Sapiens (eBook)

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1937 encontrados | exibindo 76 a 91

Wtfmurilow 16/02/2024

Incrível
"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

Esse livro me incomodou bastante, o autor traz umas questões que eu pensei por muito tempo, e refletir sobre vivermos em um mundo sem sentido é muito louco (considerando que precisamos atribuir sentido às coisas). Teve partes em que tive que parar e ponderar sobre isso ser como um grande GTA e nós sermos NPCs. O trecho em que ele fala sobre religião alugou um triplex na minha mente, cada um com sua crença, mas são reflexões que merecem ser ponderadas. Sinceramente, não sei mais o que dizer, estou pensando muito sobre tudo.

Ykke 15/02/2024

Uma história da humanidade para quem tem pressa!
"Sapiens: Uma Odisseia da Humanidade" representa uma obra magistral do historiador Yuval Noah Harari, oferecendo uma exploração profunda da trajetória da espécie humana ao longo dos tempos. Desde seu lançamento em 2011, o livro tem cativado leitores em todo o mundo, sendo elogiado tanto por sua originalidade quanto por sua erudição.

A tese central de "Sapiens" reside na tentativa de mapear a evolução da humanidade desde suas origens mais remotas até os dias atuais, destacando momentos cruciais, reviravoltas sociais e avanços culturais que moldaram nossa história. Harari adota uma abordagem interdisciplinar, integrando insights da biologia, antropologia, história e ciências sociais para construir uma narrativa envolvente e reveladora.

O livro está dividido em quatro partes principais, cada uma delas explorando um aspecto fundamental da saga humana: a Revolução do Conhecimento, a Convergência da Humanidade, a Revolução Científica e a Era da Agricultura. Através dessas seções, somos conduzidos desde os primórdios da linguagem e da consciência até os desenvolvimentos marcantes da agricultura, da escrita e da industrialização.

Uma das contribuições mais marcantes de "Sapiens" é sua análise das narrativas compartilhadas que sustentam as sociedades humanas, como dinheiro, religião, nacionalismo e direitos humanos. Harari argumenta que essas construções abstratas desempenharam um papel vital na coesão social e na organização das comunidades humanas ao longo da história.

Além disso, o autor levanta questões provocativas sobre o destino futuro da humanidade, explorando desafios éticos e tecnológicos que nos aguardam, incluindo inteligência artificial, manipulação genética e mudanças climáticas.

Apesar de ser amplamente aclamado por sua clareza, profundidade e originalidade, "Sapiens" também recebeu críticas por simplificar certos aspectos da história e por apresentar argumentos que podem ser considerados polêmicos ou especulativos.

No geral, "Sapiens" é uma obra que convida os leitores a repensar suas concepções sobre a natureza humana e o curso da história. É uma leitura desafiadora e inspiradora, que deixa uma impressão duradoura e incita reflexões profundas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade.

"Os humanos vivem em mundos que foram construídos sobre montanhas de cadáveres."

"O dinheiro tem pouca utilidade intrínseca; seu valor deriva inteiramente da nossa fé coletiva nele."

"A agricultura foi a maior fraude da história."

"A ordem social é frequentemente sustentada por nada além de mitos e ficções."

"As revoluções industriais são momentos em que o fluxo da história se torna tão selvagem que é quase impossível predizer o que acontecerá a seguir."

"As grandes descobertas científicas raramente desencadeiam revoluções. Normalmente, elas são o produto de revoluções."

"Nunca subestime o poder de histórias."

Grazi 14/02/2024

Eu gostei muito de ler esse livro e amei a explicação que começa desse a antiguidade da espécie humana nas épocas dos Caçadores-coletores até a época atual e também o nosso possível futuro. Fiquei encantada com as informações que sem dúvida abriram muito a minha mente.

Laura.Rodrigues 11/02/2024

Interessante
Esse livro foi o primeiro passo para eu me interessar por história e refletir um pouco, eu li ele a bastante tempo e estou fazendo a resenha agora ent vai faltar muita coisa. Eu acho que os primeiros capítulos foram os mais interessantes, ele mostra as outras espécies de humanos e como eles desapareceram e mostra tmb como nós atualmente ainda possuímos um cerébro primitivo e as nossas ações são feitas justamente por ele. Ao decorrer do livro os fatos ficam um pouco simplificados mas ainda me prendeu até o fim, não da pra resumir a história da humanidade em 1 livro e esperar que esteja tudo ai, mas é uma leitura muito interessante no geral e vale a pena.

Mateus 10/02/2024

Excelente.
Excelente..............................................................................................................................................................

ABANDONADOPORVOCE 09/02/2024

Gostosin
Esse pega bacana para você que vem do lar evangélico, muito interessante e satisfatório de se ler, utiliza de diversas analogias e um pouco de humor para apresentar um enredo mais fácil de se ler, recomendaria para qualquer um que queira ler seu primeiro livro.

LariiFerreira 07/02/2024

Uma verdadeira aula!
Fazia tempo que eu não aprendia tanto com um livro. Além da quantidade absurda de informações, do começo ai fim fui desafiada a refletir e questionar aquilo que eu achava saber.

Leitura super fluida e de fácil entendimento, o que ajudou muito no avanço, já que se trata de um conteúdo extenso e denso.

Se, assim como eu, você não foi estimulado a pensar na nossa história por uma perspectiva científica e filosófica, esse é um excelente primeiro passo ?

Cris 07/02/2024

Incrível
Adorei esse livro.
Não é meu estilo favorito, pois o que eu amo mesmo são livros de ficção, suspense.
Este livro é um livro de história. Mas daqueles que consegue tbm ir nos surpreendendo ao avançar da leitura.

Paula1735 06/02/2024

Sapiens
Ótimo livro pra nos situar na história e despertar a curiosidade (além de um pouco de medo) sobre o que ainda está por vir.

Thiago C Luz 04/02/2024

Longo, porém, muito interessante!
"Sapiens: Uma breve história da humanidade", escrito por Yuval Noah Harari, é uma obra magistral que nos leva a uma jornada fascinante pela história da humanidade, desde os primórdios até os dias atuais. Encontrei neste livro uma leitura profundamente envolvente e esclarecedora sobre a trajetória da espécie humana e seu impacto no mundo.

Harari apresenta uma narrativa abrangente e acessível, abordando temas complexos como a evolução biológica, o desenvolvimento das sociedades e as transformações culturais de uma forma que cativa o leitor desde o início. Sua habilidade em conectar eventos aparentemente desconexos ao longo da história humana é impressionante, proporcionando uma compreensão mais profunda das forças e padrões que moldaram nossa existência.

Este livro me ofereceu uma nova perspectiva sobre o mundo em que vivemos e as origens de muitos dos sistemas e instituições que nos cercam. Harari desafia conceitos arraigados e nos instiga a questionar nossas próprias crenças e preconceitos, levando-nos a refletir sobre o que significa ser humano e qual o nosso papel no grande palco da história.

Além disso, este livro me levou a considerar o legado que estamos deixando para as futuras gerações e a importância de compreender o passado para moldar o futuro de forma mais consciente e responsável.

Em resumo, "Sapiens: Uma breve história da humanidade" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em compreender a jornada extraordinária da espécie humana. Harari combina erudição acadêmica com uma narrativa envolvente, criando uma obra que desafia, inspira e instiga à reflexão sobre o nosso lugar no universo. Este livro certamente deixará uma marca duradoura em qualquer leitor, independente de sua idade, sexo ou experiência de vida.

mhcavalcante 02/02/2024

Uma visão desesperadora de nós
Apesar de fugir muito da minha zona de conforto, Sapiens apresenta de forma genial uma historia do ser humano (que na visão dele nem é tão humano assim).

É legal ver a historia desde o inicio do homo sapiens com uma visão mais biológica, muito diferente e com questionamentos que jamais veríamos em livros na escola. A questão biológica do que é ou não é natural é espetacular.

Mesmo assim, acho que da metade para até próximo do fim o livro fica um pouco difícil demais de se ler. Quando ele começa a tratar de capitalismo e coisas mais próximas da nossa era fica um pouco mais chato, mas sua visão do futuro nos últimos capítulos compensa tudo.

Resumindo, não é um livro que achei fácil de ler, até porque demorei demais, mas é interessantíssimo e aborda temas que eu jamais vi nenhum outro escritor tratar. Vale muito a pena!

Ally 02/02/2024

O livro no geral é muito informativo e a escrita simples torna todo o assunto ainda mais interessante, como uma narrativa dos avanços humanos e toda nossa trajetória como espécie. O final achei muito especulativo, fugindo um pouco das analises feitas ao longo do livro, mas em geral é uma literatura fenomenal e necessária

Ingrid 01/02/2024

Começa bem e no meio desanda
O livro começa muito bem. Com reflexões interessantíssimas, mas me perdeu quando começou a defender o capitalismo e passar pano pra colonização
Eduarda 17/02/2024minha estante
ele com ideia imperialista do nada

Luis921 31/01/2024

Fim.
Só pode ser ironia do destino eu ?terminar? esse livro só agora.

Foi um livro que abriu minha cabeça, criou questionamentos, sanou dúvidas e fez uma pessoa mais culta, mas não melhor.

Apesar de tudo, foi o melhor livro do melhor presente da melhor pessoa.

bela 30/01/2024

A reação mais comum da mente humana a uma conquista não é satisfação, e sim o anseio por mais.

1937 encontrados | exibindo 76 a 91