Arquivo: Teoria e Prática

Arquivo: Teoria e Prática Marilena Leite Paes

Resenhas - Arquivo: Teoria e Prática

Ariadne 31/12/2020

Bom livro sobre Arquivologia
Livro lido para a faculdade de Arquivologia.

Boa escrita e de fácil entendimento até para aqueles que têm pouco contato com a área.

morena 23/09/2014

Arquiovo teoria e prática
Arquivo teoria e prática de Marilene Leite Paes é um livro ótimo que dá conceitos e orientações sobre a utilização dos arquivos, falando sobre a origem e ainda fazendo comparações com as bibliotecas. É um manual que orienta passo - a -passo como organizar um arquivo.
Camila Oliveira

Rodolfo | @_rodolfo92 22/12/2021

Li para o curso de Arquivologia. Contém uma escrita simples e trata de forma acessível sobre a área.

Dafne 19/04/2015

Para concursos públicos não foi satisfatório
Li a 3ª edição desse livro em 2010, aproximadamente, enquanto estudava para concursos públicos. Na época era muito difícil achar livros dessa matéria voltados para concursos. Acredito que a oferta de materiais tenha aumentado, mas não sei.
Para esse fim o livro não me ajudou muito.
Renata.Alves 10/11/2017minha estante
Esse livro ainda é o mais indicado pelas bancas no que se diz respeito à arquivologia.

Dafne 10/11/2017minha estante
Talvez eu não tive sorte, então...

Renata.Alves 11/11/2017minha estante
É um básico para concursos

gabriel 29/12/2021

Completo material sobre arquivologia

Este livrinho aqui foi uma mão na roda, senti a necessidade de estudar algo um pouco mais profundo para um concurso público e ele veio bem a calhar. O material é muito organizado, o texto é agradável e objetivo, e tudo transcorreu muito bem. Até me surpreendi o texto ser tão agradável, dado o caráter (aparentemente) árido do assunto.

Fiquei impressionado com a quantidade de métodos e de abordagens para lidar com arquivos, é um assunto sobre o qual eu apenas tinha uma leve ideia e que, no fundo, a gente acha que apenas o bom senso resolve. O livro mostra que não é bem assim e que é um assunto que precisa ser bem estudado e que conta com uma parte teórica importante.

A subtítulo "teoria e prática" não é enganação, realmente o texto sai da teoria e vai para a parte prática. Há capítulos sobre tipos de ficha, métodos de organização dos arquivos, até mesmo os móveis que podem ser utilizados são abordados. Ainda na parte prática, ela fala de restauração e conservação dos documentos, quais os métodos mais utilizados, os processos químicos, etc. É um material bem completo!

Acredito que, para quem vai estudar mais a fundo, há outros materiais mais detalhados, mas aqui ela dá uma "geral" que funciona como uma ótima introdução ao assunto. Evidentemente temas mais modernos não são abordados, pois o livro foi escrito nos anos 1980, com uma atualização em 1997 (que basicamente introduz um capítulo sobre informática), então cabe observar as atualizações que foram feitas desde então. De todo modo, para quem não conhece nada sobre arquivística, é um bom material.

Complementarei esta leitura com alguns materiais de apostila e provavelmente alguns vídeos, e acredito que agora vai ficar mais fácil de acompanhar estes outros materiais, com a base que o livro me deu. Além da obrigação prática para a prova, o assunto conseguiu me despertar algum interesse genuíno, o que é um feito e tanto.

É interessante também para ver como a informação é organizada fora do mundo digital. Como as pessoas encontravam as informações antes dos recursos do computador? O livro dá algumas respostas e mostra como isso era feito (com fichários, índices e métodos de organização). Mesmo hoje, existe muito documento em papel que precisa ser acondicionado, então os métodos ainda devem possuir bastante atualidade.

A nota é um tanto arbitrária, eu só não coloco cinco estrelas porque não é nenhum Grande Sertão: Veredas, ou qualquer coisa do tipo, só para diferenciá-lo de grandes obras literárias mesmo, mas pode ser interpretado como um cinco estrelas sem qualquer problema. Não encontrei nada que o desabone e é um material muito bem organizado e redigido.

Santos 23/09/2014

Arquivo Teoria e Pratica
O livro fala sobre varias tecnicas de arquivamento com exercicios para responder e com respostas de varias maneiras.

Rodrigo Santos

silva 23/09/2014

Arquivo teoria e prática
O livro fala de centros de documentação ou informação, origem, clissificação dos documentos, correspondência, sua classificação e caracterização, atividades de referência e outros.
Nome: Elismagna.