Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


502 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


@limakarla 18/08/2023

Já tinha lido capitães da areia e amado, tinha curiosidade para ler mais de Jorge Amado, descobrir o motivo de suas histórias serem tão transformadas em novelas, minisséries, filmes. Com uma amiga, decidimos ler ?as mulheres de Jorge Amado?, começando com Gabriela, que foi a primeira lançada.

Não poderia ter me surpreendido mais positivamente. Com uma escrita gostosa e envolvente, o autor escreve quase que crônicas da cidade de Ilhéus, na Bahia, trazendo tantas informações verdadeiras, nos apresentando como ninguém como era o clima na cidade naqueles anos. O livro começa devagar, vamos sendo apresentados aos moradores, ao modo de viver daquelas pessoas, suas crenças, suas relações.

Do meio para o fim, percebemos que já conhecemos todos eles, que nos importamos e queremos saber sobre o futuro de cada um! Nos vemos completamente envolvidos em todos os conflitos e fofocas, esses personagens também passam a fazer parte da nossa vida. É como acompanhar uma novela diariamente, uma delícia, sempre um gosto de querer mais. E é tudo bonito, simples, arrebatador. Sigo ainda mais apaixonada por esse homem e ansiosa pelas próximas histórias que lerei.
comentários(0)comente



Renata.Mendonza 14/08/2023

Um primor
?Parecia feita de canto e dança, de sol e luar, era de cravo e canela?

Acho uma delícia os livros do Jorge Amado, Capitães da Areia é um dos preferidos da vida. Nacib e Gabriela, uma história de amor que dá certo sem gaiolas. A simplicidade da Gabriela, a leveza, é apaixonante. O modo que as coisas mudam e depois voltam a se encaixar. Apesar da edição q li ter mais de 500pg, para mim, a leitura fluiu mt bem, sem ficar arrastada ou aquela sensação de que não vai acabar nunca. Jorge Amado tem disso, uma linguagem simples, de fácil compreensão. O início com a apresentação dos personagens, talvez canse algumas pessoas e que fiquem tentados a abandonar, apenas siga. Não é uma leitura para todos, mas pra quem gosta de um bom livro, vale a pena investir.
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 06/08/2023

O gosto do Cravo e o perfume de Canela.
Uma leitura tão encantadora quanto Gabriela.
Jorge Amado descreve muito bem o Brasil profundo, o Brasil dos Coronéis de cacau, dos Doutores da cana de açúcar, um Brasil ainda tão ingênuo, mas nem um pouco inocente.
O Romance tem uma riqueza de personagens que nos faz nutrir os mais variados sentimentos, a única coisa que não se leva dessa leitura é indiferença.
Sem dúvidas um dos maiores clássicos da literatura mundial de todos os tempos.
Layza 06/08/2023minha estante
Esse livro é mt bom mesmo!!


T.N.T.Rock 06/08/2023minha estante
Sim, um livro tão rico, são tantos personagens interessantes e enredos divertidos. Maravilhoso!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rebb.Rocha 03/08/2023

"Para que explicar? Nada desejo explicar. Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma. [...] Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe. [...] O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela. Existe, isso basta. O fato de não se compreender ou explicar uma coisa não acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no céu, são a beleza da noite."
comentários(0)comente



Thiggas 03/08/2023

Um livro que se vende como romance mas que vai muito além em todos os sentidos, inclusive na própria ideia do que é um romance
comentários(0)comente



Morgh 31/07/2023

Nesse livro Jorge Amado mostra que foi um homem muito além do seu tempo. Através de uma narrativa simples e empolgante, ele consegue nos inserir no meio da sociedade de Ilhéus da década de 50. Sociedade esta impregnada de preconceitos e conservadorismos.
Gabriela é uma carta aberta ao feminismo. A personagem exala a necessidade de liberdade das mulheres em meio a uma sociedade machista.
Além disso, o livro nos faz embarcar nas disputas políticas e o efeito das mudanças na cidade de Ilhéus.
Morgh 31/07/2023minha estante
Década de 20**




Andre.S 29/07/2023

Classico da literatura brasileira, esse é meu primeiro contato com a obra de Jorge Amado. Registro histórico de uma época em meio ao
romance entre Nacib e Gabriela. Deliciosa leitura, apesar de um pouco cansativa quando trata da política local de Ilhéus.
comentários(0)comente



Caique 27/07/2023

É impressionante como o Jorge Amado faz a gente ficar imerso na história e ambientes que ele retrata. Conhecer cada cantinho dessa Ilhéus de 1925 e cada um de seus personagens tão únicos foi uma coisa prazerosa demais. É um livro sobre esses tempos antigos, mas com olhares até além do tempo em que foi escrito. O progresso, tanto dito na história, talvez esteja mais visível justamente na figura da Gabriela, essa moça apaixonante, sem amarras, livre, de vida leve e simples, como se só uma risada bastasse pra ser feliz e enxergar o mundo como algo bom.
Dito isso, amei e mal vejo a hora de reler!
comentários(0)comente



cass.luce 26/07/2023

Uma flor que morre em jarro
Peguei pra ler o livro tendo uma noção bem deturpada. Lembro de minha mãe, influenciada por minha avó, falando o quão descarada era Gabriela. Que era mau exemplo e tudo mais, de modo que eu nunca tive a oportunidade de conhecer a história, mesmo que superficialmente.
Ano passado tive meu primeiro contato com o autor e eu simplesmente me apaixonei, então tomei coragem e fui atrás de Gabriela. A escrita é maravilhosa, a trama política conseguiu me prender e o rumo da história me satisfez. Como descrito no livro por João Fulgêncio, Gabriela é como o amor, algo que não pode ser limitado. Não acredito que o jeito dela venha por malícia, mas por algo natural, moça simples com pensamento prático, ela não é inocente, muito menos santa, mas definitivamente não é a maldade. Tenho dó por Nacib, por ele não conseguir compreendê-la e querer transformá-la em algo que a fazia definhar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anne 19/07/2023

Como ainda não sou uma pessoa muito acostumada a ler clássicos, foi um pouco difícil a leitura, mas valeu a pena! Gabriela, que sonho de vida ser você... Adorei Jorge Amado! Pretendo ler mais, sem dúvidas.
comentários(0)comente



Gabriel 19/07/2023

Um retrato da Bahia dos anos 1920
Apesar do título, é certo que o que Jorge Amado descreve neste romance situado em Ilhéus, na Bahia, se estende a muitas outras cidades de vários estados brasileiros naquela década, especialmente no nordeste.

E se tem uma coisa que Jorge Amado faz bem neste livro - difícil é achar algo que não seja primoroso -, é criar personagens que traduzem bem o espírito tupiniquim. Ler Gabriela, Cravo e Canela, é ser capaz de se imaginar nitidamente na pequena e efervescente cidade de Ilhéus, cidade que, àquela época, viveu enormes transições sociais.

Todo o desenlace dessa evolução nos costumes e ritos do município ilheense se dá através da ótica de inúmeros personagens cativantes e com força própria, mas é certo dizer que os protagonistas são dois: Nacib, dono de um bar bem no centro dos principais acontecimentos do local, de última hora metido na difícil missão de encontrar boa cozinheira para dirigir os trabalhos da cozinha de seu estabelecimento; e Gabriela, sertaneja retirante, que chega à cidade de Ilhéus em fuga da seca e da miséria do sertão e à procura de melhores condições de vida na terra onde o cultivo e a exportação de cacau prometia muito dinheiro a quem tivesse gana de trabalhar.

Jorge Amado aborda habilmente as relações de poder entre os personagens, evidenciando como as mulheres, como Gabriela, muitas vezes são tratadas como objetos, subjugadas pela sociedade machista e coronelista da época. Honra de marido traído, na época, se lavava com o sangue da mulher adúltera e de seu amante. Matar, nesse caso, não era crime, mas chegava mesmo a ser quase encorajado.

Escrito em 1958, Gabriela, Cravo e Canela traz ideias à frente de seu tempo e exalta as mulheres: sua coragem, beleza, graça e sua gana por liberdade - pra amar, estudar, trabalhar, viver... E o faz com graça, humor e muita sensualidade.
comentários(0)comente



Dark Lady 18/07/2023

Gabriela, cravo e canela
Eu já tinha lido e adorado "Capitães da Areia" e "Mar Morto" de Jorge Amado, então, por que não ler outro livro dele? Foi assim que cheguei a "Gabriela, cravo e canela". Livro muito bom, mas que não superou "Capitães da Areia". No início pensei em desistir, não consegui me prender ao livro, (não que não seja um livro desenvolvido e com uma história boa). Demorei, mas terminei de ler e acabei até gostando do livro.
É sobre Gabriela e Nacib, sobre Ilhéus e seu desenvolvimento, mas também é sobre política.


"O cheiro do cravo,
A cor da canela,
Eu vim de longe,
Vim ver Gabriela."


"Tem certas flores, você já reparou?, que são belas e perfumadas enquanto estão nos galhos, nos jardins. Levadas pros jarros, mesmo jarros de prata, ficam murchas e morrem."
comentários(0)comente



Ju Liberal 18/07/2023

"Eis o cantar de Gabriela, feita de cravo e canela"
Não preciso nem dizer que esse é um dos melhores clássicos que já li. Com a linguagem leve de Jorge Amado, a gente termine de ler em poucos dias. Nós nos envolvemos de uma forma tão grande que em vários momentos nos vemos torcendo, nos entristecendo, comemorando... juntos com os personagens. Então é óbvio que indico.
comentários(0)comente



502 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |