D. João Carioca

Resenhas - D. João Carioca

Fogui 01/12/2016

D. João Carioca - Lilia Moritz Schwarcz & Spacca
Título original: D. João Carioca
A Corte Portuguesa Chega ao Brasil (1808-1821)
Autor: Lilia Moritz Schwarcz & Spacca
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007

Amo quadrinhos… ainda mais quando o assunto abordado é de um período tão rico de nossa história. A figura de D. João VI é sem duvida a mais caricata do Brasil e Portugal, o imperador sempre foi lembrado com um certo humor debochado, mas não podemos esquecer suas contribuições valiosíssima para o desenvolvimento da comunicação, na cultura e na economia do Brasil...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/11/d-joao-carioca-lilia-moritz-schwarcz.html

z..... 22/07/2014

A história é mostrada informalmente em um contexto cotidiano. Legal também os desenhos, com vários quadros baseados em ilustrações da época.

Carina 10/09/2013

Literalmente, história em quadrinhos
O tema da primeira família real portuguesa no Brasil já foi tão estereotipado que parece difícil acreditar em obras que proponham leituras diferentes. Entretanto, felizmente o assunto está atualmente na pauta dos mitos históricos que merecem ser desmentidos - gerando livros interessantes como este.

O traçado das figuras do desenhista Spacca tem certo caráter de caricatura, mas foi feito tomando como base pesquisas históricas mais sérias. O enredo todo é bastante verossímil ao que de fato ocorreu no período, sem perder, contudo, o humor e a graça. É uma obra leve para estudar e entender a história do Brasil, mas que não cai na facilidade dos mitos e dos estereótipos.

Andréia Sk 20/06/2009

Muito superficial, apesar dos traços do ilustrador serem bons, o texto não ajuda muito.
Lucas 04/06/2014minha estante
gostei desse livro foi bem ilustrado e divertido