Augusto

Augusto Allan Massie

Resenhas - Augusto

sonia 06/04/2011

autobiografia são parciais
achei o livro um tédio só - prá lá de chato, quanto ao estilo.~
interessante foi comparar com outros livros sobre a historia romana do mesmo período, baseada em fontes históricas, como o livro Eu,Claudius, imperador, escrito pelo historiador Claudio, neto de Augusto - lá está tudo o que Augusto não conta em sua autobiografia - e há fatos claramente discordantes. Augusto se via como um protetor de Roma, outros o viam com um assassino cruel e traiçoeiro, um verdadeiro louco na cadeia de uma família de loucos que governou Roma. Eu fico com os historiadores. Afinal, Augusto não ia falar mal de si mesmo, não é? E não sabia que seu neto anotava, de dentro do palácio, todas as sua maldades.

Joezer.Moreira 24/04/2023

Curtindo muito a escrita do Allan Massie. Ela é um pouco mais sóbria (até pelo tipo de história que se propõe a narrar), mas sempre salpicada com trechos mais profundos ou espirituosos. Excelente leitura. Algumas citações que apreciei:

"No entanto - há sempre um 'no entanto', um 'contudo' - este autoconhecimento pode ser inibidor. O homem que nunca examinou sua própria mente e seu próprio espírito age com uma espontaneidade que me é negada."

"Soldados gostam de ironia.(...) Não é de admirar. Afinal de contas, a ironia é um convite para participar de uma conspiração com o orador."

"É impossível na política tirar um momento para descansar e gozar os frutos do que se realizou (nisto a política é como o casamento)."

"Nada, meu querido, é mais triste do que a lembrança de uma trepada perdida!"

cfsardinha 09/07/2011

Toda a coleção tem o mesmo estilo, como uma autobiografia do próprio Augusto. Teriocamente real, mas romanceada pelo autor.
Começa com o assassinato de Júlio César e mostra a ascensão do jovem e inexperiente Augusto, apadrinhado de César. O livro se desenvolve até Augusto ficar velho e refletir sobre seu passado de crueldades.

cfsardinha 09/07/2011