De cara com o espelho

De cara com o espelho Leonor Corrêa

Resenhas - De cara com o espelho

camille_lbto 01/09/2020

Assunto importante, mas o livro tem alguns problemas
Eu li esse livro quando criança na escola e recentemente o achei e quis reler. É um livro leve, que aborda um tema importante e necessário, mas tem alguns problemas... percebi que o livro fala muito sobre "cabelo ruim" se referindo ao cabelo crespo. tem uma história que ainda fala sobre a mãe de uma menina que, quando jovem, tinha "cabelos ruins" e que fazia touca para alisar... isso é um grande problema. não adianta nada tentar abordar um assunto, tentar acabar com o preconceito e promover a conscientização sendo preconceituoso. Com certeza crianças que tem cabelo crespo lerão esse livro, talvez não percebam isso, mas talvez percebam. de qualquer forma, isso só reforça em suas cabecinhas que seus cabelos são """feios""" e que devem se submeter a procedimentos só pra ficarem ""bonitos""; Um pensamento extremamente errado e que precisa ser combatido

Bit 09/03/2011

Primeira dor de amor, vaidade, fome de raiva, força de vontade, amor próprio, beleza e bom senso são alguns dos ingredientes de 'De cara com o espelho', uma coletânea de situações vividas e ouvidas por Leonor Corrêa ao longo de 40 anos de obesidade. A autora convida os jovens a analisar, com muito bom humor, os mitos sobre a obesidade infantil e indica caminhos para a uma vida melhor, sem preconceito, sem neurose, estresse e com muita saúde e alto astral. Para Leonor, o problema não é ser magro, gordo, usar óculos ou não, ter espinhas no rosto ou aparelho nos dentes. O ruim é achar que isso faz uma pessoa ser menos que as outras - beleza não é garantia de felicidade.

vick 17/11/2011

*O livro relata por meio de crônicas a preocupação com a imagem.
A beleza física está sendo super valorizada, devido ao culto ao corpo e a busca pelo corpo perfeito, cabelo perfeito, enfim, a perfeição. Porém a beleza não se torna uma garantia de alegria e felicidade. Para Leonor Corrêa, não tem problema em ser gordo, magro, ter espinhas, usar óculos ou ter aparelho nos dentes. Mas o problema e se achar inferior aos outros diante desses fatos e se sentir pior.