Dinheiro

Dinheiro José Eduardo de Carvalho

Resenhas - Dinheiro

Arthur 15/07/2021

Futebol moderno, futebol mercado.
No terceiro volume da coleção "150 anos de futebol", José Eduardo de Carvalho trata da influência do dinheiro no futebol, criando uma nova categoria quase alheia ao jogo: o futebol mercado.
O futebol mercado, nascido dos robustos patrocínios e do surgimento dos "mecenas" aumenta o abismo esportivo entre clubes maiores e menores, mas provoca um fenômeno ainda pior: a elitização dos estádios, excluindo grande parcela da população dos eventos esportivos e prejudicando parte importante do jogo, que é a participação da torcida.
Mais um bom volume da coleção.

Fael 13/07/2021

O dinheiro comprou a essência do futebol?
O prefácio que se inicia com a frase ?o futebol é inviável sem dinheiro? me deu ânsia. Obviamente que sei da extrema importância do dinheiro no futebol e em todos os aspectos da vida atualmente, porém é essa mesma naturalização do dinheiro como parte integrante quase que anatômica das nossas vidas que faz o consumismo de tudo, inclusive do futebol, caminhar para um caminho supostamente irremediável.

O autor apresenta diversos pontos interessantes sobre a imersão do dinheiro no futebol, começando na construção dos estádios europeus no final do século XIX e os sul-americanos no começo do XX. Com o marketing, a publicidade e a intensa industrialização cultural que o futebol passou no quartel final do século XX, o dinheiro passou a ser quase que o protagonista das relações futebolísticas, ganhando notoriedade até nas calorosas conversas de bar, onde o patrocínio maior do seu clube diante do rival, a cota da televisão e a premiação de determinado campeonato valem mais do que o próprio título.

Acredito, mesmo parecendo utópico, em mundo futebolístico que insira limites para movimentações financeiras. Obviamente que isso gera uma ampla discussão, principalmente em um teor negativo a proposta por conta dos clubes mais ricos (provavelmente pelos jogadores mais bem pagos também), porém é mais do que necessário uma avaliação do caminho percorrido pelo futebol nas últimas décadas.

Isso se apresenta viável no cenário atual?
Aparentemente, e infelizmente, não.