O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando Munro Leaf

Resenhas - O touro Ferdinando

Renata.Reis 17/03/2018

Um livro bonito e positivo
É uma história muito importante para pais e educadores. A historia se passa na Espanha. O touro Ferdinando não é como os outros que almejam ir a tourada de Madri. Ele prefere ficar quietinho na dele, cheirando flores.
Pessoas mais introvertidas acabam sofrendo um tipo de preconceito social, sendo que cada um tem uma personalidade. E o livro mostra justamente que não tem nada de errado em ser diferente, quietinho, na sua.
O livro é muito bonito, com ilustrações bacanas.

Pedro Henrique 28/02/2018

Um dos livros
Mais fofoos que já li na minha vida! Ele não é um daqueles livros que sempre tem aquela lição de moral, vamos dizer, "chatinha".Mas ele é um exemplo de um livro que é simples e MARAVILHOSO,AMEI !!

ademircarneiro.prof 09/02/2018

Resenha - O touro Ferdinando
Olá, eu li esse livro já umas três vezes. "O Touro Fernando" de Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson, foi lançado pela @intrinseca. É um clássico infantil, e não só infantil, simplesmente maravilhoso e inspirador.

Ferdinando sempre foi um touro tranquilo e na dele, além de ser muito simpático. Os outros touros seguem as regras convencionais, sempre brigando uns com os outros e almejando ir para as boiadas de Madri, mas não nosso simpático Ferdinando, ele era diferente e excepcional.

O que ele mais gostava de fazer, ah! Vou contar não. Uma pista, o cheiro das flores.

Para além da fabulação, esse clássico traz em si uma crítica ferrenha aos estereótipos fomentado pela sociedade e sinaliza para a necessidade de as pessoas aceitarem as diferenças, que é já em si relativa. Indico muito a leitura, muito mesmo. Não vejo a hora de assistir o filme.

site: https://www.instagram.com/p/Be34EEUgDrJ/?taken-by=academicoliterario

mabelslivros 09/02/2018

Olá pessoal, tudo bem?
#colecionandoresenhas

Hoje vim falar desse livro super fofo que chegou aqui em casa. "O touro Ferdinando" traz uma história super fofa voltada para um público infantil mas que tenho certeza, deveria ser lido por todos, crianças, jovens e adultos.

Esse livro traz uma grande lição. Aprendemos que temos que ser aquilo que tá em nossa essência, que não devemos mudar ou fingir ser quem não nascemos para ser.

Nesse livro conhecemos o Ferdinando, um touro desde sempre peculiar. Diferente dos outros touros, Ferdinando nunca gostou de ficar brigando ou correndo feito tolo para provar quem era mais forte.

Ele gostava de passar seu tempo em meio às flores, sentindo seu perfume. Até que depois de um acidente ele é levado para participar das touradas que aconteceria na cidade. E é quanto ele surpreende a todos.

Ps: infelizmente o livro não é meu😢

Aline Marques 08/02/2018

Natural é tudo o que precisamos que seja [IG @ousejalivros]
Era uma vez um pequeno touro chamado Ferdinando, que nada tinha de feroz.

E por menor que ele fosse, no momento em que esta história começa, a certeza de quem era e de quem se tornaria, nunca o abandonou, mesmo quando precisou ir contra o que esperavam dele.

Para mostrar que a diversidade é algo natural e que a paz é indispensável, Leaf e Lawson apostaram na simplicidade do traço e da escrita, instigando, provocando e entretendo o pequeno leitor, durante uma viagem pela cultura espanhola, através dos pastos e das arenas.

Ilustrações em preto e branco, poucas palavras por página e uma mensagem atemporal que deve ser debatida e compreendida, mesmo pelos leitores mais velhos.

A adaptação cinematográfica vai além, ao abordar que animais são mais do que alimentos e acessórios, merecedores de suas vidas e de seu lugar no mundo.

Leitura compartilhada a partir dos três anos e independente aos sete.

Tia Inalda 30/01/2018

Ame seus pequenos detalhes
Amei esse simples livro,porque me ensinou que,os pequenos detalhes também podem nos fazer felizes.Ferdinando um touro que era feliz debaixo do seu carvalho,cheirando suas flores e isso era a felicidade ideal pra ele,fui impactada com essa história,leia para tirar suas conclusões, porque você vai amar como eu amei.

Sara de Paula 16/01/2018

Uma delicada história de resistência
O Touro Ferdinando foi um dos primeiros desenhos da Disney que assisti quando criança. O livro propões de forma singular, um pensamento sobre resistência apesar de expectativas e circunstâncias. A gente consegue enxergar isso claramente quando faz a leitura na vida adulta, mas a mensagem de Leaf é como uma semente para crianças acreditarem em si, mesmo quando fogem de qualquer padrão imposto pela sociedade em que estão inseridas. Apesar de ser em apenas uma ou duas páginas, o livro também fala sobre maternidade de uma forma que me conquistou e trouxe diversas reflexões sobre "ser responsável por alguém, se preocupar com alguém, mas sem nunca lhe impor suas verdades". Uma obra infantil que mereceu todos os prêmios que recebeu.

Cheiro de Livro 11/01/2018

Ferdinando: Ouse ser diferente
“O touro Ferdinando” é um livro infantil publicado originalmente em 1936 e traduzido para mais de 30 idiomas. Relançado com capa dura e em belíssima edição pela Editora Intrínseca, a narrativa é simples, mas contém inúmeras leituras, da mais rasa a mais profunda, como é de se esperar em todos os melhores livros infantis.

Na primeira leitura, acompanhamos a história de um touro que gostava de cheirar flores e não queria brigar. Mas brigar e lutar nas touradas de Madri é o que touros fazem, todos sabem disso. Mas Ferdinando – o maior touro do momento, o mais forte – se recusa, pois tudo que ele quer fazer é ficar na dele, cheirando flores. “O touro Ferdinando” foi criado no contexto da Guerra Civil Espanhola e é um exemplo de ousadia não de forma agressiva, mas de respeito as diferenças de si e dos outros.

O jornal The New York Times escreveu: “Ferdinando é mais do que um símbolo de paz. É também um ícone para todos os excluídos e oprimidos”. E isso está ainda mais claro no novo longa metragem que acaba de chegar aos cinemas, com direção do brasileiro Carlos Saldanha (“A Era do Gelo” e “Rio”).

“Ferdinando” já foi curta metragem da Disney há muitos anos e de muito sucesso. Mas o longa adiciona personagens, contexto e temas à história atemporal contada por Munro Leaf e ilustrada por Robert Lawson. Além de mostrar como Ferdinando não quer lutar, mas prefere ajudar em uma fazenda de flores, o filme mostra outros personagens que estão presos ao que se espera deles. Em um momento do filme, Ferdinando discute com outro touro – que foi ensinado desde pequeno a ser um bully, ironicamente ou não – sobre fugir do seu destino e abraçar quem ele é. O touro zangado diz que “cheirar flores não é com ele” e Ferdinando responde algo como: “Não. Isso é comigo. Você pode fazer o que quiser”. E isso é muito, muito necessário, principalmente no momento que estamos vivendo em nossa sociedade. Estamos lidando com tanto ódio, tanta falta de respeito e tolerância que ler e assistir “Ferdinando” é um alívio, é um atestado de que embora sejamos oprimidos de diversas formas diferentes, existe muito valor em nos mantermos fiéis a quem somos.
Com “padrões” de comportamento, beleza, expectativa, redes sociais e tantas outras forma de pressão, é muito fácil perder a visão dos nossos valores, no que nós queremos nos tornar e conquistar. A sensação, independente da idade que temos, é que estamos sempre na constante disputa com outros. E pra quê? Qual a razão para isso? Como diz “O Rei do Show” (outro filme que AMEI!), “Ninguém nunca fez a diferença sendo como todo o resto” e é isso aí! Se você quer ser diferente, seja. Se quer ser igual, seja. Mas siga a SUA opção, a SUA escolha e não a pressão alheia pelo que outros esperam de você. E essa lição – tanto para crianças quanto para adultos – está no livro e no filme “O touro Ferdinando”, da melhor forma possível: com conteúdo, humor e sensibilidade.

Curiosidade: o autor é americano – Munro Leaf – e só levou 40 minutos para concluir o manuscrito de Ferdinando.

site: http://cheirodelivro.com/ferdinando-ouse-ser-diferente/

Bárbara B. Ferreira 27/12/2017

Uma linda história
Uma linda história da minha infância e que sempre gostei muito.

Mari 28/11/2010

Um dos primeiros livrinhos que li quando era criança.