A Mulher de Preto 2

A Mulher de Preto 2 Martyn Waites

Resenhas - A Mulher de Preto 2

Padronizado 22/02/2015

Resenha: A Mulher de Preto 2: Anjo da Morte - Martyn Waites
Alguns anos atrás, li o primeiro livro de A Mulher de Preto. Uma boa curiosidade sobre o livro, é o fato de sua sequência ter sido escrita por um autor diferente. Susan Hill, autora do primeiro livro, fez um grande trabalho: o livro é sombrio e assustador, do jeito que todo mundo espera. Martyn Waites, autor do segundo livro, também teve uma excelente performance com Anjo da Morte. Waites foi convidado a escrever uma sequência, coisa não muito comum. Logo, esperei que o mesmo fosse um grande autor, já que teve a honra de ser chamado para dar continuação a uma história tão boa.
Lançado neste mesmo mês de fevereiro pela Record, corri para ler, curiosa desde que foi anunciado o lançamento do filme. Devo dizer que Waites não me decepcionou, apesar de ter uma escrita mais moderna, diferente de Susan Hill. É de se imaginar que, por tal motivo, a trama não seja tão assustadora, mas me surpreendi sentindo apreensão e medo durante muitas partes do livro.
Desta vez, toda a trama se passa no cenário da Segunda Guerra Mundial, o que torna tudo muito interessante. Podemos acompanhar personagens muito bem criados e desenvolvidos, que condizem com o perfil amedrontado e receoso de uma guerra.
Eve, a professora encarregada de levar as crianças para o campo a fim de fugir das bombas alemãs, ainda antes de chegar ao seu destino, a Casa do Brejo da Enguia, tem pressentimentos ruins sobre o vilarejo, e ainda mais sobre o grande casarão. Na primeira noite em que passa ali, ela ouve estranhos ruídos e tem sensações estranhas, sentimentos aterrorizantes e um eterno pesar parece se instalar no ar ao seu redor.
Depois de encontrar escrituras, coisas antigas, um cantarolar e barulhos estranhos que só ela parece ouvir, Eve começa a ter mais do que só sensações: ela começa a ver uma mulher. A mesma se veste de preto, com uma roupa que poderia ser de séculos atrás e tem o rosto branco como ossos antigos, além de um olhar negro e amedrontador.
A professora está cada vez mais certa de que essa presença na Casa do Brejo da Enguia é maligna, e começa a tentar descobrir o mistério por trás da estranha mulher, dos estranhos ruídos e da história que se esconde entre as paredes. Temendo pela vida de seu aluno, Edward, Eve faz de tudo para protegê-lo (e todas as outras crianças).
Em uma atmosfera tensa e aterrorizante, Martyn Waites nos faz entrar dentro do livro, ver a estranha mulher em todos os cantos e até ouvir os ruídos. Quase podemos sentir o cheiro do mofo preto que parece se esgueirar pelas paredes, sempre presente no livro.
Recomendo a leitura, tanto do primeiro quanto do segundo livro para os amantes do terror e do suspense.

site: http://blogpadronizado.blogspot.com/2015/02/resenha-mulher-de-preto-2-anjo-da-morte.html

Ju Oliveira 12/02/2015

Assustador!
A mulher de preto 2 está ainda mais assustador do que o primeiro livro. A casa do Brejo da Enguia passou por pequenos ajustes para receber refugiados da Segunda Guerra Mundial. A doce professora Eve Parkins e a amarga diretora Jean Hogg estão a caminho com uma pequena turma de alunos. Mas o que elas nem imaginam, é a situação do local para onde estão indo.

A casa do Brejo da Enguia fica em um local de difícil acesso, por causa das marés que podem subir de repente e impossibilitar totalmente o acesso, cercada por um pântano lúgubre, sempre coberto por um uma espessa bruma. A casa consegue ser ainda pior, a umidade e o mofo tomam conta de absolutamente tudo. O ar é carregado de sentimentos ruins, de sensações estranhas, de arrepios inexplicáveis. E a primeira pessoa a ter essas sensações é a professora Eve.

Além de sentir essas coisas ruins e inexplicáveis, a professora também percebe a mudança de comportamento de Edward, uma das crianças da turma. Edward acaba de sofrer um forte trauma, por ter perdido a mãe na explosão de uma bomba. Desde então ele parou de falar e não interage com os colegas. Mas de repente o menino começa a "conversar" com um estranho boneco que encontrou pela casa, a ter atitudes muito estranhas. Eve vai contar com a ajuda de Harry, piloto de bombardeiro, o único a acreditar em seus pressentimentos.

Eve tem certeza de que não estão sozinhos naquela horripilante casa. Ela pode sentir a presença do mal, como se o mofo das paredes se movesse, como se o cheiro de mofo e umidade fosse sufocante, ela acredita ter visto uma mulher toda de preto com o rosto branco como cera, sinistra, assustadora. Eve agora tem certeza que essa criatura macabra está atrás de Edward e vai fazer de tudo para defender o menino.

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro, foi que foram escritos por autores diferentes. Acho que é a primeira vez que vejo isso, de uma sequência ser escrito por outro autor. O autor Martyn Waites foi brilhante, soube transmitir ao leitor muitas sensações. O clima da trama é tão sinistra, tão escura, abafada e claustrofóbica que por pouco não sentimos realmente cheiro de mofo e umidade no ar. O ritmo de leitura é bem acelerado, senti medo em vários momentos. A descrição dos lugares e personagens é muito real, mas sem exceder nos detalhes, podemos visualizar a Mulher de preto enquanto lemos. O final é estarrecedor. Vale continuação. Muito bem escrito e convincente, realmente transmite medo, o que certamente é a intenção do autor. Com toda certeza o filme será muito assustador. Fãs de Terror/Suspense certamente irão curtir. Recomendo!

site: http://juoliveira.com/cantinho/