A história de Cândido Urbano Urubu

A história de Cândido Urbano Urubu Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - A história de Cândido Urbano Urubu

João 02/09/2023

Candido Urbano Urubu
Eu realmente não esperava que esse livro fosse trazer críticas boas, mas na realidade esse foi o ponto principal do livro! Amei como o autor conseguiu trazer várias críticas em relação ao modo como vivemos atualmente, satirizando pontos cruciais da nossa sociedade atual.

Halisson 09/08/2010

Muito bom e prazeroso de ler. O autor aborda de uma forma muito interessante e cômica(bastante cômica na minha opinião)os problemas de nossa sociedade atual. Como o desmatamento desenfreado e junto com ele o avanço das grandes metrópoles, o desemprego, a poluição.Há também a abordagem de temas como o preconceito e a pobreza,onde a realidade e a ficção se contrastam. Uma história onde animais podem falar e conviver com seres humanos, a história ficou muito mais interessante por conta dessa relação. O que mais me interessou foi a forma que o autor criticou algumas atitudes do ser humano e da sociedade. Eu não achava que ia ser tão bom ;)

z..... 12/04/2020

Um curioso urubu, pobre e com percepção de fracassado em seu contexto (como na incapacidade de voar), em busca de seus sonhos, ou fantasias, relacionados a ida para a cidade e consequente descoberta e desfrute de vida tida como razão existencial.
É uma metáfora, envolvendo fatores como êxodo rural, ingenuidade, esperança no desconhecido e busca da felicidade.
Caminho cheio de revelações onde confronta seu idealismo com a realidade, descobrindo coisas como a ganância, a poluição e os interesses egoístas entre os homens.

Selecionei a obra pelo título, após leitura de Voltaire, supondo que seu Cândido teria correlações com o Cândido Urubu.
Não sei se esteve nas inspirações do autor, mas com um pouco de criatividade, e forçação de barra, dá para traçar paralelo.

Tal qual o famoso Cândido, iludido num doutrinamento de otimismo em que tudo o que existe tem perfeição e expressa-se da melhor forma possível em todos os acontecimentos, o singelo urubu também é iludido num ideal de perfeição e felicidade que encontraria no cotidiano da cidade.
E tal qual o famoso, a iludida ave tem experiências e descobertas que levam a outras conclusões, redirecionando objetivos.

Entre as experiências do Cândido Urubu, o trabalho num tal Censo da Felicidade, onde suas pesquisas o levam a percepção do materialismo egoísta. Curiosamente acaba se tornando alvo dessa disposição, diante de extinção de animais na sociedade e sobrar para ele o alvo da ganância na venda de animais.

O livro tem esse direcionamento, de revelações da realidade diante da ingenuidade. Obviamente, em histórias inusitadas e surreais, mas com inspirações realistas.

Vou encerrar com aspecto que não curti.
No início o autor apresenta duas histórias num contexto de interesse a seus intentos de exposição da ignorância, em que usa Jesus Cristo como personagem em conotação desrespeitosa e blasfema para a mentira, a malandragem e o egoísmo. Disposição arrogante, em desprezo ao Senhor para querer impactar se exaltando em suas pretensões. Desnecessário e nocivo para si mesmo.

Leitura na quarentena.
Domingo de Páscoa!

Tripode 15/01/2009

Parece Infantil
O livro parece uma história infantil, e na verdade até é, mas se pararmos para ler com atenção veremos que o livro usa uma linguagem muito metafórica usando os animais para representar pessoas, países e organizações. Vale a pena!

Paccelli 13/02/2009

Tinha de ser
...o Novaes. Nossa versão tupiniquim para Fernão Capelo Gaivota... que aqui é um urubu;;; kkkkkkkkkkkkk... muito bom mesmo... em tempo... o Fernão Capelo deve estar despenando puto da vida....kkkk

Raquel Lima 19/03/2009

Fernão Capelo Gaivota deveria conhece-lo !...rsrsr...Muito bons!Contos sobre a realidade política e social. Com muito bom humor e inteligência.

silastorres 15/01/2010

PERFEITO
um dos livros mais gostosos que já li, é interessante, inteligente, encantador e NADA intediante. É uma história inteligente e muito engraçada, com criticas sociais e diversas alegorias. PERFEITO!

Gladston Mamede 30/11/2017

Li quando ainda estava no primeiro grau, ou seja, há muuuuuuitoooo tempo. Mas não me esquecerei jamais do quanto aquele garoto, eu, amou esse livro. Li com gosto.

Deise 10/08/2020

Para te fazer pensar
A obra se trata de uma enfática crítica social a atual sociedade capitalista nos seus mais amplos aspectos e recortes, utilizando do mais sarcástico humor. Através das vivências de Cândido, um uburu que quer ser gente, o autor explora desde padrões alimentares, relações líquidas á problemas ambientais mundiais de um mundo onde o verde se encontra a cada dia mais escasso e distante dos grandes centros urbanos. O autor nos faz questionar enfaticamente toda a estrutura de um país absurdamemte desigual, onde alguns indivíduos são mais beneficiados socialmente que outros apenas pela sua posição mais elevada em uma escala social onde tão poucos tem muito e muitos tem tão pouco. Dessa forma, o livro nos faz questionar se o rumo de nosso desenvolvimento industrial vai em direção a uma sociedade sustentável, democrática, igualitária e humanizada ou a aniquilação mutua dos recursos naturais, do que nos torna humanos e de nossa própria existência.

Veri 28/03/2024

Bonitinho
A história de Cândido Urbano, o urubu que queria morar na cidade é bonitinha. Na certa em 1975 tinha uma conotação politica, mas eu confesso que não consegui captar tudo.

Mas o dilema cidade x natureza já estava lá, 50 anos atrás.