As Dores do Mundo

As Dores do Mundo Arthur Schopenhauer

Resenhas - Dores do Mundo

Luiz358 05/04/2024

Livro que todos deveriam ler.
Entrei em um hiato literário, voltei ao hábito de ler com esse livro. Mesmo demorando um bocado para terminar, consegui aproveitá-lo bastante. Alguns podem achar o autor pessimista, mas eu já acho que o mesmo é muito realista, isso sim. O livro que eu mais grifei, com certeza. Vale muito a pena, para refletir.

luciamorim 29/03/2024

A visão pessimista dele é bastante sinistra, realmente trás a tona as dores do mundo na qual não conseguimos engolir tal realidade. Trás uma tristeza bem difícil, pois é inevitável não questionar a vida enquanto você ler as dores que ele te joga.

Tirando o capítulo onde ele "esboça sobre as mulheres" (me trouxe muita curiosidade de como ele chegou a ter esse pensamento) Trás muito aprendizado.

Não aconselho ler se você tem gatilhos sobre a vida.

"Se a nossa existência não tem por fim imediato a dor, pode-se dizer que não tem razão alguma de ser no mundo. Porque é absurdo admitir que a dor sem fim que nasce da miséria inerente à vida e enche o mundo seja apenas um puro acidente, e não o próprio fim. Cada desgraça particular parece, é certo, uma exceção, mas a desgraça geral é a regra."

Kemilly85 16/03/2024

Livro profundo
A felicidade, portanto, está sempre no futuro ou no passado, e o presente é como uma pequena nuvem sombria que o vento impele sobre a planície cheia de sol; diante dela, atrás dela, tudo é luminoso, só ela projeta sempre uma sombra.

- As Dores do Mundo

leticiagnunes 26/02/2024

Pensamentos filósofos e misoginia
Esse livro basicamente resume e introduz ao pensamento de Schopenhauer, e é um pacote completo de pensamento deste filósofo, pensamentos de machismo horrendo e difíceis de ler,e defesa à vida animal, um livro que realmente resume sua filosofia pessimista.
Em vários pontos dessa obra ele trabalha diversos temas, em " o amor" diz que é caracterizado como puro interesse sexual para reprodução. Schopenhauer afirma que o amor nada mais é do que uma máscara para o desejo que se possui de produzir descendentes. Toda a humanidade caminha em prol dos seres vindouros e, mesmo que não se tenha consciência, amar alguém é sempre decidir pelo bem de seu sucessor.
Mas onde realmente me chocou e quase desisti da leitura foi suas falas em "esboço acerca das mulheres", ele falou tanta asneira que revelou muito além do preconceito do passado, nele ele literalmente descreveu a mulher como um ser inferior ao homem e que seu papel era servir. Foi algo extremamente desconfortável de ler, e ele parecia realmente ter um ódio particular com o gênero feminino, e em especial as mulheres europeias, então tive que pesquisar um pouco por fora de onde vinha tanto esse ódio.
Aparentemente sua vida foi repleta de relação ruins com as mulheres, desde de sua mãe até seus relacionamentos fracassados, o principal é que no seu tempo já havia mulheres que lutavam contra os papéis propostos pra elas em sua sociedade, e mulheres que não seguiam esse papel, ele permaneceu até o fim da sua vida com a crença da mulher inferior, e nunca retratou esse pensamento.
É por esse motivo que não recomendo esse livro, sua filosofia sobre o mal ser a única coisa certa na vida é interessante, mas o seu desprezo pela mulher o torna a última coisa que quero ler. (Sério, tudo que ele falou das mulheres é encontrado por podcasts de homens que justamente falam mal das mulheres hoje em dia, um fenômeno um tanto curioso). Enfim, sinto que perdi meu tempo nessa leitura, eu peguei esse livro para ler por causa do título, e me surpreendi negativamente com os pensamentos desse homem, algo que nem a época que foi escrita justifica

islbeisa 05/02/2024

? Se não existissem cães, não gostaria de viver.
Foi uma leitura muito fácil de se entender, ver tudo pela perspectiva de outra pessoa foi muito interessante. Recomendo esse livro até pra quem tá começando a ler sobre esse autor, pois neste vem uma biografia dele completa onde se entende o porquê dele ter uma visão tão niilista sobre a vida, apesar de alguns capítulos serem bem difíceis de ler pois as opiniões do autor para o momento atual não cabem mais, como o seu pensamento sobre as mulheres. O livro, diante de várias reflexões me fez refletir também: Como se pode querer uma visão boa e feliz sobre a vida, se a mesma te fez sofrer?

Dumalis 30/01/2024

Ufa
De fato é uma obra onde tem muuuita reflexão e verdades, porém o autor é de uma época que traz opiniões (como é o caso da reflexão voltada para as mulheres) que me fizeram querer parar de ler, de tão enorme o absurdo!
Mas eu tento compreender a época e tirando a parte ruim, a parte boa vale a pena ser lida!

Tuturu 04/01/2024

A visão pessimista de mundo do Schopenhauer pode soar sombria e pouco útil para a vida, mas quando se para para analisar pode-se tirar boas notas dela. É uma perspectiva um tanto quanto triste, mas pode te ensinar a encarar o mundo de outra forma. Uma vez superado o problema que ela acompanha, pode até mesmo ser bonita. Em resumo...

"Querer é essencialmente é essencialmente sofrer, e como o viver é querer, toda a existência é essencialmente dor. Quanto mais ávido for o ser, mais sofre".

O sofrimento é um traço adjunto da condição humana. Viver é essencialmente sofrer. Este sofrimento só irá acabar verdadeiramente na morte. Por pior que possa possa parecer, o sofrimento é uma característica fundamental da vida; uma condição necessária para a sua existência. O grande dilema da vida é encontrar uma forma de combater este sofrimento e encarar o absurdo.

Mário 03/01/2024

Sincerão
Embora com algumas opiniões intragáveis à realidade atual, especialmente em relação ao valor social conferido às mulheres, não se pode negar a extraordinária capacidade do Autor de compreender e traduzir as leis da vida e sociais, os dogmas, crenças e comportamentos individuais, tudo de uma maneira direta e extraordinariamente ácida.

jonesygirl 15/12/2023

Interessante
As colocações dele são bastante interessantes em tópicos específicos. sobre mulheres, é claro, misoginia. concordei bastante com as colocações sobre a religião e moral, mas agora sobre amor não fez muito sentido racionalizar emoção e sentimentos... uma leitura fácil e interessante, valeu a pena

gabiomg 06/12/2023

Que reflexões sensacionais, MAS?
Esse livro me promoveu reflexões sensacionais, de precisar ler várias vezes as mesmas páginas para entender e refletir melhor sobre todas os conceitos. Schopenhauer era com certeza um homem de uma magnitude reflexiva gigantesca, PORÉM, que machista desgraçadooooooooo, faltou muito pouco para eu parar a leitura deste livro e quase não consegui ler o capítulo sobre as mulheres, de tão desprezível e machista sua colocações sobre as mulheres.

M. Lima 10/11/2023

As dores do mundo - Schopenhauer
Bom livro, bem dividido em temas e capítulos de fácil leitura. A tradução é maravilhosa, a gente até pensa que Schopenhauer não era tão pessimista assim, mas não se engane. Vale muito a leitura para conhecer mais o pensamento deste filósofo.

Lizzie06 22/10/2023

Eu já não bato bem, com um livro desses fiquei pior
Reflexões que talvez eu não estava pronta para ler e para entender, porém fiquei muito intrigada então foi bom ter alguns dos meus sentimentos mais escondidos escritos de forma clara e bem representada

Cleany 21/09/2023

Como pode um homem ter um pensamento tão interessante em tantos aspectos mas um desprezo tão grande pelas mulheres que faz toda a sua coerência sair voando pela janela no momento em que ele se dispõe a falar sobre elas? o "esboço acerca das mulheres" é horrendo.
Gigiðð¤ 13/10/2023minha estante
Obrigada pela indicação, tô estudando Schopenhauer e no momento gosto dele