O Estado de Narciso

O Estado de Narciso Eugênio Bucci

Resenhas - Estado de Narciso

Alê | @alexandrejjr 09/07/2020

O mal, o poder e a informação

Li este livro em 2018, mas é impressionante o quanto ele segue atual. Em tempos de notícias falsas à revelia de um mundo globalizado, com ascensão de líderes com posições extremistas, a defesa da informação de qualidade se faz necessária. Sobretudo na esfera pública, da qual Eugênio Bucci, essa autoridade em comunicação, aborda em seu "Estado de Narciso".

O professor mostra neste trabalho, que foi sua tese de livre-docência, a tortuosa relação entre Estado e informação. É um livro ímpar neste quesito. Aqui vamos aprender conceitos do que deveria ser uma comunicação pública e de que maneira nós, brasileiros, nos apropriamos dela. Com uma clareza invejável entendemos as diferenças básicas de quando a informação é pública e de quando ela é estatal e somos apresentados à aplicação dos conceitos em outros lugares do mundo, como a famosa British Broadcasting Corporation, a BBC. Como o professor busca a intertextualidade com outras áreas, ele nos mostra os avanços e os atrasos que nossa hostilizada Constituição possui a respeito do tema, tudo sem ser maçante ou tecnicista demais.

O convite está feito para que você, cidadão curioso, queira entender a importância da informação no contexto social e, mais do que isso, o peso da informação como ferramenta de poder em uma democracia. Excelente livro e, mesmo que destinado a um público específico, Eugênio Bucci consegue expandir o interesse do seu objeto de estudo a qualquer esfera social, desde que deseje participar da opinião pública.
Suzanie 09/07/2020minha estante
Você escreve muito bem, parabéns pela resenha!

Alê | @alexandrejjr 09/07/2020minha estante
Obrigado pelo elogio, Suzani, gentileza sua. Espero que goste do livro, vi que adicionasse à tua lista.

Suzanie 09/07/2020minha estante
Sim, me interessei, espero conseguir ler em breve ??

gabbiedb 03/04/2023

"O melhor termômetro da independência é o jornalismo. Há outros, mas nenhum é tão fidedigno e tão imediato. A alma de uma emissora pública mora no seu jornalismo."

É muito assustador ler um livro que detalha (como o subtítulo já diz) a dimensão do problema da comunicação pública voltada a interesses particulares. Eu, que não morava em São Paulo em 2014, prendi a respiração ao ler a transcrição da propaganda da Sabesp durante a crise de abastecimento de água. Tudo o que resta, além de reclamar, é torcer para que um número suficiente de pessoas percebam esse escândalo para mudar a situação.

Anderson668 21/03/2017

Nada mais questionador
Qual o cliente que toda e qualquer agência de propaganda do Brasil deseja ter? Esse cliente é extremamente narcisista, possui todo o dinheiro necessário, possui um grande ego e só pensa em continuar no poder.
Esse tão estimado cliente, recebe dinheiro de vários contribuintes mas, ao invés de gerir esse dinheiro com responsabilidade, gasta-o demasiadamente em publicidade. O Estado é o grande financiador da máquina de dinheiro que se tornou a publicidade. A partir desta perspectiva, Eugênio Bucci esmiuça a comunicação pública, problematizando suas conceituações e discutindo a pratica.
Se eu protelar, vou revelar os detalhes do livro.
Vale muito a pena a leitura.