A Economia da Desigualdade

Resenhas - A Economia da Desigualdade

Mauricio.Alcides 18/02/2016

Piketty sendo Pyketty
Piketty sendo Pyketty

Em A economia da desigualdade Piketty nos bombardeia com dados e analises empíricas sobre a desigualdade em sua terra natal, sempre a comparando com outras nações (EUA e Inglaterra) Pyketty tem a seu favor o fato de organizar dados como ninguém e contra o fato de que escreve para economistas.

É uma ótima obra, não tem e nem anseia ter a densidade de seu clássico “O Capital” mas apresenta uma leva de bons estudos que corroboraram para a construção do seu ponto de vista.

Nota: 8,8

PS: Não recomendado para quem não tem uma base mínima de estudos económicos, apesar de não ser complexo como Minsky não é tão didáctico quanto Krugman.

PS2: Piketty deve ser dos grandes economistas o mais esquerdistas, mas julga-lo um Marxista demonstra total falta de conhecimento sobre Piketty e sobre Marx.
Lala 31/01/2018minha estante
A Melhor resenha, além de explicativa é informativa, Obrigada.

Ernani.Tatsuno 22/04/2015

A economia da desigualdade
O livro A economia da desigualdade (2015), de Thomas Pikkety, chama atenção quando o autor levanta algumas questões como: “quais são as ordens de grandeza da desigualdade contemporânea?” ou “a desigualdade que separa os pobres dos ricos em determinado pais pode ser medida por uma faixa de renda que vai de um a dois, um a dez ou um a cem?”

Estas são questões que algumas pessoas têm vontade de saber, mas não sabem a quem perguntar. Na obra, essas e outras questões são explicadas de maneira coerente e, muitas vezes, até repetidas para melhor entendimento de determinado assunto. Piketty destrincha gráficos, tabelas e referências ao citar outros autores, pesquisadores ou economistas para abordar os assuntos e seu ponto de vista. Isso faz com que fique impossível não entender o que é a economia da desigualdade.

Fica claro o que o New Republic ˂http://www.newrepublic.com˃ quis expressar quando disse que “Thomas Piketty não é só um economista brilhante; é um contador de histórias fantástico”, ao retratar as desigualdades no tempo e espaço (p. 24). E mensura o fenômeno da progressão dos padrões de vida durante o último século capitalista. Sem contar outros assuntos importantes como a concentração de capital, as maneiras mais eficientes de se realizar alguma distribuição fiscal, que aborda, como se fosse uma aula de economia. Aula essa que todos deveriam, por obrigação, ter com Thomas Pikkety.

site: https://fatecitaqua.wordpress.com/2015/04/18/resenha-sobre-a-economia-da-desigualdade/
fabio.bassan.37 17/09/2015minha estante
Ele se distancia tanto de autores como Alexandre Versignassi e Laurentino Gomes na forma de abordar o tema didático e/ou técnico?

Gustavo 17/08/2015

Decepcionante.
Indicado para economistas e pessoas da área. Muitos termos técnicos, números e gráficos. Tinha a expectativa que Piketty traria histórias, "mastigaria" o tema de forma interessante para aqueles mais leigos, mas não é o caso.

Léia Viana 28/10/2019

Livro técnico
Antes de dizer o que eu achei desse livro eu preciso deixar bem claro que comprei o livro pelo título. Sempre quis entender a questão da desigualdade, principalmente do nosso país, e quando vi o título comprei.

Entretanto eu gostaria de ler mais algo voltado para a nossa realidade, o nosso país, sobre a nossa crescente desigualdade e o livro é bem mais técnico que eu poderia supor. Além de ser voltado mais para a economia francesa e fazer um comparatismo com os países da OCDE (Noruega Suécia Dinamarca Holanda Bélgica Itália e Alemanha) mas o livro é bom.

Gostei muito da abertura que ele coloca em destaque as duas posições políticas: a posição liberal de direita e a posição tradicional da esquerda. Ou seja de um lado temos os socialistas do século 19 e a prática sindical que afirma que somente as lutas sociais e políticas são capazes de atenuar a miséria dos menos favorecidos, produzida pelo sistema capitalista, e do outro lado tem a abordagem da posição liberal de direita que afirma que só as forças do mercado, a iniciativa individual e o aumento da produtividade possibilitam no longo prazo uma melhora efetiva da renda e das condições de vida em particular os mais desfavorecidos.

É difícil avaliar um livro como esse porque não sou formada em economia, apesar de gostar muito da matéria e até hoje me manter atualizada dentro do nosso cenário político econômico. Mas é importante frisar que eu me mantenho atualizada como uma cidadã e não com uma estudante e o livro emtem uma abordagem muito mais para estudo do que apenas para satisfazer uma curiosidade de leitora Além disso, não é um livro indicado para todos porque ele traz muitos conceitos de economias tabelas e cálculos, podendo prejudicar o melhor entendimento da leitura para quem é leigo no assunto (economia).

Marcelon 14/06/2020

A Desigualdade explicada
Obra extremamente explicativa sobre os mecanismos da Desigualdade Econômica no mundo. As perspectivas que ele levanta, porém, não deixam dúvidas quanto às posições políticas e suas soluções estruturais para a desigualdade.

Rafael.Gomes 28/08/2022

Muito técnico
O livro é muito técnico e cheio de dados. Não era o que eu esperava. De qualquer forma, há elementos interessantes.

Trecho:

A desigualdade é, muitas vezes, produto de um discurso dominante que, ao insistir nas praças oportunidades de ascensão social dos membros de alguns grupos desfavorecidos, termina por desistimulá-los e por autorrealizar-se.

Welington.Alves 22/10/2016

Não é básico
Apesar de ser um livro curto e muito bem escrito, acredito que pessoas sem conhecimento básico de Economia devem ter alguma dificuldade de compreensão de alguns tópicos citados por Piketty.
Para quem teve aulas ou é estudante dessas áreas a leitura será rica.
O autor demonstra, através de diversos estudos, a forma como a desigualdade capital-trabalho vêm se mantendo ao longo dos séculos, o que nos leva a pensar em formas mais justas de distribuição de renda, no mínimo, ou em outro sistema de organização econômica que supere o capitalismo.

Daniel Gama 22/09/2019

No primeiro capítulo do livro, o autor traz alguns dados interessantes das desigualdades na França e sua evolução histórica, sempre comparando com outros países Ocidentais.
Já no segundo e terceiro capítulos, o autor aborda a desigualdade da relação capital-trabalho e da desigualde dos salários (renda do trabalho), analisando mecanismos de redistribuição que preservem ao máximo a função alocativa dos preços.
Por fim, no quarto capítulo, são abordados mecanismos de redistribuição fiscal, além de políticas sociais como seguro-desemprego, salário mínimo, grades salariais, etc.

Ótimo livro para compreender a importância do sistema tributário, sobretudo em um país altamente desigual como o Brasil. Nos faz compreender que é no sistema tributário que está a saída para uma sociedade mais justa.

Camila 13/05/2023

Um pouco técnico demais para leigos em economia.
Desbravar essa obra foi um desafio da doutoranda aqui. Li a amostra do Kindle e achei que dava para encarar. O livro é dividido em 4 partes e confesso que tirando a introdução e os dois primeiros capítulos, a leitura foi um pouco pesada e técnica demais. Não estou tão familiarizada com conceitos econômicos específicos e Piketty parece engrenar uma quinta marcha do capítulo três para frente que me custou muitas releituras. A leitura pelo Kindle também não ajuda a compreender os inúmeros gráficos que o autor traz na obra. O vai e vem cansa e desisti de entender determinados esquemas apresentados mais para o fim. No geral, recomendo o livro para leitores mais familiarizados com a temática ou que estejam fazendo pesquisa. Aproveitei bastante coisa do início do livro para minha tese.

Mauricio 31/12/2017

Otimo livro porém requer um previo conhecimento basico.. a leitura nao e pesada o livro nao e grande so alguns termos mais tecnicos que requerem um conhecimento previo.

Thiago Soares 26/12/2020

Entender o passado pra prever o futuro.
O livro tem uma linguagem em muitos momentos mais técnica, mas expões dados sobre como a desigualdade se forma e como em cada país ela possui aspectos diferentes, maiores ou menores, e quais os pontos sensíveis. Entender o passado nos faz prever o futuro."

Bruno.Defaveri 02/06/2021

Complemento livro anterior
O livro traz novas informações, como complemento das passadas no livro o capital do século xxi

Ilmo 25/03/2024

Para quem entende um pouco de economia o livro trás bons dados e conhecimentos. Aos não tão familiares, pode ser uma leitura um pouco densa.