O Que é Religião?

O Que é Religião? Rubem Alves

Resenhas - O Que é Religião?

_Sam_ 29/03/2024

"Onde está a esperança, ali também está a religião"
É muito desafiador para um autor como Rubem Alves, mestre em teologia, falar acerca deste tema com todas as nuances e visões distintas existentes sobre ele. No entanto, a maestria com que o faz mostra a grandiosidade do autor.
Por muitas vezes no livro, Alves praticamente personifica os teóricos que cita quando fala de suas teses, o que pode fazer confundir a voz deles com sua própria argumentação e nos leva a perguntar: "pois bem, o senhor mesmo não discorda disso?". Isso está longe de ser algo negativo e, na verdade, demonstra honestidade na sua argumentação.
A maior parte do livro não possui apologética alguma (não que houvesse problema se tivesse, admiro muito as obras de C.S. Lewis com essa tendência), mas quando o faz, nas suas últimas páginas, seu escrito brilha e deixa-nos com um sorriso no rosto. A religião é uma aposta alta, mas isso não a torna menos verdadeira; estarmos presos no poço da realidade visível não torna o mundo "lá fora" menos possível e menos real.
Claro, não significa que concordo com tudo o que Rubem Alves expõe aqui, mesmo sendo eu mesmo cristão. Sua postura parece pouco convicta às vezes e cheia de uma incerteza que me incomoda. No entanto, não posso deixar de dizer que é uma obra interessantíssima e que vale a leitura.