O Príncipe feliz e outros contos

O Príncipe feliz e outros contos Oscar Wilde

Resenhas - O Príncipe Feliz

Flavia Flavitchia 20/03/2022

Minha primeira leitura de Wilde e foi muito prazerosa. Cerca de 5 contos que nos fazem refletir sobre as atitudes humanas.

Ju Ragni 19/10/2023

Bons contos de Wilde em edição bilíngue
É um livreto de quatro contos, O príncipe feliz é o primeiro, O rouxinol e a rosa, O gigante egoísta e O amigo devotado. Talvez não sejam as melhores obras de Oscar Wilde, mas são contos bons de se ler, com uma certa dose de amargura e desencanto próprias do escritor. É uma edição bilíngue (em inglês), o que ajuda também no aprendizado do idioma.

Jess 26/02/2012

O Príncipe Feliz

Na mais central praça da cidade erguia-se a estátua do Príncipe Feliz. Era uma autêntica jóia.
Um dia pousou aos pés da estátua uma formosa andorinha, que estava de passagem para o Egipto. Era a sua última oportunidade, pois havia-se atrasado ao querer convencer um junco a acompanhá-la na viagem. Mas o junco não pode separar-se da terra que lhe dá a vida, apesar do amor que o liga à andorinha...!
Olhando com mais atenção para a estátua, a andorinha notou que duas gotas lhe molhavam a cara... Eram duas grossas lágrimas!
-Porque choras, Príncipe?
-Pelos pobres da cidade, amiguinha. Há tantos! Quando reinava ninguém me contava nada do que sucedia, e os altos muros do Palácio não me deixavam ver. Mas desde que me colocaram aqui posso ver a pobreza e a miséria de tanta gente, e sinto-me angustiado. Queres ajudar-me?
-Estou de passagem para o Egipto... -respondeu-lhe a andorinha.
Mas o Príncipe pediu-lhe tanto, que acabou por dizer que sim.
-Arranca o rubi da minha espada. Leva-o ali àquele casebre em frente. Lá vivem uns meninos pobres que não podem pagar o aluguer. Querem pô-los na rua... Impede-lo!
A andorinha arrancou o rubi da espada e levou-o ao casebre.
-Olhem, deixou-nos uma coisa.
-É uma jóia. Podemos vendê-la e com o dinheiro pagar o aluguer da nossa casa. -disse a mais velha.
Voltando para junto da estátua, a andorinha disse ao Príncipe:
-Terminei, Príncipe. Agora vou partir para o Egipto.
-Espera um pouco, amiguinha. Há mais pobres na cidade. Leva uma safira a um escritor doente, que é tão pobre que nem pode pagar os remédios.
-Mas a safira é um dos teus olhos. Vais ficar vesgo se t'o arrancar.
-Não faz mal! Anda, vai ajudá-lo.
A andorinha voou até à arruinada cabana que o Príncipe lhe tinha indicado. E a safira serviu para salvar o velho escritor.
Havia mais pobres na cidade. A andorinha tinha que voar para o Egiptp, onde passaria o Inverno junto com as irmãs... mas o Príncipe pediu-lhe que tirasse a outra safira do olho.
-Se o fizeres FICARÁS CEGO!
-Não faz mal, andorinha.
Estava muito frio. O Inverno já se instalava. E a andorinha foi socorrer outros pobres. Arrancou uma a uma as lâminas de ouro da estátua. E quando acabou e dela já nada de valor restava, deitou-se aos pés do amigo. Não o abandonaria assim cego...! E numa noite ainda mais fria a andorinha morreu, o que feriu profundamente o coração de chumbo do Príncipe Feliz.
Como a estátua sem os enfeites ficara muito feia, um dia baixaram-na do pedestal e levaram-na para uma fundição. Mas ao fundi-la verificaram que o coração de chumbo resistia ao calor mais elevado. Deram-no então a outro ferreiro, que também não conseguiu fundi-lo.
-Tragam ao Céu o coração de chumbo do Príncipe Feliz e o corpo da Andorinha -ordenou Deus, sorrindo.
-Nunca na Terra ninguém demonstrou tanto amor pelos pobres -acrescentou. -Por isso vão ficar eternamente a meu lado.

Oscar Wilde

kelly.brekker 15/11/2022

Oscar Wilde meu querido
é incrível como esse homem consegue escrever algo feliz e melancólico ao mesmo tempo, eu amo ?

Isis.jaynis 06/02/2023minha estante
FALOU TUDO!!!

WILDTIGERSTAN 06/04/2024

De primeira não entendi o ponto dos enredos infantis, mas no decorrer de tudo consegui captar pelo menos parte do objetivo do autor ao escrever esse livro. Enfim, Wilde kingo sempre será famoso ??

Mirelle10 19/02/2023

Brisa louca
Óbvio que não é um livro recomendado para crianças (também não sei se era a intenção do autor). Tem que ler com coração aberto mesmo, porque as fábulas são bem brisadas.

Elexandra.Amaral 12/05/2020

A caridade salvará o mundo
Dostoiéviski disse que "A beleza salvará o mundo". Os belíssimos contos de Oscar Wilde reunidos na pequena e bonita edição da Landmark tornam possível a compreensão da frase do célebre e brilhante autor russo em sua totalidade: as belas almas, aquelas que, em meio ao ruído do mundo, conseguem olhar para o outro e reconhecê-lo como uma das mais belas criaturas do Divino Mestre, salvarão este mundo da perfídia e de tudo o que a acompanha.

Lilica 22/05/2020

Livro muito bom, com contos bem interessantes. São historias simples mas que passam uma mensagem importante. Assim como em O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde usa fatores como beleza e religião para fazer seu ponto.

Mariana Melo 28/05/2011

Trecho da resenha do Felizvros, SEM SPOILER
Quando peguei esse livro para ler eu não esperava nada, e ele correspondeu às não-expectativas: não me irritou, não me surpreendeu, não me deu sede de leitura nem me repeliu. Foi assim, um livro bege, de leitura simples e poucas emoções.

Entre os pontos fortes posso ressaltar as críticas colocadas em comentários ásperos dos personagens. Criticas que tratam principalmente do cárater do humano e das injustiças sociais, com leveza. Essa caracteristica do Wilde me pareceu bem forte em todos os contos.

Leia a resenha completa no Felizvros Para Sempre, com mais detalhes da experiência do livro e Compromisso Anti-Spoiler:

Isis.jaynis 06/02/2023

Livro com a capa mais bonita que eu tenho, um livro lindo lindo lindo,Oscar wilde era e sempre será um cara de respeito...mais admito que os dois primeiros conto são os mais bonitos e impactantes!!

Fernando.Araujo 09/04/2023

Um grande artista num livro simples
Oscar Wilde sempre foi um dos meus autores favoritos. Nesta edição simples e bela, são trazidos alguns de seus famosos contos. O que mais me encanta nas suas histórias são os seus personagens que ora são pessoas, mas ora são qualquer outra coisa, animais, árvores, flores, rosas e até mesmo o diabo. Ele consegue nos envolver no ar de suas histórias e nos fazer comover com as situações ou também aprender com suas lições. Minhas histórias favoritas sempre foram as do Gigante Egoísta e do Rouxinol e a Rosa. Outro fator que muito me surpreende é a forma como a religiosidade transpassa pelo texto de Wilde, suas referências a Deus, aos céus e ao paraíso. Dito isso acho essa edição super prática e saborosa de ser lida.

wanessa.silvana 01/06/2023

Apenas quebras de expectativas
é incrível a forma como Oscar Wilde retrata a realidade no duro e no seco kkkkk eu não esperava que os finais da maioria dos contos seriam tão pesados, meus favoritos foram de longe ?o príncipe feliz? e ?o rouxinol e a rosa?, fiquei super impactada com essas histórias.
também tenho que ressaltar que a do amigo fiel me deu tanto ódio que nem sou capaz de expressar em palavras.
enfim, que leitura boa, vale super a pena!!

Stuart.bookster 08/03/2022

O Príncipe Felis, de Oscar Wilde
Simplesmente sensacional a escrita de Wilde, ela nos leva a refletir sobre o acúmulo de bens materiais, sobre compaixão e empatia. Engraçado notar que a bondade do príncipe encerra-se de acordo com sua capacidade material, ao fim a forma como os políticos o destratam por ele ter se tornado sombrio e feio é desprezível, mas totalmente comum para a realidade, é triste ver essa história, ao mesmo tempo é reconfortante. Recomendo demais a leitura desse livro, até por ser bem curto e marcar tanto.

izzie 22/09/2021

Este conto é do Oscar Wilde então é impossível ser ruim.
eu amei do inicio ao fim,mas tenho que ressaltar que destruiu o meu psicológico pois agora eu shippo uma estatua e uma andorinha, valeu mãe por fazer eu ler este conto...
super curtinho,li em menos de 1 hora
recomendo para todas as idades