O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Coelho 29/01/2022

Leitura imersiva!
Ha tempos não me sentia tão imersa numa leitura. As ilustrações são incríveis, parece até que são cenas de um filme.
A indiferença do protagonista é desesperadora.

EduardoCDias 13/01/2021

O vazio
Desenhos muito bem feitos nessa história tão inquietante. A culpa de alguém que vive por viver. Sem objetivos, sem emoções, sem desejos...

Larissa 07/05/2020

Boa leitura
Um novo jeito de rever uma história já conhecida, desenhos muito bem feitos.

R4 14/01/2015

O Sol de Camus nas páginas de quadrinhos
O estrangeiro em quadrinhos é uma adaptação da clássica e muito conhecida obra do autor argelino, Albert Camus. Adaptado pelo artista também argelino, Jacques Ferrandez. É uma graphic novel bastante fiel ao romance de Camus. Trata-se da conhecida história de Mersault, que logo depois de perder a mãe, envolve-se em uma briga com árabes e acaba sendo encarcerado por assassinar um deles na praia.

O romance abrange o tema do absurdo, e mostra a falta de sentido na vida. O protagonista Mersault é um homem desinteressado que perde a mãe e é culpado pela vizinhança por tê-la colocado em um asilo. Logo após o velório, reencontra Marie, sua namorada, e os dois vão à praia, ao cinema e ele mantém um comportamento que não condiz com alguém que acabou de perder a mãe, pois ele parece não entender o significado disso. Nesse sentido, Mersault é bem sincero e se recusa a mentir ou fazer parecer aos outros uma sensibilidade que não possui, simplesmente porque fica perplexo com o absurdo existencial.

O grande momento do romance acontece na praia, sob o sol escaldante da Argélia. Mersault envolve-se em uma briga de seu vizinho Raymond com árabes. Ele não possuía absolutamente nada contra o bando, mas em um certo momento, o Sol da Argélia teve um papel decisivo sobre a mente dele e ele acabou baleando várias vezes um árabe que tentava atacá-lo. A cena em si é um absurdo, pois ele mata um homem em uma briga que não era sua e sem muita razão. O Sol, nesse momento, torna-se uma das personagens do romance, pois é ele que desencadeia toda a tragédia que acontece a partir desse momento.

A partir de então, começam-se os absurdos institucionais. Mersault é condenado por assassinato a sangue frio de um árabe. Em seu julgamento, em vez de se discutir o crime, apenas os pormenores de sua vida pessoal são discutidos. Aquilo que comove a justiça e convence a população da atrocidade de seu crime não foi o tiro, mas o fato de ser insensível à morte da mãe, de ter ido à praia e namorado após sua morte e ter inescrupulosamente internado-a em um asilo. Além disso, o fato de não se inclinar a um deus, ou ao menos fingir acreditar.

Para o leitor, a condenação de Mersault é revoltante, porque o autor faz com que ele tenha uma punição muito maior que deveria por motivos absurdos. O livro é uma denúncia à falsidade da sociedade e às regras morais que são esvaziadas de sentido. Todos aqueles que acompanham as notícias de crimes irão reconhecer os fatos do livro como espelho da realidade e da manipulação da justiça e da mídia. Como exemplo, eu posso apontar os assassinos que passam a ser considerados bonzinhos após começarem a pregar em alguma religião, ou então aquele réu que passa a ser metralhado pela mídia que o acusa de fatos que vão muito além do crime pelo qual está sendo julgado.

Jacques Ferrandes, assim como Albert Camus, também nasceu na Argélia. Talvez seja por isso que ele conseguiu captar tão bem esse romance solar de Camus. Além das paisagens e do local parecerem bem verossímeis com os do livro, a cena em que o Sol aquece e perturba Mersault, o fazendo atirar várias vezes no árabe é muito realista e convincente.

A adaptação de livros para quadrinhos deve ser mais do que apenas um "facilitador" da leitura - geralmente, obrigatória - de um clássico, mas uma releitura e o novo olhar e um artista sobre uma obra literária. Nesse sentido, O estrangeiro desenhado por Jacques Ferrandez atende à minha expectativa e mostra uma visão que me fez ter um contato diferente com o clássico de língua francesa tão conhecido e relido, O estrangeiro de Camus.

Vilamarc 26/04/2021

Imersão
Cada vez mais eu gosto de me debruçar sobre as HQs ou Grafic Novels de livros, sobretudo dos clássicos, pois elas me permitem uma imersão ainda mais ampla nas entrelinhas do texto original.
O Estrangeiro em quadrinhos me trouxe uma outra perspectiva de perceber os dramas pessoais, as crenças e agonias do protagonista Meursault. Ele se tornou ainda mais conflituoso e angustiado do que no livro.
Ademais as reflexões que o livro nos traz sobre a existência humana, ganharam perspectivas novas com as sobreposições de imagens, que só um artista, e um artista plástico é capaz de traduzir em imagens.
Essa é uma tradução ou interpretação da obra que vale a pena. Quem gostou do livro (ou não) poderá se surpreender (ainda mais).

Alexia180 13/12/2022

Caiu de paraquedas no meu colo...
Um homem extremamente indiferente a tudo um dia comete um crime irremediável e é obrigado a encarar as minúcias da existência humana.

É uma HQ extremamente bem feita, eu não li o livro em que baseiam a obra mas depois dessa leitura irei colocar ele no alto da minha lista.

As ilustrações são lindas e mostram bem as oposições que regem a história, a escolha dos quadros guiam em um ritmo acelerado pontuado com momentos de reflexão.

Wallace17 30/07/2021

Outra obra prima, só que desta vez direto da Argélia. Jacques Fernandez, realizou uma adaptação primorosa em quadrinhos para o livro, O Estrangeiro, escrito por Albert Camus. A graphic novel é um show de luzes e cores é um espetáculo de diagramação. Nascidos na Argélia os dois seguiram carreira na França.

O quadrinho adaptado, conta história de Mersault, um homem pacato. A vida dele se transforma por dois episódios: a morte da mãe e homicídio que ele comete de um árabe. É espantoso como ele é marcado por uma indiferença existencial, que o faz banalizar valores morais. É uma história que te faz pensar sobre a importância da vida e das convenções que somos obrigados a aceitar para viver em sociedade. Isso fica marcado explicitamente, no funeral da mãe do protagonista. Nem uma gota de lágrima, nenhum tipo de emoção pública manifestada. As outras personagens ficam extremamente perturbadas com esse episódio, afinal um filho precisa explicitar a dor para que as coisas fiquem dentro da "normalidade". Essas indagações e outras são oferecidas para o leitor. O desfecho da obra é dificílimo

site: https://www.instagram.com/p/Bvm8fUvAkgG/

Jacqueline 26/07/2015

Ainda estrangeiro 73 anos depois

Tirando um pouco do excesso de expressividade que a indiferença de Meursault - um estrangeiro frente à cultura humana - não deixaria transparecer, a adaptação para os quadrinhos é muito boa. O contraste de cores entre os ambientes externos e internos confere atmosferas adequadas para as cenas. A precisão das sombras e dos movimentos corporais confere realidade ao que é narrado.
De resto, nos impactamos, agora também visualmente, com os absurdos e acasos da história: um homem que é condenado à morte mais por ter colocado a mãe em um asilo e não ter chorado em seu enterro do que por ter assassinado um homem e por não ter demonstrado arrependimento (ato puramente discursivo e passível de falseamento, mas sem o qual ninguém pode ser jamais absolvido). Absurdos e acasos que questionam a condição humana, a justiça, os alicerces das relações sociais, os costumes e a hipocrisia.
Clayton Pinheiro Salve 08/07/2018minha estante
undefined

Marina 21/06/2023

Beem ok
Eu não sei se o livro que este HQ foi baseado é melhor, sei q é muito bem falado. A história não me prendeu, só fiquei mto curiosa para saber como o livro retrata essa apatia do personagem principal. As cenas que mais me prenderam foi o final, mas ainda assim achei ok só