Mariposa Patrícia Baikal

Resenhas - Mariposa

Ivone.Mariano 17/10/2016

Se não fosse o romance...
A história é legal, bastante interessante toda a trama política e o toque de fantasia, mas o romance água com açúcar é irritante...

Michelle.Fagundes 07/09/2016

Mariposa - Asas que Mudaram a Direção do Vento
RESENHA
LIVRO: Mariposa: asas que mudaram a direção do vento
Autora: Patrícia Baikal
Editora: Kiron
Páginas: 291

Um romance político! ❤
Eu não havia lido nenhum livro nesse contexto, mas tinha uma grande curiosidade. Temos a ideia de que o mundo político guarda muitos segredos e tramas e por vezes só vemos o lado ruim desse mundo.
Com essa obra descobri várias coisas. A primeira é que a Patrícia é uma escritora incrível, sinto-me honrada por conhecer esse trabalho tão maravilhoso.
A segunda é que, sim, há políticos honestos. Há pessoas nesse mundo que querem o bem comum e que não se deixam corromper pela maldade e egoísmo alheios.

Um grande exemplo disso é Nicolas Vaz, um senador que luta pelo nosso país no ano de 2020. Por ser correto e não se meter em falcatruas para lucrar em cima do trabalho sofrido do povo, Nicolas acaba atraindo inimigos políticos. No meio dessa luta constante surge a misteriosa Mariposa. Uma mulher diferente de todas que Nicolas já conheceu, que não revela muito de si, mas deixa claro que quer ajudá-lo.
A vida do jovem senador muda drasticamente em pouco tempo e ele passar por diversas situações que nunca imaginou vivenciar e por lugares que nunca imaginou conhecer.
Sua vida, a vida de sua família e o futuro do país estão em risco constante e ele precisa confiar em algumas pessoas para que consiga colocar tudo no lugar.
Nicolas passa a avaliar sua vida e decide não fugir da luta, propondo mudanças extraordinárias, visando garantir o direito democrático.

Sempre acabo falando demais nas minhas resenhas, porque me encanto tanto pelos livros que quero que vocês também os conheçam. Dessa vez tentei me segurar.
Mas quero que vocês conheçam um pouco mais da Patrícia Baikal (@patriciabaikal) e que leiam Mariposa. Quero que se encantem, que leiam um capítulo atrás do outro sem conseguir parar.
Até porque eu me senti assim: não conseguia parar de ler porque precisava saber se Nicolas ficaria bem, se ele conseguiria sobreviver aos atentados tramados por seus inimigos e se Mariposa se renderia ao amor dos dois. "Percebi que ela era feita de asas que mudaram a direção do vento e que me levaram para voos sem volta e sem fim." 💙

site: https://www.instagram.com/p/BHkHNRFDBNB/?taken-by=livrosqueeuli

@camillaeseuslivros 01/08/2016

Mariposa
desde os primórdios política nunca foi lugar de mulher, é instituído de maneira machista um lugar de homem, onde homens controlam o poder e as medidas a serem tomadas para manter este controle; nem da política de boteco a mulher poderia participar porque deveria ficar em casa cuidando dos filhos, somos tidas como sexo frágil nada capaz de suportar um lugar tão hostil, e quando não, muitas mulheres candidatas são usadas como massa de manobra para angariar votos para o partido, usando de sua feminilidade para tal... mas a mulher devagar vem quebrando este muro e conquistando seu lugar ao sol e não que isso seja fácil, é com imposição de idéias, luta, batendo de frente com o sistema, ainda falta muito, infelizmente o Congresso ainda tem sua maioria chefiada por eles mas eu creio que a luta não cessará assim tão facilmente e teremos representatividade!

neste livro o universo é político e masculino, com a história se passando no ano de 2020, fala sobre política, corrupção e uma Ordem Internacional espalhada por vários países a mais de 70 anos, com objetivo de instituir diretrizes para um novo mundo, governado por políticos honestos e capazes de defender e garantir vida longa a democracia.

e pasmem, essa Ordem é chefiada por uma MULHER, a história se inverteu e dessa vez o mocinho é salvo pela mocinha!! só por isso já ganhou meu coração!! é um livro fácil de ler, escrita boa e fluída, o tema é polêmico e controverso, lembra muito o nosso atual cenário brasileiro, eu gostei muito da leitura, indico e já estou ansiosa pela continuação viu Patrícia @patriciabaikal, sem esquecer de agradecer por sua gentileza em me presentear com essa história!! ❤

Thalita 01/07/2016

Suspense, romance, política, segredos, corrupção, descobertas...
Brasília. Ano de 2020.
Infelizmente nosso querido país está lotado de corrupção por todos os lados (não muito diferente dos dias de hoje, não é mesmo? :/).
Nicolas não gosta muito do mundo da política, mas acabou chegando lá, no cargo de senador e faz de tudo para o bem da população.
Brassel é o oposto. Um senador corrupto e responsável por diversos crimes que se finge de bonzinho na frente das pessoas.
No meio dessa rivalidade surge Mariposa, uma mulher cheia de segredos que vai ajudar Nicolas e acabará se envolvendo até demais (se é que vocês me entendem rs).
Mariposa é todo narrado por Nicolas de uma forma bem legal. Faz você sentir que tudo é realmente real. Ele escreve coisas como:

"Peço que releve meus eventuais erros, pois não sou escritor de formação. Sou senador."

É a primeira vez que leio um livro que envolva a política do Brasil dessa forma. A história de dois senadores. Só isso já é muito interessante.
Gostei muito do suspense, de todas as descobertas e como tudo fez sentido no final. A escrita da autora é muito fluída e não dá vontade de largar o livro até acabar.
Se eu não tivesse lido alguns livros, confesso que teria gostado muito mais. Em algumas partes acabei me deparando com situações iguais a outros livros que li e acabei não me surpreendendo tanto.
Mas sei que Mariposa é um livro incrível e merece ser lido por todos nós, brasileiros ou não.

site: https://www.instagram.com/colorindodevaneios/

Nat 26/06/2016

Mariposa
A história se passa em Brasília, em 2020, tendo como personagem principal Nicolas Vaz, um homem de 38 anos que sonhava em ser arquiteto mas a política o fez mudar de planos. Tornando-se um senador correto, justo e honesto.

Brassel é o seu maior inimigo, um senador corrupto, responsável por falsificar remédios, lavagem de dinheiro e uma série de golpes contra a população.

Certa noite, na busca de encontrar um meio para desmascarar Brassel, uma mulher misteriosa com uma máscara nos olhos, denominada como Mariposa. Arromba a janela de Nico, lhe concede ajuda e diz ter pistas para que ele consiga desmascarar Brassel.

E a partir daí, começa um busca eletrizante para incriminar Brassel, o que Nico não contava era que ficaria completamente atraído por essa mulher misteriosa.

Quem será a mulher misteriosa? Por que se denomina como Mariposa? Como sabia dos planos de Nico?

Bem, você só descobrirá lendo esse livro fantástico com uma trama de tirar o fôlego.
Estou sem palavras para descrever a escrita da autora, é impressionante como a história foi muito bem pensada e bem construída. Todo o enredo e suspenses me deixaram de queixo caído.
Achei a leitura uma das melhores no ano. Na situação em que nos encontramos cheguei a conclusão de que nosso país precisa de mais pessoas como Mariposa.

Pamela Caitano 04/06/2016

Envolvente e misterioso
Romance envolvente, recheado de suspense, mistério e uma narrativa que faz devorar cada página em busca da próxima. Mariposa, asas que mudaram a direção do vento conduz o leitor em reviravoltas rápidas e surpreendentes como num bater de asas.

A trama, que se desenvolve no ano 2020, acompanha a história do jovem senador Nicolas. Neste futuro breve, muitas coisas ainda não mudaram no país: os políticos, atolados em corrupção; a sociedade urgente de mudanças; a mídia tantas vezes falhando em seu papel. Na arena de disputas políticas em que se desenvolve Mariposa, de um lado está Nico, representando as figuras que ainda sonham com justiça social e trabalham para que ela aconteça. Do outro, temos Brassel, um senador corrupto que tenta tornar a vida de seu opositor um inferno, usando de artimanhas políticas e criminosas. Nada muito distante da realidade de nosso Senado.

Em meio a tantas emoções, a vida de Nicolas torna-se ainda mais vertiginosa com a aparição da misteriosa Mariposa, que vai guiá-lo ao longo de um percurso mais perigoso e complexo do que parece a princípio. Não surpreende o envolvimento entre ele e a figura feminina tão intensa. A forma como é descrita, faz com o que o mistério e charme de Mariposa se entendam de Nicolas também para o leitor. Ambos ficamos ávidos por saber mais sobre ela.

O envolvimento dos dois personagens centrais não desvirtua a tensão política, que por sua vez, não se torna chata nem maçante em momento algum. Um dos maiores méritos da história é fazer com que, mesmo o leitor que não está familiarizado com trâmites políticos, consiga ter uma compreensão total do jogo que se desenrola – e mais que isso, se sinta preso e interessado por cada capítulo. O ritmo acelerado e envolvente da história, principalmente da metade do livro em diante, torna a leitura super rápida e prazerosa. Se mais livros e obras da ficção abordassem a política com um quadro tão interessante, talvez tivéssemos uma população mais consciente e com uma percepção mais apurada do que acontece oficialmente e também por trás das decisões políticas. Como cita o próprio Nicolas,

“Quando se mudam as ideias, torna-se mais fácil mudar o mundo” (página 245)

Outro ponto que merece destaque é a importância das personagens femininas ao longo da história. Desde as ex namoradas, assistente, mãe, Mariposa, e até mesmo a presidente da república, seria impossível Nicolas se libertar do casulo sem elas.

Uma das coisas que mais me cativaram na leitura, é quão cinematográfica ela é. Impossível ler sem que um filme – e dos bons – desenrole-se na cabeça. Questionei a autora, e ela disse que já há alguém trabalhando em transformar a obra em roteiro e que existe um projeto caminhando nesse sentido. Ficaria muito feliz se ele se concretizasse e em assistir Mariposa em telas grandes. Na minha imaginação, Rooney Mara seria a companhia perfeita para Nicolas.

Vale destacar ainda o zelo e capricho na edição e envio do exemplar. A embalagem em que o recebemos é linda, a capa é fantástica e ilustra perfeitamente o caráter da história. A diagramação é de muita qualidade, assim como o papel. A revisão, impecável. Junto com o livro recebemos também marcadores de página da obra e do blog de Patrícia Baikal, o Palavras de Bandeja, onde a autora publica semanalmente contos inéditos, alguns deles premiados.

site: http://blogdialogos.com/2016/05/31/resenha-mariposa-de-patricia-baikal/

Flores e Livros 23/04/2016

Resenha - Mariposa (Incrível)
Política, poder, corrupção, mistério, e no meio disso um belo romance, será que tudo isso junto dará um final feliz!?
"Mariposa" se passa no ano de 2020 em uma futurista Brasília, e nos exibe Nicolas Vaz, um homem de 38 anos que é um senador e parece ter uma vida normal, mas não é bem assim. Nicolas é um homem justo e faz política de um modo diferente, diferente de um jeito bom, ele luta contra a corrupção e desordem no senado e faz tudo do jeito correto, ao contrário de Brassel, um senador corrupto e sem escrúpulos que comete vários crimes mas mesmo assim tem vários aliados e sai impune constantemente, e Nicolas se recusa a concordar com isto, chegando ao determinado ponto de denunciar Brassel, e após esse ato surgem as consequências, Nicolas começa a receber várias ameaças e sua vida inicia a correr perigo.
Certa noite Nicolas fica paralisado ao perceber que sua casa foi invadida por uma mulher mascarada e misteriosa que começa a ajudá-lo de vários modos e lhe fornece vestígios para delatar o corrupto Brassel. Mesmo sem saber a identidade dessa mulher que se denomina por Mariposa, Nicolas fica deslumbrado por ela, mas ao mesmo tempo intrigado, pois descobre que ela faz parte de um sistema sigiloso que é desconhecido pela população, mas tem grande poder de influência na política do país. Assim sendo, além do foco inicial de acabar com os esquemas de Brassel, Nicolas terá que apurar os mistérios ligados a Mariposa. Quem será essa mulher? A justiça será feita? O que é esse sistema? Não vai ser nada fácil, mas Nicolas irá desvendar cada um desses segredos e mistérios, e Mariposa poderá mudar a direção de sua vida. Qual será o final dessa trama?
O livro é fantástico, eu não costumo ler livros relacionados a política e esse foi incrível, o romance foi sendo conquistado aos poucos e amei a aplicação dele. A autora conseguiu fazer com que tudo fosse muito real e soube claramente como falar de política de um jeito inteligente e prático, o que facilita muito o entendimento e ainda faz com que a leitura seja mais prazerosa. O desenrolar da história é fenomenal e tudo se encaixa perfeitamente no momento certo. Leitura super leve, recomendo total!

Conchego das Letras 21/12/2015

Resenha Completa
Olá leitores,

Conheci a autora em um evento na minha cidade e desde então sempre conversamos e trocamos ideias. Ler o livro dela seria uma honra e um prazer imenso. Posso afirmar que foi a melhor época para iniciar a leitura. Vou explicar....

Em Mariposa, Asas que mudaram a direção do vento vamos conhecer Nicolas, um jovem senador, íntegro, honesto e que faz o seu verdadeiro papel, luta pelos direitos da população. Ele está investigando uma situação e descobre que está lidando com um grande caso de corrupção.

Nicolas se vê envolvido em um grande mistério, quando uma mulher enigmática invade sua casa. Ela sempre aparece para dar dicas para incriminar o rival político dele, o senador Brassel.

O senador Brassel está no senado há muitos anos e possui a confiança e apoio de muitos colegas. Não será fácil para Nicolas provar que ele é responsável por desvio de dinheiro, falsificação e outros golpes. Mas ele vai ter o apoio dessa mulher que sempre aparece mascarada, escondendo a sua verdadeira identidade, usando o nome de Mariposa.

Quando li a sinopse achei isso estranho. Como uma mulher aparece mascarada e ninguém sabe quem é? No decorrer da história minha opinião mudou completamente. Fiquei tentando descobrir quem seria essa mulher e digo, errei feio rs. Patrícia soube guardar esse mistério muito bem e quando ocorreu a revelação, não acreditei e tive que reler. Juro, a pessoa nunca passou perto da minha lista rsrs. Acho que seria uma péssima investigadora.

Mariposa sempre aparecia na vida de Nicolas de forma inesperada, ajudando-o em diversas situações e trazendo novidades para a investigação. Eu fui lendo e queria ainda mais, para desvendar cada mistério e, claro, como sou uma romântica assumida, torcia por um envolvimento entre o casal.

Além de tudo isso que ele está passando, ainda tenta desvendar os segredos de uma organização invisível aos olhos da sociedade, que é apresentada a ele de forma muito misteriosa e a única coisa que ele sabe é o grande poder de influência que tem na política do país.

Não pense que é uma história cheia de política, pois não é! É cheia de mistério em um campo político e um romance que vai sendo conquistado aos poucos. Além disso tudo a autora ainda tem uma escrita rebuscada que flui muito bem. Uma leitura que me fez pensar nos meus direitos como cidadã e no meu momento do voto.

Lembrou de algo que está acontecendo na atualidade? Eu fiquei muito surpresa, comecei a leitura desse livro à noite e no dia seguinte acordei com a notícia de que o senador Delcídio Amaral tinha sido preso. Lembrando que é o primeiro senador preso no exercício do cargo, desde a redemocratização do País. Será que a ficção virou realidade? rsrs.

"Era previsível toda aquela comoção, afinal, jamais um senador havia sido preso por flagrante delito. Ficaram nervosos porque sabiam que agora estariam sujeitos a isso, apesar de a possibilidade sempre ter existido na Constituição. É verdade também que os detentores do poder querem sempre permanecer com ele."

A história do livro acontece em 2020, mas se fosse em 2015 aí sim diria que a autora tem uma bola de cristal.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-mariposa-asas-que-mudaram.html#more

Patrick Rosário 10/11/2015

Resenha: Mariposa - Asas que mudaram a direção do vento (Corujando nos Livros)
"Mariposa - Asas que mudaram a direção do vento" é um livro maduro, inteligente e com uma trama super envolvente que se passa numa Brasília futurista. Onde no meio de um cenário político, uma história inovadora de amor é gerada, fazendo do livro de Patrícia Baikal, uma obra grandiosa e demasiadamente aplausível.

A história se passa em Brasília, em 2020, e nos apresenta Nicolas Vaz, um homem de 38 anos de idades e que sempre sonhou em ser arquiteto, mas, o destino o conduziu à politica, tornando-o um senador justo, honesto, correto e que luta pelo fim da corrupção no Senado Federal.

"Os senhores, aqui presente, são cientes das práticas de corrupção, lavagem de dinheiro, falsificações, enfim, da triste crise ética e legal que esse senador, que agora está na tribuna, representa!
Então, por que ficam calados? Por que votaram a favor de sua liberdade, quando tinham a possibilidade de tirá-lo dessa Casa? Pois eu digo que prefiro ser um lobo que grita por verdade, do que uma ovelha que se esconde atrás da cortina do silêncio."
Por Nicolas Vaz
Página 141

Seu maior inimigo é o corrupto senador Brassel, homem de suja trajetória, responsável por lavagem de dinheiro, falsificações e golpes graves feitos à sociedade. Contudo, possui o apoio e confiança de muitos.

No meio dessa luta por desmascarar Brassel, uma mulher com uma identidade misteriosa entra na historia, denominada Mariposa. Somente com os olhos descorbertos, numa noite, ela invade o apartamento de Nicolas e lhe concede pistas para que ele consiga incriminar Brassel.

E é partindo daí que inicia uma jogada de tirar o fôlego, pois, além do foco trivial de acabar com os planos criminosos de Brassel, o coração de Nicolas é totalmente atraído pela mulher misteriosa.

"Percebi que ela era feita de asas que mudaram a direção do vento e que me levavam para voos sem volta e sem fim. "
Por Nicolas Vaz
Página 290

Mas, quem será essa mulher? Qual a sua origem? Como ela sabe sobre os planos de Nicolas contra Brassel? Por que o procurou para ajudá-lo?

Além da mulher misteriosa, Nicolas ainda descobre algo sobre uma organização secreta e política que o deixa de "queixo caído" com certas descobertas.

Por fim, amei o enredo, a construção do trama e o desenvolvimento dos personagens. A autora nos planta uma esperança de que um dia a nossa nação venha adquirir governantes honestos e corretos, que lutam para combater as corrupções implantadas. Super indico esta obra, livro que me ensinou muito, me fez chorar e me fez sorrir.
Que utopia!
Que história magnífica!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

Jaque 23/08/2015

Livro SENSACIONAL!
Desde o primeiro capítulo do livro me apeguei a Nicolas Vaz, a personagem principal, um senador que acredita numa política justa, e que ao longo da história vai desenvolvendo esse pensamento e compreendendo outros lados do Brasil.
A princípio, me perguntava se a parte política do livro seria um incômodo ou algo positivo, e acabou sendo o segundo caso. Nunca imaginei que fosse me intrigar com os trabalhos realizados pelos governantes, ou ficar tão curiosa com as decisões tomadas.
O enredo toma forma com Brassel, um político corrupto de todas as formas, que Nicolas tenta processar. No entanto, a Comissão é contra o processo, e Brassel, descobrindo que Nicolas estava envolvido, utiliza-se de corrupção para tirá-lo do poder.
Nico encontra-se em perigo, mas possui ajuda de uma mulher misteriosa conhecida por Mariposa. O suspense se intensifica ainda mais quando ele se vê protegido por uma organização secreta que pretende ajudá-lo, da qual Mariposa faz parte.
As revelações são realmente surpreendentes, e a autora conseguiu deixar a enrolação de lado e soltar os segredos aos poucos, de forma a instigar o leitor cada vez mais.
O livro entrou para um dos melhores lidos do ano! A escrita de Patrícia Baikal é surpreendente, com palavras rebuscadas, detalhes na medida certa e facilidade de compreensão. E, além de todas as emoções e segredos, temos a presença do (queridíssimo) romance, o que foi mais um ponto positivo para tornar o livro espetacular! Recomendo a leitura, pois possui um enredo fora do usual e abre sua mente.

Ana Lícia 16/05/2015

Hoje vou falar de um livro muito interessante. Vou começar perguntando, você gosta de política? Muitos vão dizer que não, então, leia Mariposa. E sei que outros, vão dizer que sim, então, leia Mariposa. \o/

Mariposa vai nos contar a história do Senador Nicolas, um homem de 38 anos, solteiro, que mora sozinho em seu apartamento, e tem a visita semanalmente da mãe. Nicolas vive aos cuidados de sua funcionaria Rosalina, que cozinha e cuida das coisas de casa. Nicolas parece ter uma vida normal, na verdade era para ter uma vida tranquila, é senador, tem um bom salário. Mas não é bem assim, pois Nicolas faz política de um jeito diferente, na verdade faz do jeito correto, como deveria ser. Ele é honesto e realmente quer um bem maior, lutando contra a corrupção que emana no senado. Principalmente de um Senador sem escrúpulos chamado Brassel. Que comete vários crimes como lavagem de dinheiro, rouba os cofres públicos descaradamente e mesmo assim é sempre eleito. Neste ponto do livro, já podemos tirar uma bela crítica, como o povo tem uma memória curta. Sempre reelegendo candidatos com histórico duvidoso.

“Refleti como a rapidez é uma forte aliada da justiça. Sem ela, os crimes caem no esquecimento, a memória do povo se enfraquece e perde-se a devida punição” (pág.240)

“Disse que aquele era um momento de profunda importância na vida, porque eu teria que decidir se faria algo para a sociedade ou se esperaria sempre que fizessem algo por mim. Falou que somente a boa política poderia mudar os rumos das próximas gerações e que poucos eram os homens que tinham coragem de praticá-la.” (Pág.55)

O Brasil está no ano de 2020, onde não mudou muita coisa em relação à política. Mas, Nicolas tenta mudar este cenário. Tanto que denuncia o deputado corrupto Brassel, mas depois dessa ação, ele vive sofrendo bastantes ameaças, de todos os tipos. A vida do Senador começa a entrar em uma sucessão de acontecimentos nada agradáveis, mas terá grandes surpresas. Uma delas é Mariposa, uma mulher com máscara que surge na sua vida, de maneira nada convencional, ela invade sua casa, e lhe deixa várias dúvidas, se é confiável ou não. Nicolas vai ficar encantado e ao mesmo tempo confuso em relação à Mariposa, pois ela é misteriosa, aparece e some do nada. Em muitos momentos ela aparece quando Nicolas está mais precisando, mas não explica o porquê disso tudo. Nicolas vai tentar descobrir o que está acontecendo, quem está por trás de tudo isso. Pois, Brassel, deixa claro que não vai deixar Nicolas em paz. Até ameaça de morte ele faz. Mas Nicolas não se amedronta e vai em frente, em busca da verdade e lutando por uma política justa. A jornada de Nicolas não será fácil, ele irá passar por muita coisa, mas sua coragem é admirável e seu caráter mais ainda. Em meio a tudo isso, as ameaças, e aos segredos que envolve esta sociedade,Nicolas ainda vai ter que lidar com seu coração, que bate mais forte cada vez que vê Mariposa. A mulher que pode mudar a direção de sua vida.

Mariposa foi uma surpresa adorável. Tudo começou pela capa, achei super impactante, diferente, intrigante. E durante a leitura, você confirma o que já imaginava, é uma obra de arte.
“Políticos e arte deixaram de ser uma combinação perfeita para a sociedade, tornando-se fogo e água, elementos que não se apaziguariam jamais.” (pág. 67)

Patrícia criou um universo magnífico, criou um romance para falar de política de uma maneira simples, clara e inteligente. Eu simplesmente amei Mariposa. Fiquei encantada com a história, a crítica rica e bem construída sobre nossa política, nosso senado. Todos os males que uma má administração pode causar ao país, como a corrupção destrói tantos sonhos de melhoria, tanto dos políticos honestos, como da população.

Os personagens são reais e isso faz a gente ficar mais a vontade ainda, e entrar de cabeça na trama. Nicolas é o sonho de qualquer país. Honesto e com ideias maravilhosas. Mariposa é misteriosa e forte. Temos os pais do Nicolas, que são umas fofuras, rs, adorei o casal. E assim teremos vários personagens que eu gostei muito, que mostra como cada um fazendo seu papel na sociedade, podemos ter a esperança de um país melhor, como o delegado e a presidenta, que terão uma contribuição importantíssima. Mas, claro que teve o personagem odioso, que sem sombra de dúvida é Brassel, ele vai representar tudo de ruim que temos na política, e vamos ver como ele não tem limites para conseguir o que quer. Poder, poder e poder. Veremos o comportamento da mídia também diante dos fatos, como cada meio de comunicação transmitem o mesmo fato a população. Fica ao nosso critério, filtrar e investigar o que pode ser verdade ou não, eu sei, é difícil, mas não podemos acreditar em tudo que é divulgado por aí, temos que ter cuidado com a manipulação.

A história segue um ritmo de mistérios, intrigas e corrupção, com um desenrolar sensacional, sem deixar pontas soltas. Tudo se encaixa e faz sentido. Você não fica perdido em nenhum momento, ao contrário, tudo é esclarecido perfeitamente, algumas coisas no seu momento certo.

Adorei a edição, o livro está impecável, gostei da capa, tem orelha, folhas amarelas, letras no tamanho que gosto, super confortável.
Um livro inteligente, com romance, mistério e política. Onde eu aprendi várias palavras novas, além de ter uma ótima leitura, ainda enriqueci meu vocabulário. Este livro é recomendado para todos. Para quem gosta de política ou não. Pois, é uma ótima chance de se envolver um pouco mais, através de uma leitura fácil, gostosa e reflexiva. Precisamos de mais livros assim, que além de entreter, faça-nos pensar, refletir sobre as coisas que acontecem ao nosso redor, nos nossos direitos. Quanto mais informados, mais força nós teremos, mais argumentos para reivindicar, cobrar dos nossos governantes.

“A corrupção somente sobrevive por meio de uma rede muito bem tecida de pessoas em lugares estratégicos.” (pág.183)

site: http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

Julia G 24/04/2015

Mariposa
Diferente de muitas das pessoas que conheço, eu gosto de política. Não sou especialista e posso ter algumas ideias equivocadas, mas tenho alguma noção e sei o quanto nossa vida é influenciada por ela. Por isso discuto, debato, troco ideias, e adoraria saber que todos fazem isso - sem a intolerância que tanto permeia os debates hoje em dia.

Por isso, quando Patrícia Baikal perguntou se eu gostaria de ler Mariposa, topei na hora. Tinha pouco conhecimento acerca do enredo do livro, mas ao saber que tratava de política, minha curiosidade falou mais alto e quis conhecer como a autora a incluiria em seu romance.

Mariposa se passa em 2020, um futuro bem próximo, em que muito pouco mudou em relação ao contexto político atual no Brasil. Nicolas, Senador da República, sempre enfrentou inimigos políticos e sérias ameaças pelo fato de tentar fazer a coisa certa e tentar evitar que aqueles que se privilegiam do cargo que ocupam busquem se beneficiar às custas do povo. De uma hora para outra, ele passa a contar com o auxílio de Mariposa - a mulher de quem ele não conhece o rosto e o nome, e que por isso mesmo também provoca sua desconfiança. Ao mesmo tempo, porém, surge uma atração por ela, da qual ele não consegue fugir, que complica ainda mais a situação.

A narração do livro é feita em primeira pessoa por Nicolas, portanto todos os mistérios que o afligem em relação a Mariposa também atormentam o leitor. Sabe-se pouco a respeito da personagem, nada além do que o Nicolas presencia, então é difícil dizer, de início, quais os interesses dela.

"Ela poderia ser humana ou uma assombração com habilidades para controlar efeitos da natureza. Ou ambas. Se Mariposa fizera uma nuvem de insetos se deslocar, o que não seria capaz de fazer comigo? Não há mariposas que são chamadas de bruxas? Pois de bruxa ela parecia ter todas as qualidades, a começar pela capacidade de dominar meus pensamentos e entrar nos meus sonhos."

A escrita de Patrícia Baikal é fluida e, em razão disso, não é difícil mergulhar e se deixar levar pelos acontecimentos e pelos mistérios do livro. As palavras usadas são simples e cotidianas; não há prolixia ou laconismo, o texto é comedido, estudado, gostoso de ler. A questão política tratada na história, que não é mais do que uma crítica racional sobre a situação atual do país, é trazida sobriamente, de forma bastante clara para que todos possam compreender, mesmo aqueles que pouco saibam a respeito do assunto.

Um aspecto que me chamou bastante a atenção enquanto lia o livro foi o cuidado com a autora teve ao tratar das competências de cada órgão, isto é, quem é responsável por investigar o que, quais processos tramitam no Congresso, quais vão para o Supremo Tribunal Federal, entre outros. Sou perfeccionista na vida e, como estudante de Direito, entendo como funcionam esses processos. Por isso, em muitas obras, sinto-me um pouco frustrada quando um autor coloca o que lhe vem à mente, sem saber ao certo de quem é a responsabilidade na realidade (eu sei que existe liberdade criativa e tudo mais, mas isso não evita minha frustração, ok?). No livro de Patrícia Baikal esses pequenos detalhes foram observados. Claro que isso me chamou a atenção e então, na aba do livro, descobri que a autora é formada em Direito também.

Para aqueles que não são tão interessados por política, o livro não se resume a apenas isso. Existe também no enredo um romance entre Nicolas e Mariposa, mas, particularmente, essa não foi a característica que mais me agradou na narrativa. Não sei se foi o fato de não conseguir imaginar o rosto da personagem - em razão de Nicolas não o ver -, mas Mariposa me parecia mais um ser nebuloso, uma sombra, do que uma mulher de carne e osso. Talvez tanto mistério tenha me levado a formar essa imagem mental, o que interferiu no meu envolvimento em relação aos sentimentos dos personagens. Tanto que, nas cenas com Gloria, por exemplo, eu torcia para que algo acontecesse e os via como mais críveis juntos.

Gostei muito da leitura de Mariposa e me impressionei com o talento de Patrícia Baikal em escrever uma obra tão completa e simples ao mesmo tempo, tão crítica e romântica, e gostei bastante de notar um toque idealista da autora por trás de cada palavra.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/04/mariposa-patricia-baikal.html

Adriano 08/04/2015

Excelente!
Comecei a ler sem expectativa alguma e que bela surpresa.
A leitura flui facilmente, é muito envolvente.
Envolve suspense, política tudo muito bem dosado.
Torcer para que a escritora nos presentei com mais histórias envolvendo a mariposa.

Gabriela Amoroso 26/03/2015

Mariposa é um livro que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Fala de política, corrupção, descaso e falta de caráter. E não para por ai, mostra o que acontece com quem tem alguma influência e tenta lutar contra o sistema.

Nicolas é um homem íntegro, que entrou na política meio sem querer e acabou gostando do seu papel. Ele se tornou um senador que luta contra a corrupção e contra o descaso político. Indignado com as ações podres do senador Brassel, Nico começa uma investigação que tem como meta colocar Brassel na cadeia.

E é justamente devido a essa investigação que Nico acaba atraindo Mariposa para a sua vida. Ela faz parte de uma organização secreta, que luta para melhorar a política no Brasil. Mariposa só aparece quando Nico precisa de ajuda, está sempre de máscara e revela bem pouco sobre quem ela realmente é. Apesar de todos os seus alarmes internos soarem contra Mariposa, Nico se vê cada dia mais envolvido com a mulher misteriosa e passa a ansiar por qualquer contato com a moça.

Entre lutar contra Brassel, descobrir quem realmente é Mariposa e entender o porque a presidente Glória de Almeida solicita com tanta urgência a sua presença, Nico vê sua vida virar de cabeça pra baixo.

Sabe quando você começa a ler um livro e todas as cenas viram um filme perfeito na sua cabeça? Pois Mariposa se transformou em uma super produção! E, apesar de ser um livro nacional, que se passa em Brasília, só consigo pensar no Bradley Cooper para assumir o papel principal. Seria perfeito, gente!

O livro é narrado pelo Nico e tem um ritmo super bacana. Eu gosto muito de livros narrados em primeira pessoa, então eu gostei bastante da narração. Alguns dos personagens secundários são complexos e nós somos apresentados às suas histórias. Os que não têm sua história explorada, contam com características marcantes, ou seja, todos conseguem despertar algum sentimento no leitor.

Outro ponto importante de esclarecer é que não é porque o livro fala de política que a história é chata ou maçante. O personagem principal é um senador, então obviamente questões políticas são exploradas no livro, mas vai muito além disso. Mariposa trás uma pitada de artes plásticas, romance, comportamento humano e uma dose de mistério e outra de ação.

Quando a Patrícia entrou em contato comigo e eu li a sinopse pela primeira vez, percebi o grande potencial que o livro tinha. Depois de realizar a leitura, posso afirmar que a história cumpriu o que prometia e foi além, surpreendendo o leitor com suas pequenas reviravoltas. Super recomendo!

site: http://www.pitadadecultura.com/

Leninha Sempre Romântica 24/03/2015

Recebi esse livro de presente diretamente das mãos da autora Patrícia Baikal com o intuito de ler e resenhar aqui no Sempre Romântica. Quero frisar que durante o desenrolar da trama tive a certeza absoluta de que não poderia ter hora mais propícia para a leitura de Mariposa – Asas que mudaram a direção do vento.

Apesar de o livro ser datado em 2020, a história condiz perfeitamente com nosso momento político atual. Esse mesmo que vemos aí, cheio de personagens que traem a confiança do povo que os elegeu, políticos corruptos, roubos, desvios de verbas; e submergindo entre eles, personagens que lutam bravamente — mesmo que de certa maneira sozinhos —, por um Brasil melhor, com mais oportunidades e justo.

Dentro desse cenário temos um mistério que chama o leitor para que se leia cada página mais e mais rápido. E, claro, a autora não poderia deixar de fora um envolvimento emocional, um romance — mesmo que esse não seja o foco principal da narrativa — que surge de forma sutil, entre protagonistas que se descobrem de maneira rápida e pragmática.

Apesar de esse não ser o meu tipo de leitura habitual, me surpreendi curtindo cada nova descoberta feita ao longo da narrativa, e deixei de lado todo e qualquer preconceito que poderia existir, curtindo bastante toda a história.

Conheceremos Nicolas, um senador que luta pelos direitos do povo, que leva a sério seu papel diante da sociedade que o elegeu para que se faça justiça acima de tudo. Em suas sondagens dentro do Senado Federal acaba descobrindo um enorme foco de corrupção e decide, então, focar aí suas investigações e metas. Mas, quando se mexe em casa de vespeiro, a coisa não fica por isso mesmo, e os investigados não deixam barato e farão de tudo para calar sua voz. Então, eis que surge no meio da noite, envolta em sombras, uma mulher com um olhar hipnotizante, usando uma máscara e cheia de mistério. Ela se denomina Mariposa, e mesmo cercada de um véu de desconfiança acaba salvando a vida de Nicolas. Começa aí, então, o desenrolar ou enrolar de situações que podem culminar em algo além de suas forças.

Uma história inspiradora que dá ao leitor uma visão da realidade política. Lendo, conseguimos imaginar um mundo que, apesar de alguns maus protagonistas, pode vir a melhorar. Em sua luta incansável por justiça, e para que se apure e puna os culpados, Nicolas se envolve em algo grande e vai enredando o leitor de maneira que fica difícil largar o livro.

Gostei muito da leitura e cheguei a desejar que nossa política, tão desanimadora atualmente, mude um dia. Ficou em mim um fio de esperança de que nossa realidade se transforme, que haja justiça, que se puna culpados, e que um dia tenhamos um Brasil melhor, sem corrupção, sem roubalheira e com igualdade para todos.

Mais uma vez, um autor nacional desponta em minha lista de preferências, e apesar de sentir que, em algumas partes da narrativa a autora deveria ter se aprofundado e criado mais desenvolvimento nos diálogos, mesmo assim acredito que a leitura faça jus à minha recomendação. Então... recomendo!

Ah, uma dúvida nasceu em mim ao ler o final da história: será que teremos mais um livro com Nicolas e Mariposa?!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2015/03/mariposa-patricia-baikal.html