The Library at Mount Char

The Library at Mount Char Scott Hawkins

Resenhas - The Library at Mount Char

Nim 05/06/2023

Interessante
Minha nota real é 3.5. O livro até é bom, imprevisível, único, um pouco melancólico e reflexivo em certos momentos no final. Certamente é algo interessante. Mas também muito aleatorio, sem muita base na realidade, sem muita justificativa para a escolhas feitas. E não consegui suspender minha descrença com os planos dos personagens que só funcionariam se eles conhecessem o futuro mas essa habilidade eles não tem (pelo menos a Carolyn não tem). Eu gostei, mas foi meio que uma perda de tempo sem sentido esse livro, sinceramente.

Clara Simões 21/06/2023

"In the service of my will, I have emptied myself."
Como sequer começar a descrever esse livro? inicialmente dei 4.5 estrelas pra ele, mas percebi que as críticas que tinha a fazer eram muito mais relacionadas a coisas que eu queria *mais* da história, e não a pontos que não gostei. 5 estrelas, favoritado, e nem sei explicar exatamente como me impactou tanto.

é um livro bizarro, absurdo, cheio de estranhezas a cada página que a princípio te deixam meio???? o que tá acontecendo aqui??? mas conforme a história vai se revelando, aos poucos manifestando pedacinhos aqui e ali, foi impossível não se apaixonar. a premissa em si já é de pensar opa, pode ser interessante, mas ele é tão mais que isso.

os personagens são, em sua grande maioria, o que eu mais queria saber a respeito. e por isso saí com um gosto enorme de quero mais - queria saber mais de cada um dos irmãos, principalmente. queria muito saber mais sobre cada um deles, suas histórias conforme cresciam e as particularidades de seus catálogos. pano pra manga pra uma série enorme, e justamente por isso entendo que não era esse o ponto do livro; o que não me impediria de ler mais mil páginas nesse universo. e há tanto a ser explorado!! seres mencionados de passagem, horrores além da imaginação e entidades que aparecem apenas nas entrelinhas. a própria história do universo e suas eras, a vida do Pai e de tantos outros personagens... é tudo muito cativante.

mas nada seria tão cativante se não fosse carolyn. ela é uma personagem fenomenal. é impossível chegar a conhecê-la por completo, pois há tantas camadas em tudo que ela viveu e tudo que teve que fazer pra ser quem precisava ser; os horrores que sofreu, a solidão, tudo. extremamente engenhosa e inteligente, ela foi sem dúvidas a força motora da história (em mais de um sentido). steve também surge como um personagem muito interessante, e me apeguei muito a ele, isso sem falar dos leões!

há muitas nuances nesses personagens, também. eles são resultado do que foi feito a eles, sim, mas também são, em última análise, aquilo que fizeram consigo e com outros. um passado horripilante absolve escolhas cruéis até que ponto? há mesmo algo a absolver se não havia outro caminho além de tortura e dor pra criar essa pessoa?

o final me fez chorar, lamentar, ansiar tanto por mais desse universo tão fascinante. a exploração das linguagens e da matemática, de elementos ultra dimensionais que não poderiam ser explicados... poderia ficar por horas falando desse livro. mas vou só dizer que espero que possamos ler mais do autor nesse universo no futuro. se puderem, leiam! queria poder voltar no tempo e ler de novo pela primeira vez =')

"however deeply you understand the universe, however many mysteries you solve, there will always be another, deeper mystery behind it."