História Eclesiástica

História Eclesiástica Eusébio de Cesareia

Resenhas - História Eclesiástica - CPAD

Elcio 01/01/2013

Documento
Esse livro é um verdadeiro documento sobre o pensamento cristão ortodoxo no século IV da era cristã. O autor se empenhou por registrar as histórias, mitos, nomes, tradições, acontecimentos recentes e antigos da igreja, seus primeiros padres importantes, os primeiros hereges.
Grande parte das tradições sobre os primeiros anos da igreja estão contidos nesse livro, como a história de Pedro ter sido crucificado de cabeça pra baixo, a ida do apóstolo João de Patmos para Éfeso, o destino desconhecido dos ouros apóstolos seus martírios, a autoria dos evangelhos, etc. Deve ser lido no entanto á luz da razão e do espírito crítico, percebendo que o autor acreditou realmente nas histórias que escreveu.

Leituras e Reflexões 23/01/2020

Um verdadeiro apanhado de histórias da Igreja
O autor, bispo de Cesareia, conta a história dos primeiros quatro séculos da Igreja de Cristo, espalhada por várias cidades. Incluindo os testemunhos de vida de vários bispos e outros líderes da igreja que se tornaram exemplos de vida e fé, também as heresias que se levantavam contra o Evangelho (suas fontes, possíveis causas, líderes etc.) e como eram tratadas pelo Corpo de Cristo.
Eusébio conta de maneira emocionante a história do martírio de vários cristãos que não negociaram sua fé quando sob perseguição do império romano. Esses permaneceram fiéis ao Senhor em tudo, nem mesmo aceitando tocar no lugar onde se sacrificava a ídolos em troca de liberdade. Histórias impactantes. Constrangedoras.
Constrangem porque nos damos conta do quanto temos estado longe do perfil de verdadeiros seguidores de Cristo.
Fazia tempo que eu não demorava tanto pra terminar de ler um livro. Mas não porque era tedioso, mas porque não tem "condições nenhuma" de ler rápido, sem parar pra meditar, voltar em alguns trechos... ler estudando! É isso.
Super indico a todos cristãos.
Leidy Lima 24/01/2020minha estante
Fiquei interessada!

KelvinBasilio 09/08/2023

Leitura "obrigatória" para os cristãos
O livro é escrito por volta do século IV, por Eusébio de Cesaréia e narra a história da Igreja desde o tempo apostólico até o século IV, com ricos detalhes.

O livro é e importantíssimo para a história cristã, pois foi o primeiro livro da história da Igreja a ser escrito desde o livro de Atos, escrito por São Lucas e contém citações que só conheceríamos através dele.

O legal é que ele é um tapa na cara dos historiadores protestantes, pois mostra como era a Igreja antes de São Constantino assumir.

De todo modo, é importante para qualquer cristão ler, independente da confissão, pois se querem saber como vivam os "cristãos primitivos", devemos lê-los. Se você quer voltar à "fé primitiva", leia este livro, é ideal para conhecer ela.

Eusébio relata a relíquia dos santos que já era de importância enorme para a Igreja, a centralidade de Eucaristia no culto cristão, a existência de imagens sacras dos santos antes do século IV, a reverência enorme aos santos que já existia e a ação da Igreja.

A unidade da Igreja lá mostra que ela não eram várias denominações, mas sim uma única Igreja com uma só Fé. Quando algum hierarca ensinava heresias ou desvios da fé, toda a Igreja se preocupava e eram convocados concílios para condenarem tal heresia. Não existia esse criar uma Igreja, era seguir a única Igreja e só.

Outro fato é a importância que Eusébio mostra que tinha a Tradição da Igreja, que não era somente a Escritura que tinha peso. Inclusive, na época nem se sabia direito o que era Escritura. Muitos duvidavam da autenticidade de Apocalipse, Hebreus, a segunda carta de Pedro e por ai vai. Inclusive aceitavam livros que hoje não são considerados canônicos, como o proto evangelho de Tiago e o Pastor de Hermes. Enfim, o critério de fé da Igreja era julgada pela Tradição.

Também ele mostra a importância dos bispos e clérigo para manterem a Fé da Igreja, não era cada um por si. A Igreja era hierárquica, não é essa balbúrdia hoje das Igrejas "evangélicas", que só é preservada por poucas Igrejas protestantes hoje, como a Luterana e a Anglicana.

Enfim, cada vez que leio mais a História da Igreja e a patrística, tenho mais certeza que a Igreja fundada por Cristo é a Santa Católica Ortodoxa.

Sídnei 03/10/2020

Autoridade em questão de historia da igreja, Eusébio traz uma síntese da vida e normas da igreja durante os primeiros séculos.

Valbilandia 09/12/2021

Amei
Amei a experiência de ler um historiador cristão do quarto século. Eusébio descreve os martírios dos primeiros séculos da igreja com tanta paixão e detalhes, que é possível sentir na pele a dor e a glória daqueles dias.

Fran 22/03/2021

Virtude e fé!
Em 347 paginas, o autor expõe fatos históricos importantes do "nascimento" do cristianismo desde a pregação dos apóstolos até o século III.
..." Mas sobretudo nós, os que havíamos posto nossas esperanças no Cristo de Deus, transbordávamos de um prazer indizivel, e para todos florecia uma alegria divina em todos os lugares que pouco antes se achavam em ruínas pela impiedade dos tiranos".

Uma obra digna do conhecimento de todo cristão!

_Wesley_ 09/07/2021

Literatura Cristã
História Eclesiástica nos dá um panorama muito bem definido de como foram os primeiros séculos do Cristianismo no mundo. A abordagem histórica deste livro é importante pois é realizada com esmero e não muito distante dos acontecimentos por ele citados. Hoje este conteúdo serve de base para estudos e críticas no que diz respeito a história da igreja cristã.