O Retorno e Terno

O Retorno e Terno Rubem Alves

Resenhas - O Retorno e Terno

Adriel Alves 20/02/2020

Leitura para degustar
Quando li O Retorno e Terno o saboreei bem, li lentamente para me aprofundar nas entrelinhas do Rubem. Este livro foi feito para se ler a qualquer momento, pois sua leitura leve se encaixa em qualquer hora e lugar. O Rubem é expert em trazer um sorrisinho para nosso rosto com suas histórias e em O Retorno e Terno não é diferente, vale cada página lida.

Magda14 13/09/2020

Pense num livro gostoso de ler! É uma coletânea de crônicas que falam de temas recorrentes na nossa vida, como o amor, a sabedoria, a dor e a alegria. Ele nos proporciona muitas reflexões e nos faz desejar uma nova postura diante da vida, principalmente quando lidamos com perdas. Recomendo a quem gosta de textos reflexivos, porém leves.
Bruna.Lorenson 17/12/2020minha estante
Eu queria este livro por causa do poema jardins, em qual edição está este poema?

Viajandoc/palav 13/08/2013

Viajando com Palavras / Resenha - O RETORNO E TERNO (Rubem Alves)
Adorei este livro e as suas crônicas. Foi uma das leituras mais lentas que já fiz, mas não porque não gostei. Pelo contrário, eu saboreei em doses homeopáticas. Esse é um livro para ir lendo aos poucos, buscando a reflexão em cada palavra tão bem colocada, pintada como um quadro diante dos nossos olhos.

Diferente de outros livros de crônicas que já li, esse tem um toque poético e filosófico, guiado mais pelo sentimento do que pela razão, usando e abusando de analogias. A forma de o autor nos trazer as situações do dia a dia é baseada na emoção com que vê as coisas que o cerca. Relata as situações do cotidiano, mas de uma forma que você nunca imaginou enxergar. Traz o leitor para um estado de contemplação onde fica se perguntando como nunca tinha visto determinada situação com esse olhar antes. Abre um novo horizonte na mente, e faz refletir sobre muitos aspectos.

Sua escrita é culta, mas nem por isso complicada ou de difícil compreensão. A leitura é gostosa, mas os elementos da Língua Portuguesa são perfeitamente colocados nos levando a textos bem elaborados literalmente. Ele consegue captar a essência dos sentimentos, da visão do mundo que nos cerca, e traduzir em palavras perfeitamente escritas. É uma delícia ler algo com tal primor.

Porém, esse é um livro para ler com calma, em momentos de tranquilidade, pois nos remete a muitos pensamentos. Seu toque de filosofia de vida é palpável, nada abstrato ou complexo, mas que precisa de concentração para absorver toda a essência. Eu não gosto de viagens filosóficas que não consigo entender nada do que a pessoa quis dizer, mas isso não é o que ocorre nesse livro. Eu lia, no máximo, 2 crônicas em um dia e tinha conteúdo para refletir por outros vários dias. É um exercício para a mente com palavras que alimentam a alma e o coração sobre temas que envolvem o amor, o casamento, a sabedoria, a alegria, a vida.

As crônicas que mais gostei foram “…Até que a morte…”, de uma sagacidade impressionante com um toque cômico, mas repleto de muita audácia e criatividade; e “Cartas de Amor”, que conseguiu transcrever exatamente o que significa para mim uma carta de amor diante das tantas que escrevi na minha vida de namoro à distância, de forma que eu pude me identificar plenamente com suas palavras e fiquei impressionada como alguém conseguiu tão perfeitamente captar esse sentimento de quem escreve cartas.

Leitura recomendada não apenas para entretenimento, mas para reflexão.

Resenha postada no Blog

site: http://viajandocompalavras.com/2013/07/01/resenha-o-retorno-e-terno-rubem-alves/

Adenir 27/08/2013

Rubem Alves e o Cotidiano
Excelente. Uma obra para ser lida e relida a todo tempo. Rubem Alves consegue com maestria extrair do cotidiano aquela poesia oculta, sutil e despretensiosa. A cada crônica percebemos o quão importante é viver ao invés de existir.

Henrique Fendrich 09/09/2019

Rubem Alves no caixotezinho
Embora pratique o mesmo gênero consagrado pelo seu xará capixaba, certamente é Alves o Rubem com maior sucesso de vendas na crônica. “O Retorno e Terno” é uma dessas coletâneas de sucesso do escritor e que já está perto de alcançar a trigésima edição. Em termos de estilo, há diferenças significativas entre as crônicas de Rubem Braga e Rubem Alves. No primeiro não há uma visão professoral da realidade (ou, para usar uma imagem recente de Humberto Werneck: no primeiro sente-se que ele está sentado com o leitor no meio-fio, e não em cima de um caixotezinho). Rubem Alves, também filósofo, é menos descompromissado e, ao longo de seus textos, tenta conceituar grandes temas como o amor, a sabedoria, o riso e a alegria, a morte e os golpes da vida.

As suas crônicas são impregnadas de uma filosofia até certo ponto compatível com a de Braga – há uma visão poética do mundo, uma observação das lições que os animais e os objetos são capazes de transmitir, além do grande benefício de ficar à toa sem fazer nada. Mas elas são antes uma defesa do ponto de vista do cronista. É também com objetivos filosóficos que Alves às vezes faz algumas tentativas de ficção (suas conversas com o diabo em nada lembram as de Braga com Bebu na hora neutra da madrugada). É verdade que da leitura podem nascer imagens muito bonitas, boas reflexões e ensinamentos, mas sem dúvida não é um cronista com quem iremos nos sentar no meio-fio.

Também chama a atenção a obsessão de Alves pela citação de alguns personagens, provavelmente aqueles que são reveladores do seu modo de enxergar a vida. Assim é que as suas crônicas são recheadas de versos de Fernando Pessoa (todos os heterônimos), de Cecília Meireles, frases de Nietzsche, Santo Agostinho, Angelus Silesius, Guimarães Rosa, ou ainda passagens de Kundera e das “Mil e Uma Noites”.

Esse estilo de crônica que tem como objetivo extrair algum tipo de ensinamento costuma fazer muito sucesso entre o público e geralmente rende frases compartilhadas nas redes sociais. Não há demérito nesse tipo de abordagem do gênero, mas certamente não é a mais agradável para aqueles com interesses literários.

site: http://rubem.wordpress.com

Marcelha.Leone 03/09/2020

Estou encantada por esse livro
Rubem Alves é sempre muito bom, mas a leitura desse livro foi especial, tanto que li devagar (geralmente leio rápido, devorando), saboreando.
Enquanto lia pensava na poesia da psicanálise do autor.
Leitura deliciosa, reflexiva, mais do que indicada. Incluído em meus favoritos

deborauni 06/09/2022

Do fundo do coração
Crônicas de diferentes momentos da vida, belas e profundas nos tocam profundamente e nos fazem refletir. Alguns trechos calam fundo dentro de nós.
A revelação
« ?a velhice é a idade quando fica difícil sustentar o peso do corpo sobre as pernas. p.107
?Ir ficando velho é desistir de pegar as estrelas, muito altas, longe no futuro. Agora é o tempo da felicidade. Cada novo dia é um milagre de graça, uma taça de prazer que deve ser bebida até o fim, sem deixar para amanhã. Tempus fugit! Portanto, carpe diem - colha o dia que se inicia como quem colhe uma flor que nunca mais se repetirá. P. 107
Aposentado
Aconselho a todos os que vão se aposentar, portanto, a que se livrem das fantasias de que a aposentadoria vai ser o início do tempo da felicidade. Até pode ser? Mas, para isso, é preciso que o passarinho engaiolado não tenha se esquecido da arte de voar. E se me perguntarem como é que um passarinho engaiolado pode não esquecer da arte de voar, a resposta é muito simples: é preciso não se esquecer da arte de sonhar. Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode mesmo ser que morra de repente. Mas morrera em pleno voo. O que é muito bonito. P. 112
Aids
?A fala poética é a linguagem dos sonhos?. p. 131
?A morte tem dois lados. Uma é a sua realidade física. E nisto todas elas se parecem. O outro são as palavras que dizemos uns aos outros, diante dela. É aqui que se encontra a diferença.? P. 132

Alexandre 29/11/2009

Ótimo livro de crônicas! Após ler este livro, me interessei em conhecer outras obras do autor.

Gláucia 23/04/2011

O Retorno e o Terno - Rubem Alves
Crônicas com jeito de auto ajuda, uma parte delas já tinha lido em sua coluna da Folha de São Paulo que costumo acompanhar.

Carol Trinta 17/08/2012

adorei
lindo! repleto de poesia.

Ana .. 04/06/2014

BOM !
O livro é bastante interessante, fala sobre coisas reais, são contos curtos de assuntos diferenciados. Um desses contos é a “CENA” que fala sobre um amor a distancia, que na verdade não é bem um “amor” é apenas a cena do momento que ela vive e pensa que é amor!
Nós recomendamos o livro pois fala sobre fatos reais e que muitas pessoas gostam de lerem livros assim !

Marrones 04/08/2017

Fantastico?!
Nao encontro palavras no meu discreto léxico pra descrever este livro. Preciso trabalhar nisso.

Rosy 09/01/2019

O RETORNO E TERNO