Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Jessi 25/04/2022

Bom, mas no final da um cansaço
O livro é divertido, muito engraçado tanto livro quanto filme são incríveis, mas la or ao final você já sabe o que vai acontecer o próprio nome do livro já fiz isso sabe!? O que o tona um pouco maçante, mas o que importa aqui é a ?psique? que o amado traz sobre a sociedade e a mulher em sua vida social e a sexualidade da mulher de seu desejos reprimidos, de suas necessidades que o ser humano, o respeito, honra social do contrato social entre nós homens, é o desejo de amar e ser amado carnalmente, a luta entre carne e espírito essa batalha que está em nós. O que óbvio, não deixou de ser machista em vários pontos do livro, tá gente!?

William LGZ 20/04/2022

O mais divertido de Jorge Amado
Dona Flor e Seus Dois Maridos não é o meu favorito entre os livros que li de Jorge Amado mas definitivamente está em pé de igualdade com o melhor! Sua história é maravilhosa, eu ri demais e me encantei bastante durante o seu desenrolar.

O romance que há nesta obra pra mim foi o melhor entre todos do autor, sendo construído de forma primorosa e recheado de situações divertidíssimas onde, mesmo com o forte tom de comédia, há muitas passagens para nos fazer refletir sobre a sociedade daquela época e mesmo pautas em alta nos dias de hoje como monogamia x poligamia.

E o que dizer dos personagens principais? Perfeitos. Mesmo os secundários que não foram muito bem aprofundados tiveram ao menos alguma cena ou frase que me marcou de alguma forma.

Enfim, posso ficar por horas rasgando elogios à este trabalho que ainda não será o suficiente. Então vamos logo à finalização: eu o recomendo com todas minhas forças!
Alberto.Tisbita 22/08/2022minha estante
Olá! Estou buscando referências pra ter o primeiro contato com Jorge Amado e terminei esbarrando com esta excelente resenha. Qual é o seu favorito dele? Recomenda começar por aqui?

William LGZ 22/08/2022minha estante
E aí! O meu livro favorito de Jorge Amado entre uns 7 que li é "Mar Morto", porém ele tem uma pegada completamente diferente deste aqui e é bem mais dramático, diria que para começar a ler o autor a história de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que foi o 2° melhor pra mim, é uma excelente pedida!

Alberto.Tisbita 07/09/2022minha estante
Obrigado ?

Beatriz 08/04/2022

Dona flor e seus dois maridos
Chato! Não tem como falar outra coisa. Desculpa Jorge amado, sei que você é um grande autor e até gostei muito de capitães de areia e Gabriela, mas dona flor é muito lento, chato e enrolado. Eu sei que é uma coisa típica do Jorge amado ter várias subtramas e tals, mas é cansativo. Tem tantos personagens e histórias paralelas desnecessárias que incomoda e atrapalha o ritmo. Além disso a linguagem é muito difícil e regional. A história da dona flor é muito legal, porém o livro me decepcionou. Se você for começar a ler Jorge amado, aconselho começar por outro.

Fernando1355 02/04/2022

Trisal
Dona Flor e seus dois maridos é uma obra divertidíssima, onde acompanhamos a vida de Floripedes logo após a morte de seu primeiro marido.

Flávia 24/03/2022

Um retrato social crítico e humorado
A história viraria fácil uma produção de telenovela. Apesar da história se concentrar na vida de Dona Flor com seus dois maridos, Jorge Amado traz aos personagens coadjuvantes com riqueza de características, elucidando suas histórias, personalidades, feições e esteriótipos.
Jorge é capaz de pincelar tantas faces da sociedade e cultura baiana que faz sentir que estamos vivenciando a cidade da narrativa.
Uma história que apesar de fictícia, traz um retrato sócio cultural real de forma leve, crítica e humorada.
A religiosidade de matriz africana é explorada como forma de trazer o metafísico
e fantasia a história, que traz uma verdadeira dança dos dois mundos.
Como sempre Jorge Amado traz tantas camadas em suas histórias que as deixam densas em significado, aberta a significação particular do leitor.

Thainara Ramalho 22/03/2022

Dona flor e seus dois maridos
Jorge Amado, que baita escritor nós temos!
Leitura sensacional, li mais rápido do que imaginei que leria, simplesmente fantástico!
Está mais do que recomendada a leitura

Manu 07/02/2022

Eu MORRO de rir com Vadinho, principalmente no decorrer dos acontecimentos. Livro muito divertido, bem no estilo de Jorge Amado, com retratos muito interessantes de diferentes relações conjugais.

vanessamf 03/02/2022

Liberdade sexual ou prisão a estereótipos?
De modo geral, posso dizer que gostei bastante desse livro, o primeiro do autor que li, justamente por conta da sua brasilidade e bom humor.

Assim, foi muito interessante acompanhar todos os tipos de baianos, fossem ricos ou pobres, nativos ou estrangeiros, letrados ou ignorantes, bons ou mau caráteres.

No entanto, a obra é basicamente sobre sexualidade (especificamente sobre as necessidades sexuais da protagonista, Dona Flor). E, neste ponto, fiquei um pouco dividida a respeito de qual foi a real intenção de Jorge Amado.

Mas, seja qual for a proposta dele, penso que cada um pode interpretar da maneira que quiser.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/02/02/literatura-dona-flor-e-seus-dois-maridos/

Gustavo 31/01/2022

Vadinho da v#diagem
O que dizer de dona flor? Mulher tão forte e ao mesmo tempo tão dependente. A vida lhe deu dois opostos do qual ela vai de ponta a ponta e não se satisfaz em nenhum dos cantos, porém, só na literatura, na magia e no romance pra um corpo poder ocupar dois espaços diferentes ao mesmo tempo.
O que no início me desagradou acabou se tornando conversa leve de Jorge Amado, onde dona Flor une o Útil ao agradável... Como diz o próprio amado, "que safada" kkkkkk.
Adoro Jorge Amado, adoro tua escrita, que falta me fazia e eu nem sabia!
Só não dou 5 estrelas por conta da última trama do vadinho e os jogos assombrados envolvendo o Italiano, achei meio chato e que não tinha muito o que agregar na história

Camila.Felippio 30/01/2022

Dona Flor e seus dois maridos
Neste livro, Jorge Amado descreve com muitos detalhes a vida, principalmente, de Vadinho. Achei cansativa a narrativa e Dona Flor me parece ser apenas uma figurante. Esperava mais?

Suzane 29/01/2022

Livro sobre vadinho e não sobre dona flor
O jeito da escrita é bem gostoso, repleto de regionalismos e divertido. Porém ler essa história em 2022 complica. Entendo todo o contexto mas o autor se diverte muito com o vadinho e diminui o sentimento de dona flor, o que causa náuseas.

Elaine Messias 10/01/2022

Jorge Amado na melhor inspiração
Um delicioso passeio pelo comum e corriqueiro das famílias de classe média da época. A sogra com ganas de ser rica e poderosa por meio do casamento das filhas; a vizinha intrigueira. A outra vizinha que comanda a vida local. A vida do viciado em jogo, o anedótico dos mal entendidos que geram amigos. As homenagens a Dorival Caymmi, Carybé e Caldas. Comecei a ler ainda na Bahia, reconhecendo nos desconhecidos passantes cada personagem.

Vê Lemes 07/01/2022

Maravilhoso
Com um humor ímpar, numa escrita brasileiríssima muito cativante o autor conta a história de Flor, uma jovem guiada pelo amor, apaixonada, casa-se pela primeira vez. Um marido que não era bem o esperado, a fazia rir e chorar na mesma proporção. Eis que quis o destino que ficasse viúva. Passada boa parte da dor, causou-se novamente. O que faltava Num marido, sobrava noutro. Como duas partes de um todo. Saudosa de uma de suas metades, do Flor clama por seu amado perdido, e para sua surpresa, passa a ser atormentada por ele.
Um livro muito divertido, cheio de caricaturas nacionais e muito de sua cultura arraigado em suas páginas.