Os grandes líderes do século XX: Mandela

Os grandes líderes do século XX: Mandela Thomas Butson

Resenhas - Os Grandes Líderes do século XX: Mandela

Dav 18/06/2021

Anatomia da Revolta
A coleção grandes líderes tem um caráter meio biográfico, meio jornalístico, mas totalmente claro ao contar as jornadas de liderança.

O livro sobre foi publicado em 1990, e conta a história desde antes de seu nascimento até o momento da publicação.

Na verdade isso da uma nota anti climática ao fim do livro, pois no momento não se sabia qual rumo a história iria tomar. Os autores não se arriscaram a predizer nada e se atentaram aos fatos, o que eu achei muito bom.

Hoje sabemos como 31 anos atrás foram se desenrolando os acontecimentos, mas o entendimento proposto no livro foi claro. Considero construtivo mesmo pra quem já teve contato com a história num nível mais superficial.

Não é exatamente uma biografia, é quase como um documentário em texto das revoltas contra o apartheid na África do Sul .

Ficamos sabendo não só da vida de Mandela, mas também de suas esposas, seus filhos, seus colegas de luta e de sua cultura.

Foi uma obra curta, densa, rica e bastante acessível. Penso que seria super legal uma reedição contendo tudo.

Espero que as obras de líderes mais antigos contenham uma abrangência mais completa das narrativas, em termos de encerramento ao menos