Cianeto & Felicidade

Cianeto & Felicidade Kris...

Resenhas - Cianeto &Felicidade

Livros da Julie 01/11/2022

Para quem adora um quadrinho sem noção
-----
"- Papai, por que você e a Mamãe não moram mais juntos?
- Mamãe e Papai estão em outra, meu filho. Não é mais a mesma coisa de quando a gente se casou.
- É culpa minha?
- Não, não! Não tem como ser culpa sua. Você é adotado."
-----
Cianeto & Felicidade é o volume 1 da série de mesmo nome (Cyanide & Happiness). De acordo com a explicação dos autores em sua carta ao leitor no início do livro, trata-se de uma seleção de suas melhores tirinhas, além de 29 tiras inéditas "muito pesadas para a internet" ao final.

Cada tirinha é feita por um dos integrantes do grupo, como é possível notar pelas assinaturas, mas eles buscaram ao máximo uniformizar o estilo simples, de personagens estilizados, traços infantis e cores cheias. O que eles mais curtem "é a paixão de meter personagem fofinho em situação medonha", então já dá para ter uma ideia do que vem pela frente.

De pronto, percebe-se uma vibe parecida com a de O livro dos Coelhos Suicidas (veja a resenha na guia de HQs). A maioria das piadas está além do limite do razoável e elas transitam entre o sarcasmo sutil e o humor negro. Algumas são estranhamente divertidas e outras são bizarramente tensas, mas boa parte é de arregalar os olhos e ficar chocado mesmo.

Temas pesados e controversos, conclusões surreais e nada éticas, palavrões aqui e ali, situações ridículas e mortes insanas e criativas. Como diz o aviso na capa, este livro é "proibido para leitores politicamente corretos". De fato, também, não é para crianças. Segundo os próprios autores, "se você tem menos de 15 ou mais de 50 anos, tem uns 87% de chance de que alguma coisa no livro vá te ofender".

Há de se convir, porém, que a inventividade das cenas imaginadas e a variedade de assuntos cotidianos abordados impressionam. Entre o sorriso amarelo, risos de nervoso e eventuais gargalhadas, não há como não se distrair com a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CiDWS1arpXz/

Paulo 19/02/2024

Fraquinho e mal desenhado
É uma tirinha de desenhos toscos, que lembra bonecos de palitinhos, de humor negro, ácido e politicamente incorreto.

Este livro contém uma seleção do que os autores consideram suas melhores tiras e outras 29 tirinhas inéditas, “muito pesadas para internet”.

A péssima qualidade dos desenhos prejudicou minha compreensão de algumas piadas.

De curioso, ainda, anoto que são quatro autores de diferentes partes do mundo que, durante um período, nem se conheciam.

Mas achei que falta inteligência e profundidade à obra, além da mínima arte de desenhar. Só me atraiu devido à capa: as tiras são realmente fraquinhas…