A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Dje 25/08/2013

Adorei o livro, simplesmente delicioso de ler

João 04/07/2013

A Conspiração Franciscana traz a tona mais um
dos muitos segredos que a igreja guarda.
O livro nos mostra uma Igreja cruel,corrupta.
Uma igreja governada por pessoas que manipulam
tudo e todos em beneficio proprio!
Alias minha crítica não é da Igreja,mas sim das pessoas que a governam.
Nesse livro acompanhamos Frei Conrad e Amata,uma jovem inteligente
que ajuda o frei em sua busca por uma verdade a respeito de São Francisco..São muitos personagens que vão se entrelaçando
até o climax da história:a Descoberta de um grande segredo,guardado
pela Igreja.
Um livro excelente,uma verdadeira aula de História.
Um grande viagem no tempo onde matar era tão simples quanto respirar.
Apesar de uma diferença de quase 800 anos parece que o mundo não mudou muito nos dias de hoje:
estupros,matanças,ganancia,ambição,corrupção continuam ai,como ja existiam a 8 seculos atras...
Considero esse livro uma grande leitura onde tem que
ter paciencia..O leitor que espera muita ação não persevera na leitura pois aqui tudo vai acontecendo aos poucos.
Um aprendizado tambem da vida de São Francisco,do qual eu sabia muito pouco,mas que com esse livro aprendi a admirar!
Leitura que vale a pena.
Sueli 09/07/2013minha estante
Belíssima resenha! Sincera e carregada de emoção. Mas, não poderia ser diferente, não é mesmo João? É um grande livro, mas que por causa de católicos fervorosos não deve ter tido a divulgação merecida... Uma grande pena! A hipocrisia sempre sabotando o conhecimento, e a fé verdadeira.
Parabéns meu amigo,
Abraços

João 11/07/2013minha estante
Verdade Sueli!
Faltou divulgação de um livro tão bom. E acredito
que os fatos narrados no livro são uma grande verdade!Que bom que gostou da resenha!Um elogio vindo de uma pessoa que escreve resenhas fantasticas como você e´muito bom!
Abraço!

NILTON 15/12/2014minha estante
João,

Muito bons seus comentários acerca do livro. Acabo de lê-lo e confesso que aprendi muito sobre a história medieval da igreja católica. Além do mais, o livro, em meu entender, mostra, e muito bem, a oposição entre verdade e mentira, os dilemas que resultam desse antagonismo e, acima de tudo, como a Ética é deixada de lado quando o poder estabelece e fomenta a mentira, a ponto de, depois desta difundida, tornar-se difícil acabar com ela.
Quanto a São Francisco, o perfil que o livro delineia é isento de partidarismos, mostrando-o em sua bondade mas também em seu caráter retrógrado e, em meu entender, desejoso de sofrer e de encontrar a morte, sendo esta, para ele, símbolo da redenção e do encontro com Deus.

Nilton

Lucas 22/05/2013

Bastante confuso,não recomendo para novatos
O livro tem como tema principal ,a ordem franciscana,e um segredo terrivel sobre seu fundador,São Francisco,algo tão sombrio que poderia causar o fim da Irmandade.Ao encontrar pistas desta conspiração o protagonista,Frei Conrad,está disposto a tudo para resolver.Temos Intrigas,Traições,um Desejo de Vingança e muito mais
Um ponto positivo deste livro foi a capa,que infelizmente consegue ser melhor que seu conteúdo,o que acaba confirmando aquela máxima sobre livros e capas.O autor tentou criar uma história nos moldes do Código da Vinci,com uma grande conspiração e uma sociedade com segredos que fará de tudo para ocultar tal conspiração.Mas na metade do romance,o autor se distancia da ideia inicial e começa a criar outra história sobre a "jornada pessoal de um frade em busca da santidade".Tem capitulos que nao tem trama nenhuma,é apenas um longo monologo sobre como a igreja catolica se perdeu de sua ideia inicial,de ajudar as pessoas.Prova disto é que o final é totalmente confuso e não tem nada a ver com a ideia inicial.
Os personagens do livro foram mal desenvolvidos. Conrad, o personagem principal,acaba sendo mais inocente do que a crianca da história Amata,que sem duvida era uma das personagens com maior potencial a ser desenvolvido na trama.Sem dúvida,esse livro é recomendado para religiosos com bastante paciencia

Rita Nunes 09/04/2013

Um bom livro. Só que eu achei que seria sobre a investigação do mistério em torno da morte de São Francisco, com uma sucessão de pistas a serem desvendadas, mas acabou que uma história secundária tomou conta da narrativa. Uma boa história, apenas diferente do esperado.

Renata CCS 18/02/2013

A tão misteriosa conspiração é um tanto decepcionante
A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é uma trama que se passa na Itália do século XIII, começando com um eremita que tem em suas mãos o segredo da morte de São Francisco de Assis, venerado em toda Europa. Este pergaminho fora entregue por um frei, que, ao que tudo indica, era amigo do próprio santo. O investigador é frei Conrad, eremita extremamente fanático, absolutamente firme em suas crenças e não aceita nenhuma opinião diferente da sua. A seu lado na está Amata, jovem com um passado violento e com sede de vingança. Ela é forte e destemida que começa a história num convento, se passando por homem, em busca de proteção. Mesmo sendo o oposto de Conrad, acaba firmando com ele uma amizade verdadeira e profunda. Para uma vida tão importante como a de São Francisco de Assis, a narrativa se dá de forma lenta e cheia de detalhes desnecessários para o que poderia ser uma bela estória de ficção histórica. A ação em um livro de romance histórico deve ser instigante e não necessariamente empolgante. É mais ou menos isto que ocorre neste livro: temos a curiosidade de continuar lendo, mas não é daquele modo que não conseguimos desgrudar os olhos das páginas. Para ser honesta, John Sack me cansou um pouco, sua narrativa é devagar demais, traz muitas explicações prolongadas e achei que o tal segredo também deixou a desejar: a tão misteriosa conspiração é um tanto decepcionante. A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é um livro razoável para leitores que se interessam por polêmicas religiosas sem conflitos intensos e para aqueles que não se sentem agredidos quando aparecem fatos que podem ir contra alguns pensamentos pessoais.

Volnei 17/02/2013

A conspiração franciscana
o ano é 1230, durante uma procissão na cidade de Assis os restos mortais de são Francisco acabam por desaparecer e dai se inicia o grande mistério desta maravilhosa obra que envolve todas as tramoias promovidas desde muito cedo pela igreja

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Ju Lino 08/02/2013

Bom livro!
Como muitos aqui disseram, no início a vontade de abandoná-lo é grande, mas isso eu não faço, por pior que seja, não acho justo abandonar um livro. É preciso terminar a história para poder opinar sobre a mesma!

Este é um livro que dificilmente vai agradar muita gente, por que o enredo é totalmente diferente do que tem sido lido pela maioria ultimamente, e também por que a história demora umas boas páginas até ficar interessante. O que é um grande desafio! Mas dê uma chance para ele, não crie "antipatia" pelo livro devido a seu início cansativo, você poderá assim como eu, se surpreender!

Enfim, boa história, personagens marcantes, suspense e intriga na medida certa! Recomendo a leitura! ;)

Abçs!

Maristela 20/01/2013

Terminei de ler este livro e simplesmente adorei. O livro é cheio de detalhes, bem elaborado e fascinante. Frei Conrad é um homem muito religioso que recebe uma carta de Frei Leo, que pede para ele descobrir o que são os símbolos que estão no lado da carta. Amata é uma moça que mora no convento e que recebe como missão, entregar a carta a Frei Conrad e para isso, terá que achá-lo nas montanhas onde o frei se refugiou. O livro é cheio de tramas, muita conspiração, traição e amor. A história de São Francisco pode ser uma mentira ou será uma verdade? A verdade poderá vir à tona? Gostei muito deste livro e recomendo.

Morgana 03/09/2012

Depois de algumas páginas lidas, o abandonei, a história estava cansativa e desgastante para mim, talvez aquele momento não era o mais adequado, talvez aquela história fosse mais interessante em outra etapa da minha vida, claro que ppretendo voltar a ler desde a prmeira página, mas ainda não chegou a hora, eu sei, simplesmente sei e , nada mais.

Ka 14/08/2012

Mergulhei nesta leitura cheia de expectativas. Após ter lido Papisa Joana e simplesmente amado, acreditei que A Conspiração Franciscana me surpreenderia tanto quanto o outro livro. E me surpreendeu, negativamente, é claro.
O início da história é bastante parado, a história começa a se desenrolar mais rapidamente a partir do momento que Amata conta a Conrad a história da sua vida, mas antes disso decorrem dezenas de páginas insípidas.
Acredito que o foco do autor foi se perdendo com o tempo, já que em determinados momentos o leitor até esquece qual era o propósito inicial do livro. Mesmo assim, é bom ler as palavras de John Sack. Ele descreve os ambientes e os personagens de um jeito todo particular, além do fato de podermos acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, a ampliação dos seus horizontes e a quebra de diversos dogmas.
O desfecho foi decepcionante, garanto desde já. Morno, sem sal. Você acaba a leitura e se pergunta: era isso? Só isso? Cadê o clímax?
Como já comentei, existe um trabalho de pesquisa por trás realmente encantador que enriquece o livro generosamente, e assim como a obra de Donna Woolfolk Cross, a trama é todo envolta por um véu histórico que remete à Idade Média (confesso: sou apaixonada por essa temática), porém este não é um motivo totalmente válido para a leitura.
Vontade é mais do que necessária para ler este livro, mas se você gosta de tramas reflexivas: a dica está dada.

Resenha para o blog http://diasperfeitosparasempre.blogspot.com.br/
14-08-12
Silvia 16/10/2013minha estante
Tbm li Papisa Joana e adoreiiiiiiiiiii, agora que vou ler A Conspiração franciscana, aliás já percebeu que a maioria dos livros onde tem heroína é muito mais bonito e emocionante?

Ka 13/11/2013minha estante
Silvia:
Não tenho palavras para descrever Papisa Joana. É sem dúvida um dos meus livros favoritos. Boa sorte com A conspiração franciscana (apesar de eu não ter gostado tanto assim desse livro...) haha

Oruindo 29/07/2012

esse livro eu ganhei de uma prima minha, ela comprou e não conseguiu ler pelo fato dele ser muito cansativo e demorado. eu que li, mas não gostei muito também. fica sempre falando de religião e coisas assim, nunca acontece uma batalha e nada que deixe o leitor preso na leitura... muito fraquinho...

Saleitura 27/07/2012

Um excelente livro do início ao fim
Ler um livro é um presente. E um excelente livro então, possui um valor inestimável, e este é um deles, e agradeço a amiga Luci Cardinelli por este presente.

O livro inicia-se com o seqüestro dos restos mortais de São Francisco, durante uma procissão à nova basílica e escondido por membros de um grupo secreto. Mas quem eram estas pessoas, porque o corpo foi roubado e o que ele escondia que podia abalar tanto assim a Igreja?

E é esta trama que o leitor vai descobrindo aos poucos, através de Frei Conrad de Offida, um franciscano da vertente espiritualista da Ordem, que recebe uma carta de despedida do seu antigo mestre frei Leo, um grande companheiro de São Francisco. O conteúdo enigmático da carta faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo.

Intrigado com as possíveis implicações deste fato, Conrad é obrigado a abandonar seu isolamento nas montanhas e atravessar a Itália para encontrar explicações.

Ao fazê-lo, suscita à perseguição daqueles contrários a elucidação do mistério. Além disso, surgem os conflitos morais e religiosos ao se deparar com uma sociedade e igreja bem diferente dos preceitos que segue. Entretanto, para conseguir desvendar este segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da própria Igreja Católica, coloca em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.

A trama não foca-se apenas no mistério, mas sim nas transformações pelo qual passam os personagens, tanto Conrad como outros que irão auxiliá-lo na sua busca: Amanta uma jovem misteriosa com passado traumático, Orfeo di Bernandone, sobrinho de São Francisco de Assis, mercador e aventureiro e Jacopone da Todi, um ex-escrivão que se torna penitente após a morte da esposa. Os seus caminhos se entrelaçam e seus dramas pessoais e questionamentos são expostos em uma vertente deemoções. Não há como não se apaixonar pelos personagens e suas histórias, lamentar por suas perdas e vibrar com suas vitórias.

E não podemos deixar de mencionar o caráter histórico da obra, mesmo sendo um romance, o autor utiliza-se de personagens que realmente viveram nesta Itália do séc. XIII. Uma sociedade bem diferente de como a conhecemos hoje, dividida em estados independentes, que lutavam entre si por melhores condições de mercado e poder. A própria Igreja Católica, presença quase onipotente, tanto nos aspectos políticos quanto sociais, estava em um processo de reinvenção, após a cisão entre as vertentes ocidental e oriental. O papel da Igreja e seus representantes, da mulher, do homem, na sociedade do período nos são apresentado e debatido, nos levando a uma verdadeira viagem no tempo e espaço.

Lembrando também, que este livro surgiu como fruto da pesquisa para o segundo livro do autor sobre São Francisco que narraria a sua vida adulta. John Sacks escreveu também The Wolf in Winter (O lobo no inverno), onde narra à trajetória de São Francisco de Assis quando era jovem.

Um excelente livro do início ao fim.

Resenha feira por Marcelo Daltro

Link postagem

Vitória Gomes 19/07/2012

A Conspiração Franciscana
A história se passa na Idade Média, e gira em torno de um enigma que um frei chamado Leo (amigo de São Francisco), deixa para frei Conrad pouco antes de morrer. São três anos na buscando desvendar o mistério, onde o frei Conrad se envolve em conspirações, amor proibido é preso e torturado até descobrir o que estava diante dos seus olhos.

Jeh 06/07/2012

A Conspiração Franciscana
A Conspiração Franciscana é uma leitura massante até o meio do livro, vai narrando aos poucos as histórias dos personagens em separado e ao longo da história os personagens vão se encontrando e vamos descobrindo a relação entre ele, mas isso tudo é muito lentamente. Quase desisti do livro várias vezes, mas as referências histórias, a mistura de história verídica (pois realmente existiu essa conspiração) com ficção (quase todos os personagens fictícios), a escrita tecnicamente excelente e a minha curiosidade de descobrir o enigma me fizeram persistir... E valeu a pena!
Sim, o livro começa com o roubo dos restos mortais de Francisco de Assis e, anos depois, com o personagem principal, Conrad, um frei franciscano, frecebendo uma carta enigma de um discípulo de Francisco de Assis. A vida de Conrad é algo completamente desinteressante ao meu ver, é a vida e os pensamentos de um frei isolado do mundo e que acha que tudo é pecado, no começo, o que dá mais emoção ao livro é a vida, os pensamentos e a personalidade de Amata, que entrega a carta ao frei (disfarçada de menino). Amata é uma jovem que teve uma vida muito difícil que vai descobrir muitas coisas sobre seu passado e viver um grande amor. Amata e seu par são personagens que vão trazer mais ação pro enredo.
Mas ao longo da história, Conrad também vai mudando e descobrimos coisas do seu passado (antes de virar frei) que o torna mais empático e menos chato.
O livro é muito bem amarrado e escrito, e os personagens vão tomando cada vez mais espaço no coração da gente. Eu amei ele! Só não é recomendado pros católicos fanáticos de plantão porque conta um podre da Igreja Católica daquela época. E é muito prazeroso ir descobrindo pouco a pouco junto com Conrad o enigma sobre a conspiração franciscana.
Cabe dizer aqui também que John Sack é um excelente escritor!
Claudia 22/07/2012minha estante
Concordo com os comentários, achei em determinado momento que fosse desistir pois a linguagem pareceu um pouco fraca, mas Amata e seu parceiro dão um pouco de molho a narrativa.