O Fim de Todas as Coisas

O Fim de Todas as Coisas John Scalzi

Resenhas - The End of All Things

Renata 14/05/2024

Final bonito
Achei o livro todo muito empolgante e gostoso de ler. A conclusão foi muito boa e gostaria muito de acreditar q o ser humano quer ter paz, tanto consigo mesmo quanto com outras espécies, mas como sabemos, somos uma raça dificil demais kkkkkk....

Mike Willian 13/02/2024

Uma conclusão satisfatória...
... Porém um tanto simplista.

Eu amei a leitura, acho a abordagem do autor acessível, aprecio bastante o arco evolutivo dos personagens e as características que os tornam individuais, tenho diversos favoritos inclusive, mas não achei ter atingido a máxima que esperei da coleção.

Não que o autor tenha trabalhado com conveniências pra dissuadir o leitor da conclusão da obra, mas muitos pormenores nem foram abordados nesse ultimo volume, como os consuls, os obins, e outras figuras que trariam maior complexidade pra essa ultima narrativa.

Senti bastante falta do John e da familia dele também. Quem poderia imaginar que na verdade o soldado das FCD mais explorado seria o tenente Wilson? indo além, que seria até mais divertido, embora o humor acido do John também fosse bastante aproveitado.

Fora toda essa ilustração prazerosa, todos os livros trazem consigo mensagens e reflexões interessantíssimas sobre quem ou o que somos, sobre finitude, sobre contexto histórico, sobre relações interpessoais. De maneiras sutis, mas tão claras quanto precisam ser.

Conclui a leitura contemplado com esse universo criado por John Scalzi. Recomendo fortemente a leitura e anseio por mais livros da saga.

davidplmatias 07/04/2021

Saudades
Mais um órfão da época Guerra do Velho. Vou sentir saudades. De todas as tranças políticas e diplomáticas as quais tiveram sua vez no fim da saga. Infelizmente a temática principal do idoso numa guerra ficou na história dos dois primeiros livros, foi esquecida... Mas tudo bem, a história tomou outros rumos, e continuou interessantíssima.

Não sei se é parte de meu luto achar que Foi muito pouco para um livro final... Ou se realmente foi rápido demais... Mas fechou a história, sou mais um órgão dessa magnífica história.

Julio.Oliveira 20/10/2023

Último livro da segunda trilogia, esperava mais de uma saga incrível, de um humor ácido e irreverente. De todos os livros até então foi o que menos gostei.

Marcelo1352 19/05/2024

Bom termino
Bom término,
Uma finalização bastante satisfatória, deixa a impressão que o cenário continua em evolução, permitindo ao leitor muitas especulações e ao autor um terreno ainda fértil para retornar.
Os pontos de vista alternativos foram bem explorados e os elementos adicionados são bem interessantes assim como os novos personagens.
Uma única ressalva, a tradução insiste em usar linguagem neutra.

Will 30/08/2019

Acabou!
Finalmente, o fim dessa época saga.
Sinceramente, não sei exatamente o que sinto sobre o fim.

Primeiramente, o fim de não me agradou muito, não sei se foi a expectativa que aumentou a cada página, ou simplesmente não foi bom.

Gostei das diversas perspectivas entre os capítulos e trazendo pontos de inflexão sobre o mesmo contexto. Scalzi brilhou nisso.

Mas a saga como um todo foi fantástica, General Gau, meu segundo personagem favorito de as caras em momentos certeiros e brilhantes, e sua segunda em comando, que personagem foda, Hafte Sorvalh, personagem cresceu e soube lidar com as mudanças, caiu muito bem em todos os detalhes, fez o Conclave ser cada vez mais interessante, além de trazer a brilhante Oi.

Harry Wilson e Ode Abumwe sendo engenheiros do destino da Colonial Union com uma graça única. O começo com Daquim simplesmente brilhante.

Em resumo, valeu a pena essa saga épica, não vejo a hora disso vir para as telas (série ou filme, não importa, só venha hahah).

Agora, darei um tempo no sci-fi (não que irei aguentar) e desbravar ou rever outros mundos.
Diego 31/08/2019minha estante
Acho que já comentei com vc (ou queria ter feito isso... Rsrs), mas vai filme da Netflix! \o/

Thiago 02/01/2024

Um livro digno de desfecho. Como sempre, o Scalzi mantém uma excelente narrativa, com uma fluidez incrível, a história é muito empolgante, com uma boa dose de humor e boas críticas sociais. O mundo do Guerra do velho, é sem dúvida um dos que mais me agrada a leitura, tema e personagens. Recomendo não só o livro, como toda a saga.

Rodrigo 28/03/2024

Leitura obrigatória
Este é o último romance da série A Guerra do Velho. Foi um desfecho interessante para a história. Este volume acompanhamos a crescente ameaça representada pelo Equilibrium para a Terra, o Conclave e a União Colonial, forçando estas três entidades a chegar a um acordo que permita a elas sobreviver e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma de conviver. É um livro bem interessante com personagens que deixarão saudades para mim.

ffabriciooliveira 09/04/2024

O último da série, gostei bastante da experiência de ler a série inteira. Foi uma bela sequência com bastante coerência, mistérios e emoções.

Pedro 17/05/2024

Quase 6 anos depois de ler Guerra do Velho, encerro finalmente essa saga que me despertou pro mundo dos livros e, de maneira muito especial, pros livros de ficção científica. Gostei muito de acompanhar pontos de vista de personagens diferentes nesse livro, e me surpreende como John Scalzi consegue cativar o Pedro de quase 20 anos do mesmo jeito que cativou o de 14 em 2018