No Terceiro Dia, a Geada

No Terceiro Dia, a Geada John Marsden

Resenhas - No Terceiro Dia, a Geada

Mateus 16/10/2010

Quando já pensava que havia visto de tudo na série Amanhã, surge No Terceiro Dia, a Geada, o melhor de todos os livros até agora e aquele que mais me deixou prestes a ter um ataque cardíaco. A ação é reinante o tempo todo, e mais uma vez John Marsden não deixa nós leitores respirarmos em paz em nenhum segundo. Se qualquer pessoa possuía algum receio quanto a série, ao chegar neste terceiro livro todos os seus preconceitos são logo jogados por terra.

Mais uma vez, Ellie e seus amigos estão lutando para sobreviver. A luta constante pela sobrevivência se tornou um fato corriqueiro em suas vidas, e não podem bobear em nenhum momento. Um simples deslize poderá ser fatal para todos. Um passo em falso poderá significar sua ruína. O que mais conta em todos os momentos de suas existências são a fuga, a cautela e a defesa de seu país.

Este talvez seja o livro mais significativo de toda a série. A Baía do Sapateiro, um importante porto usado pelo exército inimigo, é um alvo que nosso bravo grupo tentará atacar. Se conseguem ou não, é o que vocês irão descobrir ao ler o livro. Ellie passa por maus bocados, maus bocados mesmo. Fome, frio, medo, solidão. É o que ela sofre durante um grande espaço de tempo. E mais a frente, todo o grupo sofre um golpe forte, um golpe que irá repercutir pelo resto de suas vidas.

Se em O Silêncio da Noite é mostrado a perda da inocência desse grupo de adolescentes, No Terceiro Dia, a Geada, é retratada as consequências que essa crueldade repentina causou na vida desse pobre grupo. Será que matar é o certo? Será que os invasores são o lado do mal, e os invadidos são o lado do bem? Quanto mais eu leio os acontecimentos do livro, mais sinto pena de todos os personagens, pois quem passou por tanta coisa como eles, nunca mais serão os mesmos.

Ellie percebe que "conhecimento é poder" é o maior lema que ela poderá usar durante esta guerra. Não importa quem é o mais fraco ou o mais forte, o mais bem armado ou o menos armado. O mais importante é aquele que possui o maior conhecimento. E conhecimento, pelo visto, é algo que o inimigo não possui muito, e é o que os invadidos possuem em abundância.

Gostei do que fiz na resenha do Silêncio da Noite, em que resumi os principais fatos do livro. Então aí vai: a volta de um amigo, explosões imensas, perigo constante, adeus a um estorvo, prisão excruciante, mais um adeus, a saída da pátria. Diferentemente de todos os outros livros da série, esse é o único até agora em que o fim não se passa no Inferno. E o final é um misto de tristeza, angústia e felicidade, que nos deixa ainda mais ávidos por Escuridão, Seja Minha Amiga. Que venha então mais um episódio dessa epopéia de grandes sobreviventes.
Jacqueline.Atae 08/12/2015minha estante
Muito bom a resenha!

MWeirich 30/08/2022

A caraaaa
Bom... O que dizer de um livro que considero perfeito?

O autor conseguiu trazer todas as mazelas da guerra de forma sutil e ao mesmo tempo impactante.

Nossos jovens heróis aparentemente ainda irão sofrer muito nesta saga que a vida deles se encontram, quantos traumas eles ainda desenvolverão? Por quantas dores passarão?

O livro ao meu ver é perfeito e traz o verdadeiro terror da guerra.

Jean Silva 16/05/2022

É surreal o quanto esses adolescentes não tem um mísero dia de paz nessa história toda. Eu não esperava o contrário, por causa da guerra que está ocorrendo e etc, mas MEU DEUS, em todos os livros até aqui eles conseguem fazer alguma baixa no adversário, mas depois vem uma desgraça sem precedentes, QUE INFERNO.
Esse livro foi, sem sombra de dúvidas, o que teve mais ação e momentos de aflição, não consegui parar de ler, a história toda foi muito envolvente. A Ellie é com certeza a principal personagem dessa história, e eu cada vez mais passo a me identificar com ela, indecisa e determinada ao mesmo tempo, vive mudando de opinião e etc. Acho que a linha de raciocínio e de personalidade que o autor desenvolveu nessa personagem faz a leitura do livro ser muito boa, a gente consegue entender as certezas e inseguranças de uma adolescente que de uma hora para outra precisou se adaptar a uma realidade muito diferente e cruel.
Não posso deixar de dizer o quanto fiquei emocionado com o final desse livro, já vi que literalmente não dá pra se apegar a nenhum personagem dessa série...

Shelly Migoto 01/01/2010

Esplendido...
simplesmente perfeitooo...a açao,aventura,romance,brigas tudo junto de um geito completamente diferente.
Eu tento me segurar para nao acabar com o livro muitoo rapido,mais chega uma hora que eu nao resisto e acabo com ele em questao de minutos!Recomendo a todos ...e nao vejo a hora de começar a ler o quarto dessa serie!:)
Helielton 23/06/2012minha estante
Por favor, já li o 1 e 2 da série mas não acho o 3 para ler. Se vc já leu me passa o resumo por favor!!!!

nishu 28/05/2021

AFOGUEI EM LÁGRIMAS
SÓ ACONTECEU DESGRAÇA, mas amei. Fazia tempo que não chorava por um final, mas digo chorar de chorar mesmo. A escrita continua ótima e nesse terceiro livro teve muuito mais ação e ação das boas. Nesse livro também vemos questões psicológicas e vamos afundando junto com a protagonista... Enfim, foi uma leitura muito boa, continuo amando essa saga e estou louca para o quarto, porque o final me deixou acabada e é assim que eu gosto. ?

Isabela.Finotti 02/06/2021

Sério, leiam essa série
Se o segundo livro da série foi um pouco mais parado, esse compensou e muito. Um livro recheado de ação e com um final de tirar o fôlego. Cada vez mais envolvida na história desse grupo de amigos.

Giovana Cardoso 29/08/2021

Ótimo
Até agora esse foi o melhor livro da série! Muita coisa aconteceu, fiquei chocada em algumas partes, mas é guerra, então temos que estar preparados para certos acontecimentos.

Italo 07/09/2009

Realmente muito bom
O terceiro livro da série, mantém a qualidade desde o primeiro livro. Continuo adorando o autor, e em especial, a qualidade com a qual ele trata as explosões. No primeiro livro, uma ponte. No segundo, uma rua. No terceiro, um navio. Os personagens estão crescendo bastante, e tem que lidar com várias coisas, como matar a sangue-frio. Um livro muito bom.

Biah @garotapaidegua 27/12/2010

"No Terceiro Dia, a Geada" se inicia muitas semanas após os acontecimentos que determinam o final do segundo livro da série. O grupo de jovens está imerso em tédio, o que Ellie considera pior do que o medo, pois "pelo menos quando estamos com medo o coração bate tão forte que sabemos que estamos vivos".
Para espantar o tédio o grupo resolve voltar à ativa e ir até a Baía do Sapateiro, um local de suma importância para os invasores. No caminho pra lá eles encontram um grupo de trabalho formado por prisioneiros e adivinha quem está entre os prisioneiros : o integrante perdido no livro 1! Depois de uma operação arriscada e que deixa mais marcas profundas nas almas dos jovens, eles conseguem resgata-lo e juntos se dirigem à Baía do Sapateiro para uma grande operação de sabotagem. Depois que o plano foi executado o grupo resolveu que precisava de férias (essa foi a parte mais sem sentido do livro) e uma coisa bem ruim acontece...

Chorei horrores no final do livro e me bateu uma depressão horrorosa. Chorei enquanto pensava no quanto é injusto certas coisas pelas quais as pessoas tem que passar, no quanto é injusto ter que matar pra sobreviver, no quanto é difícil tomar esse tipo de decisão e conviver com ela depois. Chorei pensando que deve ser mil vezes pior o que acontece numa guerra de verdade, que nem se compara com o que está escrito nesse livro. E depois fiquei morrendo de raiva de todo mundo, porque de algum jeito todos nos contribuímos pra que haja problemas como a pobreza no mundo e que as pessoas mais necessitadas tenham que fazer coisas horríveis pra tentar sobreviver. Ninguém deveria ter que tomar esse tipo de decisão que a personagem tomou, ninguém merece ter que tomar esse tipo de decisão.Foi preciso muita coragem, uma coragem que eu não sei se teria. Dói só de imaginar...

Eu escrevi esse desabafo ai de cima quando tinha acabado de ler o livro e estava sentindo como se tudo o que eu li tivesse sido realmente real. Mas acho que bons livros são assim: fazem você pensar no que faria se a situação descrita ali fosse real. Você arriscaria ou se entregaria? Mataria ou morreria? O que sua consciência diria? Enfim..esse livro é muito bom mesmo. Uma leitura super recomendada.

Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com

JP Schneider 17/12/2023

Se tivessem ficado no Inferno, teriam sofrido menos...
Era melhor terem ficado no Inferno, teriam sofrido bem menos. Ao saírem de lá, mal sabiam que o verdadeiro inferno estava por vir.

Este foi o melhor livro disparado até agora. Se no livro passado passam pela perda da inocência, aqui passam pelas consequências de suas escolhas. Este livro gira em torno do ataque à Baía do Sapateiro, um importante porto para uso dos invasores.

Novamente Ellie e Cia passam por poucas e boas, conseguem planejar muito bem todo o ataque, mesmo tendo êxito, acabam sendo capturadas. Se encontram com o Major Harvey, senti o ódio que a Ellie sentiu quando o viu de novo.

Não esperava essa morte no final, mostra que o autor não tem dó de seus protagonistas. @ morreu para salvar os demais, foi um baita ato de coragem. Como disse que não sabia oq estava por vir, ainda mantenho a opinião.

Ju 03/04/2021

Bom!
A história deu uma caída se comparada aos 2 primeiros livros, mas continua muito boa. A marca registrada dessa série é justamente uma leitura rápida e que te prende e isso foi feito muito bem nesse livro. Vale a pena a leitura.

Cassia Carina 21/04/2021

É o melhor até agora. Muita ação. Eles foram obrigados a aprender a se defender . Inteligentes e uma organização de grupo .

Psychobooks 18/07/2011

Depois de muita ação ao final do segundo livro, Ellie e seus amigos estão imersos em tédio. E para acabar com isso, nada melhor que planejar o próximo ataque, que é o mais arriscado que eles já tentaram. Wirrawee deixa de ser o cenário principal e eles vão em direção à Baía do Sapateiro, no meio do caminho, eles encontram uma pessoa (que tinha saído de cena no final do primeiro livro) e fazem de tudo para que ela possa prosseguir com eles e devo avisar que não foi nada fácil, meu coração quase saíu pela boca!

Com a colonização em rápida expansão, eles tem cada vez menos lugares para se esconder, como consequência, eles estão mais próximos aos soldados. O plano de ataque dessa vez é MUITO ousado, a princípio com várias falhas, mas como sempre, eles conseguem realizar o que pretendem com algumas intercorrências e com uma ajudinha da sorte tudo é resolvido.

Um dos pontos fortes da narrativa dessa série é o amadurecimento dos personagens de forma gradual, eles não deixam de ser adolescentes da noite para o dia, mesmo com o peso da consequência de tudo o que já fizeram desde o início da invasão. O autor consegue escrever de uma forma que os ataques e mortes não soem banalizados e mostra como tudo isso mudou psicologicamente cada integrante do grupo. O que mais gosto é que tudo o que foi escrito é bem próximo ao real, nada tem uma resposta fácil, nem tudo sai conforme o planejado, eles se arriscam, tem que colocar a cabeça para funcionar, lutar, se arrepender, lidar com perdas e ganhos.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/03/resenhasorteio-amanha-no-terceiro-dia.html

Nathalia184 29/06/2022

E a série continua interessante.
Terceiro livro dessa saga e é interessante ver como as coisas estão desenvolvendo.
Porém, algumas coisas estão repetitivas ma narrativa e eu espero que isso mude nos próximos volume. (Não aguento mais a Ellie tendo grandes revelações de que estão agindo como adulto, a gente ja percebeu isso e o autor ficar repetindo toda hora é meio cansativo).