Tancredo Neves

Tancredo Neves José Augusto Ribeiro

Resenhas - Tancredo Neves

Jeff.Rodrigues 16/02/2020

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
“Ainda que o Brasil nos peça o dobro de sacrifícios, nós devemos isso a ele e nós lhe daremos o que ele nos pedir!”. Em tempos em que muito se opina em redes sociais sobre todos os assuntos, e que a política divide o país em um insensato “nós contra eles”, conhecer a história e os homens que de fato lutaram para escrevê-la é, no mínimo, fundamental. Porque falar sobre a construção do Brasil do século XX, principalmente a batalha contra os anos de chumbo da ditadura militar, sem conhecer os atores que mexeram as peças no tabuleiro, é falar ao vento e se deixar levar pelo que ideologias atuais decidiram por verdade. Tanto à direita quanto à esquerda.

Tancredo Neves é personagem central da história brasileira e viveu a fundo os principais episódios que moldaram nosso país. Ministro no governo Vargas, atuante no governo JK, governador de Minas Gerais, primeiro-ministro brasileiro, lutador e negociador incansável pelas eleições diretas e, finalmente, primeiro presidente civil eleito. Não seria exagero dizer, e ninguém se sentiria desprestigiado, que Tancredo Neves derrotou a ditadura militar. E derrotou com uma argúcia, senso de oportunidade, estilo negociador, sapiência de saber a hora de recuar e a hora de acenar para o adversário. Enfrentou absolutamente as grandes batalhas que serviram para chegarmos à democracia de hoje. E tombou heroicamente na última delas.

Tancredo Neves – A Noite do Destino é o calhamaço de mais de oitocentas páginas que vai levar os leitores a entender não só o homem e o político, mas também todos os meandros do jogo político brasileiro em boa parte do século XX. Escrito pelo jornalista José Augusto Ribeiro, que foi assessor de Tancredo, o livro registra de forma minuciosa e com riqueza de detalhes a trajetória do mineiro de São João del Rei que desenvolveu um estilo único de se fazer política. Algo tão escasso no Brasil de hoje. A geração de Tancredo, a mesma que derrubou a ditadura, foi a última geração de homens públicos de verdade. Que colocavam a vida à disposição dos interesses do país. Não havia vaidades. Havia apenas o que era melhor para o Brasil.

De leitura densa, até mesmo pela quantidade absurda de material rico a que o autor teve acesso e vivenciou em sua carreira, A Noite do Destino é uma obra para quem quer entender o significado da palavra estadista. Tancredo, para mim, foi o único estadista brasileiro. Os bastidores políticos narrados no livro nos mostram como negociar, ouvir, ceder e ser discreto foram características fundamentais para que Tancredo Neves circulasse livremente em todos os ambientes que compuseram nossa tensa história. Fiel a seus princípios e homem que honrava a palavra, Tancredo não abandonou Vargas nos momentos derradeiros e se disse disposto a dar a vida pelo país junto ao presidente encurralado. Episódios assim se repetiriam na lealdade ao moribundo governo Jango e no combate aberto ao governo militar. Foi esse caráter que permitiu resistir e ser respeitado por ditadores como Geisel e Figueiredo já nas negociações para abertura política e transição de governo.

Do início político como vereador em Minas até a viagem internacional, já presidente eleito, passando por episódios tensos, dramáticos, consagradores e anedóticos, A Noite do Destino é um livro fascinante. É um mergulho privilegiado na história brasileira que traz um aprendizado essencial. Entender o homem e o momento. Entender o que é política e como exercê-la. Entender que em nome da democracia ainda nascente Tancredo Neves abriu mão de tratar uma doença, e com isso talvez tenha abdicado da própria vida. Até os últimos momentos, um político que colocou a vontade e os interesses do povo acima de sua própria vida.

Em um Brasil tão dividido, em que direita e esquerda se digladiam em disputas de egos e vaidades e estendem essa briga para as pessoas, militantes e apoiadores, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, e seu círculo de homens públicos, servem como farol para nos mostrar como driblar a mesquinharia e realmente batalhar e trabalhar por aquilo que importa. Porque faltam homens públicos, faltam líderes, faltam estadistas nesse país.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2020/01/26/resenha-tancredo-neves-a-noite-do-destino-jose-augusto-ribeiro/

Lucas 07/12/2020

Estadismo e democracia: Somente um brasileiro simbolizou esses dois conceitos simultaneamente
Não é exagero algum afirmar que Tancredo de Almeida Neves (1910-1985), mineiro de São João del-Rei foi um dos maiores político brasileiros do século passado. Apesar disso, sua importância no cenário político nacional da segunda metade do século XX foi relativizada com o passar dos anos. Talvez em função da inabilidade quase universal de nós brasileiros em preservarmos a nossa memória ou em razão de outras características culturais tão discutíveis, a trajetória de Tancredo é cruamente avaliada pela tragédia que o cercou nos seus últimos dias: eleito de forma indireta como o primeiro presidente civil do Brasil após vinte anos de regime militar, ele adoeceu na noite anterior à posse e acabou sucumbindo 38 dias depois, em 21 de abril de 1985 (dia de Tiradentes, numa coincidência histórica).

Mas Tancredo foi muito maior que este fato; sua capacidade política, baseada no diálogo e na busca por entendimentos comuns sem a tão obscura troca de favores que caracteriza a política brasileira são marcas que ele deixou para a eternidade (não necessariamente no que tange a seu neto, Aécio Neves, mas esta é outra história que foge do que está sendo discorrido por aqui). Assim, quando o jornalista José Augusto Ribeiro (1938-) lançou Tancredo Neves: A Noite do Destino em 2015 estava suprindo-se um vazio considerável em termos de biografias de personalidades brasileiras importantes e que, no caso do biografado, possuem repercussões até os dias atuais.

Trata-se de uma obra, portanto, pomposa, e as quase 900 páginas da boa edição da Editora Brasil Cultural reforçam esta impressão. Mas, narrativamente falando, é justo dizer que o livro carece de consistência; não em termos de fontes, todas confiáveis e relacionadas nos anexos, mas sim no que se relaciona à narrativa em si, que é breve e mais rasa em alguns momentos e se alonga em outros.

Antes, contudo, de adentrar nas ressalvas que precisam ser feitas diante da obra, é preciso reconhecer, e isso o livro faz muito bem, o papel relevante que o biografado exerceu na política brasileira durante mais de três décadas. Tancredo Neves é coadjuvante dos dois grandes acontecimentos políticos do Brasil na segunda metade do século XX: o dramático suicídio de Getúlio Vargas (1882-1954) em 1954 e o golpe militar ocorrido dez anos depois, com o seu resultante regime repressivo.

A carreira política de Tancredo a níveis federais começa quando ele é eleito deputado federal em 1950 pelo PSD (Partido Social Democrático, que nada tem a ver com a sigla atual), partido que hoje seria equivalente ao MDB, dada a alta variabilidade dos seus quadros (em Minas Gerais mesmo, Tancredo tinha vários adversários dentro da sua sigla, como José Maria Alkmin (1901-1974), tio-avô de Geraldo Alckmin). E assim como o MDB, por não ter um ideal definido dentro do espectro político, o PSD era um partido numeroso: agradar ele seria fundamental para, naquele momento, o presidente eleito Getúlio Vargas ter as condições de governabilidade necessárias diante de um congresso traiçoeiro, que se revelou destrutivo. Por isso, em acordo com Juscelino Kubitschek (1902-1976), Getúlio nomeou Tancredo (que tinha formação em Direito) como seu Ministro da Justiça em junho de 1953. Este escopo, os quase 14 meses que ele passou a frete do ministério, é o grande alicerce narrativo da primeira metade da biografia. É fascinante acompanhar todas as pressões e desdobramentos que conduziram ao suicídio de Vargas pelos olhos de Tancredo (ele estava no Palácio do Catete quando houve o suicídio em 24 de agosto de 1954).

Falar dos fatos posteriores a isso dentro da biografia escrita por José Augusto Ribeiro é expor as limitações narrativas que o livro traz. Além das lacunas por vezes inexplicáveis, a trajetória que se apresenta de Tancredo especialmente a partir do início do regime militar em 1964 peca por omitir fatos importantes demais para serem esquecidos. Os "anos de chumbo", por exemplo, que se confundem com o mandato do gaúcho Emílio Garrastazu Médici (1905-1985), que durou de 1969 a 1974, são relatados de forma excessivamente tímida, com, acreditem, duas ou três frases. Não justifica-se essa atitude; fica a impressão de que falta algo, como a ausência da descrição de como Tancredo via estas restrições de liberdade e o aparente desenvolvimento econômico no cenário nacional ocorrido nesse mesmo período.

A questão essencial destes "espaços vazios" é que o livro debruça-se sobre o Tancredo Neves "político", em detrimento do homem, do pai de família, do advogado, do empresário, e assim por diante. Só que o biografado é um personagem, deveria ter-se explorado todas as suas faces. Não que fosse preciso fazer uma "devassa" na vida pessoal e familiar de Tancredo, mas algumas coisas são importantes demais para serem deixadas de lado: como Tancredo conheceu a D. Risoleta, sua esposa até o fim da vida, por exemplo? Outro ponto: apenas perto da página 600 aparece, pela primeira vez no texto, o nome dos filhos do presidente eleito. Não fica claro, por exemplo, quem é o pai/mãe de Aécio Neves, neto do presidente e familiar mais conhecido atualmente. Assim, por mais que a política seja o fio condutor de toda a narrativa, é quase contínua a sensação de que algo está faltando.

Estes problemas, contudo, não devem ser o esteio de qualquer conclusão sobre o trabalho de José Augusto Ribeiro. Ele é muito preciso em contextualizar quatro momentos nevrálgicos da carreira política de Tancredo Neves: a já citada experiência como derradeiro ministro da justiça de Getúlio Vargas, a nomeação dele como primeiro-ministro em 1962 (na breve e malsucedida experiência do parlamentarismo no Brasil), o golpe militar de 1964 e as eleições indiretas para presidente em janeiro de 1985.

São as eleições do colégio eleitoral que correspondem àquilo que pode ser entendido como o ponto alto da obra, até em termos narrativos: é o primeiro processo político descrito no livro que possui Tancredo como protagonista irretocável. Aqui, o autor é mais detalhista por descrever toda a campanha política do candidato, que percorreu o Brasil fazendo comícios a uma população que ainda não podia votar para presidente. O trabalho investigativo de José Augusto Ribeiro é favorecido neste momento porque ele foi um dos chefes da assessoria de imprensa da campanha. Muitos diálogos, discursos e várias entrevistas são transcritos, não apenas da campanha, mas da grande viagem internacional que Tancredo, já eleito, fez pela Europa, Estados Unidos e América Latina.

Já de volta à TV Bandeirantes, onde trabalhava antes de ser assessor da campanha à presidência, José Augusto Ribeiro assiste "de fora" à toda a agonia que cercou os 38 dias em que Tancredo permaneceu convalescido. Talvez por isso na parte final da biografia são recorrentes as citações a "Assim Morreu Tancredo", excelente livro lançado em 1985 pelo jornalista Antônio Britto (1952-), secretário de imprensa da presidência e responsável pela divulgação do estado de saúde do presidente. Esta dependência de fontes não afeta, contudo, na percepção precisa da enorme angústia que aqueles dias causaram ao povo brasileiro e que atravessam o tempo e atingem o leitor, separado daquele contexto por três décadas e meia.

Concluídas as quase 900 páginas da obra, o que fica no leitor não são as já citadas lacunas que a narrativa traz, nem o aspecto superficial com que alguns assuntos são tratados. O que o livro mostra de forma inefável é o caráter estadista de Tancredo Neves. Este mineiro, de honestidade irretocável (nunca, nem antes nem depois houve uma comoção nacional tão grande em torno da morte de um político brasileiro) ensinou à posteridade que estadismo não é bravata; não são dedos em riste; não é necessariamente falar alto; não é ideologia; não é impor condições; não é ameaçar, coagir ou ridicularizar; não é "falar umas verdades"... É um conceito que apenas uma pessoa verdadeiramente humana é capaz de possuir: é ouvir antes de falar, é contingenciar ao invés de dividir, é trazer mensagens de esperança e não de ódio... Em tempos tão radicalizados como os atuais, é uma ofensa à memória deste grande brasileiro que se associe estes termos à corrupção ou demagogia. São técnicas utilizadas por muitos políticos mal intencionados, de fato, mas não são práticas condenáveis, nem devem ser. O Brasil de hoje, tão melancolicamente radicalizado, precisa muito de alguém com essa visão, que, aparentemente, não existe ou é podado em nossos quadros políticos.

Se o tiro que estraçalhou o peito de Getúlio Vargas na manhã de 24 de agosto de 1954 adiou em dez anos um golpe que instalou a ditadura militar, a teimosia de Tancredo em não dar sinais de fraqueza médica impediu o surgimento de qualquer espírito revanchista em torno dos militares radicais: foi a pá de cal num regime que, em duas décadas trouxe grandes e inegáveis avanços estruturais e econômicos ao Brasil, mas a um preço muito alto, pago por, além da corrupção oculta, centenas de cidadãos desaparecidos e vários comprovadamente assassinados (o próprio Tancredo pensava assim). Se Getúlio "saiu da vida para entrar para a história", Tancredo não ficou muito atrás: seu sacrifício garantiu que a história do país que ele tanto amava fosse significativamente transformada por ideais cidadãos de igualdade, patriotismo e liberdade.

Ler Tancredo Neves: A Noite do Destino é lembrar que sim, o exercício da política no Brasil vale a pena. O biografado e boa parte dos seus contemporâneos precisam ter seus exemplos reavivados para que se reforce na geração atual e nas futuras a crença de que os caminhos feitos pela intransigência são espinhosos e obscuros: o que deve prevalecer, sempre, é a busca pelo diálogo agregador, que é a essência da democracia.

Valnikson 24/06/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Tancredo Neves: A Noite do Destino
Resgatando sua experiência enquanto assessor de imprensa de Tancredo Neves durante a sua campanha presidencial, entre os anos de 1984 e 1985, o autor escreveu 'Tancredo Neves: A Noite do Destino' em mais de quinze anos de pesquisa. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/06/24/34-tancredo-neves-a-noite-do-destino/