada vez mais acolhida e, principalmente, visível.
Vemos cada vez mais o amadurecimento da personagem, na medida em que nos envolvemos na história. As inseguranças e posição pacífica em situações em que deveria expor o que sente nos deixam muitas vezes angustiados (as), pois a autora nos da ciência do misto de sentimentos que sufocam Sidney em seu íntimo.
Os bons segredos é o tipo de livro que nos cativa pela simplicidade da narrativa e por viabilizar que entendamos a importância de boas amizades que potencializem o melhor de nós.

celiabowen 13/06/2023

Li tem um tempo, mas esqueci de atualizar aqui no skoob! é um livro bem legalzinho pra se distrair! aquele que você pega quando nao tá muito com vontade de ler e aproveita

Mari 11/06/2023

Acabei de terminar o livro, eu n li ele super rápido mas não foi uma leitura pesada .Fiquei muito triste pela Sydney, não é fácil sempre viver em segundo plano e ser sempre comparado ao seu irmão.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a relação da Sydney com o Mac, ela não é o foco principal mas você pode perceber que eles estão sempre ali um para o outro, fiquei feliz que a autora tenha citado que um relacionamento não pode resolver todos os problemas do mundo mas sim dar apoio. Em certos pontos eu achei o livro um pouco gordofóbico, mas talvez eu não tenha entendido direito o que a autora queria expressar.
Esse foi o meu primeiro livro da Sarah Dessen e pretendo ler outros, caso tenha a oportunidade eu recomendo essa leitura