Gol de padre

Gol de padre Sérgio Porto

Resenhas - Gol de padre

Antonio Maluco 27/11/2023

Crônicas
O livro conta histórias de vários personagens que são brasileiros em crônicas de um grande escritor

Mr. Jonas 06/02/2018

Gol de Padre e outras crônicas
Sobre o autor
Stanislaw Ponte Preta era o pseudônimo do jornalista Sérgio Porto, jornalista e escritor. Seu personagem acabou tendo personalidade própria e um jeito muito peculiar de conversar com o público, usando uma linguagem leve e descontraída. Sua obra inspirou a criação do jornal ?O Pasquim?, criado por amigos jornalistas em sua homenagem após sua morte.

Importância do livro
Gol de Padre e outras crônicas é uma coletânea de crônicas de Sérgio Porto. As crônicas apresentam uma linguagem simples e histórias do cotidiano como tema. As histórias são sempre contadas com humor e ironia. De forma irreverente, os escritos de Porto representam o retrato de sua época: o Rio de Janeiro da década de 60.

Erivaldo.Araujo 05/09/2015

Mundo da Crônica
Em Gol de Padre e Outras Crônicas, encontramos a caracterização de tipos comuns: o adulto que se permite ter um instante de menino, recordando sua infância; o marido adúltero que acredita estar enganando, mas descobre que também está sendo enganado; o grupo de amigos que fica no bar até tarde e leva bronca quando chega a casa, entre outros. Com histórias do cotidiano o autor constrói um interessante panorama da sociedade em geral.

Os personagens das crônicas de Stanislaw Ponte Preta são caracterizados de forma bastante superficial, muitos não chegam a receber um nome, só sabemos o suficiente para entender as histórias. Por isso, em muita das crônicas, dizemos que o narrador executa as ações, pois seu nome, muitas vezes, não é relevado. Por tratar-se de narrativas muito curtas, o foco das histórias não é a construção dos personagens, mas sim a situação.

Por trás das histórias cheias de humor, havia uma crítica à política e ao moralismo vigente na sociedade da época. Através de sua narrativa, as situações comuns vividas no dia a dia ganham um olhar peculiar, o que faz o leitor rir e ao mesmo tempo questionar a realidade. Suas críticas são feitas com humor e ironia, o que proporciona uma leitura descontraída, mas que revela muito sobre as questões sociais e psicológicas da cidade do Rio de Janeiro nos 60.

A falta de profunda caracterização dos personagens é comum ao estilo de narrativa breve, como a crônica. Isso se dá porque o foco neste tipo de narrativa está na situação apresentada. Ao final da história, podemos observar uma moral, uma mensagem que o autor deseja transmitir: seja a de não deixar morrer o lado criança que existe em cada adulto, mostrar que aquele que se acha esperto pode se surpreender ou fazer uma crítica ao funcionalismo público.

HD 10/05/2013

O livro é engraçado e cheio de contos um deles é a da "velhinha na motocicleta"
Uma velhinha, que todo dia passava numa avenida com uma moto e um saco cheio de areia e pagava pedagio, o guarda reparava, mais nunca parava a velhinha, um dia ele parou e perguntou
O que vc ontrabandeanda velha, todo dia vc passa por aqui, o que tem dentro desse saco,
a velha respondeu
Tem areia
o guarda ao se certificar, que era areia, falou
Poxa mais me fale eu num conto a niguem, o que vc contrabadeia é areia ?
A velha rio e respondeu
Não seu guarda, mais se vc jura que num vai contar vou lhe dizer, eu contrabandeo motocicletas !

deborah f. 06/12/2010

O padre tinha uma grande vontade de voltar a ser criança, para poder voltar a jogar futebol. Ele resolve jogar uma partida com os alunos do colégio por alguns minutos se fez um eterno adolescente.