O Cavaleiro da Estrela da Guia

O Cavaleiro da Estrela da Guia Rubens Saraceni

Resenhas - O Cavaleiro da Estrela Guia

Feh.Kaliany 02/10/2020

Um romance espiritual
No primeiro volume da trilogia, Rubens Saraceni traz a história de Simas de Almoeda, inspirada pelo espírito Pai Benedito de Aruanda. Simas -ou Pescador, ou Cavaleiro da Estrela ou, ainda, Pajé Branco- é um juiz da inquisição que, perseguido por uma culpa descomunal, decide largar tudo para trás e esquecer o passado. Em sua trajetória, Simas se envolve em diversas situações em que sua fé é colocada à prova e lições de vida valiosas são aprendidas. Nessa narrativa emocionante e comovente, Simas conhece as diversas formas do amor e luta contra seus fantasmas do passado.

A história psicografada por Rubens Saraceni traz incontáveis ensinamentos de vida sobre resiliência e superação e fé, além de fundamentos das religiões de matrizes africanas, indígenas e orientais.

Leo 04/01/2020

Imaginação ou realidade?
Essa é a terceira vez que leio este livro.
A história é interessante e nos leva a refletir quanto à possibilidade da existência das magias e às consequências de nossos atos...
O que eu não posso dizer, entrementes, é se a história seria imaginação do autor uma uma possível realidade ocorrida outrora e alhures.
Kamylla 02/03/2020minha estante
O autor Rubens Saraceni era médium e seus livros são psicografias de entidades e espíritos que ele teve contato.

Leobueno 11/04/2021

"Outrora juiz da Inquisição, já não julgava. Estava sendo julgado por um juiz invisível. Um juiz que deixa que cada um pronuncie a sua própria sentença e que a execute de acordo com a própria vontade. O juiz era o seu destino; a sentença, o resto da sua existência. Podia escondê-la dos outros, mas não de si mesmo."
O livro é muito bonito, cheio de lições e insights apesar de ter uma escrita simples e a leitura ser leve. Como primeiro livro da saga, se passa em torno da história de Simas, o personagem principal, sendo dividido em várias fases de sua vida, a começar por sua juventude e se estender até a sua morte, na época do Brasil colonial, Simas que é espanhol se depara com vários povos ao longo de sua jornada e explora um pouco da cultura e espiritualidade de todos eles, com foco na dos africanos e indígenas brasileiros, onde ele passa mais tempo. A história prende, o que para mim foi uma surpresa pois esse gênero não costuma me prender e traz muitas reflexões sobre a própria história do nosso país, para quem gosta desse tipo de livro recomendo muito, é sem dúvidas um dos meus favoritos desse gênero.

Maju Marques 08/01/2023

Um romance inspirador
Neste livro, é contada a história de Simas de Almoeda, ou o Cavaleiro da Estrela Guia, homem perseguido por uma terrível história e por um implacável sentimento de culpa, apesar de suas ações e realizações maravilhosas. Por meio do desenrolar desta narrativa, vários ensinamentos a respeito da realidade do "outro lado da vida" são revelados, nos dando a exata dimensão dos atos humanos, colocando-nos diante de situações que expressam os conflitos do homem do novo milênio, tais como religião, fé, riqueza, poder, alma. Simas de Almoeda foi um juiz da Inquisição, que em sua existência terrena julgava o próximo de acordo com as leis humanas e que, de repente, viu-se diante do tribunal divino, sendo julgado por um juiz implacável: a sua própria consciência. Sua sentença: o tormento. Sem menos esperar nos encontramos em lágrimas diante desta narrativa.

Ana 22/04/2024

Boa introdução
O livro é ótimo, embora fantasioso em diversas partes. O que me incomoda um tanto é essa pegada ?white savior?, acredito que há que se ter uma leitura crítica, mas ainda assim tem reflexões muito bacanas.
Por engano eu acabei lendo o segundo livro da trilogia antes, e confesso que talvez se eu tivesse lido só esse não sei se seria suficiente para querer continuar a trilogia. Mas, já sabendo como é o segundo, digo que vale a pena continuar.
No mais, a leitura é fluída e instigante.