O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando Munro Leaf

Resenhas - O touro Ferdinando

Ana Lee 28/09/2020

Minha infância!!! Eu amo o Ferdinando desde que via ele passando no meio dos desenhos da turma do Mickey

Jaci Lira 05/09/2020

Toda criança deveria ler
Fofo, simples e delicado. De forma leve, ensina o respeito às diferenças e que não devemos desistir de ser quem somos para nos adequar. Leitura válida para adultos e crianças.

Ila_lu 22/08/2021

Ahhh o queridíssimo touro Ferdnando, que personagem, que estória mais fofa e apaixonante! Se tornou um dos livros favoritos. E as ilustrações são tão lindas e fofas!

Guilherme.Fontenel 15/04/2024

Uma história que nos ensina a ser pessoas melhores, e a nunca fazer o mal a ninguém, uma história muito importante para nossa evolução

Joaquim 22/02/2021

Perfeito!!!
O que essa história tem de curta, tem de profunda. Saí dela com reflexões oceânicas.

Victor.Almeida 23/04/2023

Adorei, uma historia simples que ao mesmo tempo e uma alegoria bastante intiligente. O primeiro livro que leio do autor e que me abriu o apetite para ler mais

Vini 20/05/2024

É um lembrete comovente de que todos podemos encontrar a paz, mesmo em meio ao caos
"O Touro Ferdinando" é uma obra de 1936 do autor norte-americano Munro Leaf e ilustrada por Robert Lawson. Após a Guerra Civil Espanhola, a obra literária passou a ser vista como tendo uma agenda política. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Auxiliar de Transporte Aéreo Britânico começou a voar para a Europa após o Dia D e seus pilotos, que não eram combatentes, usaram "O Touro Ferdinando" como seu indicativo de chamada.

Todos assumiram que os touros gostam de touradas. Bem, não o pequeno Ferdinando. O touro prefere deitar-se com flores cheirosas do que bater cabeças com os outros touros. Mesmo quando Ferdinando se torna o maior e mais forte touro de todos, ele ainda prefere sentir o cheiro das flores.

"O Touro Ferdinando" foi o primeiro livro publicado pela Viking Press em 1936 vendeu 14.000 cópias. No ano seguinte, as vendas aumentaram para 68.000 em 1938, o livro estava vendendo a 3.000 por semana. Naquele ano, superou "... E o Vento Levou" e tornou-se o best-seller número um nos Estados Unidos.

"O Touro Ferdinando" é um lembrete comovente de que todos podemos encontrar a paz, mesmo em meio ao caos e ao conflito, é até absurdo, mas o livro infantil foi banido em muitos países devido à sua mensagem de não-violência e convivência pacífica. Na Alemanha nazista, Adolf Hitler ordenou que o livro fosse queimado (como "propaganda democrática degenerada").

Eu gostei muito das ilustrações de Robert Lawson elas são bem realistas, bem diferentes daquelas ilustrações fantasiosas que os livros infantis costumam trazer, mas ainda sim, traz um visual imaginativo e divertido.

A obra é uma inspiração por causa da maneira como destaca a importância de se manter fiel a si mesmo e às suas crenças, mesmo quando o mundo tenta puxá-lo em uma direção diferente. A história de Ferdinando é um testemunho do poder da paz e do amor, e nos lembra que temos a força para honrar nossa individualidade e buscar uma vida que nos traga a verdadeira felicidade.

Não tem como eu me prolongar muito nessa resenha, se não ela fica mais longa do que o próprio livro. É um clássico infantil divertido, emocionante, com uma mensagem poderosa. O livro é muito curto, lembrando que ele é para crianças muito pequenas, entre 4 até 6 anos mais ou menos.

"O Touro Ferdinando" foi adaptado em dois filmes; o curta de animação da Disney, "Ferdinand the Bull" de 1938 (que levou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação), e o longa-metragem de animação "Ferdinando", de 2017, da Blue Sky Studios.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/o-touro-ferdinando-1

Renata 23/12/2021

O livro pode ser infantil, mas o recado é universal. Com certeza vou trabalhar com meus alunos no próximo ano. Encantada. Não sabia que tinha um livro tão simpático

Raiany Távora 21/02/2020

Nostálgico
Apesar de existir o longa-metragem, eu sou da época que a história brilhava na adaptação da Disney. Uma obra doce e muito delicada, Ferdinando agrada tanto o público infantil quanto os adultos.

Quando comprei, na Bienal de 2019, meu primeiro passo foi comparar a narrativa com o curta. Para a minha surpresa, cada linha foi levada para o desenho. O touro tranquilo, que só queria cheirar flores no campo, longe de qualquer problema.

A leitura é rápida, com ilustrações lindíssimas. Dá vontade de reler inúmeras vezes. Traz a bela mensagem que você não precisa se enquadrar no mesmo padrão que os outros. Afinal você é único. O autor trouxe na narrativa a crítica sobre a situação em que vivia, no meio a uma guerra civil.

Recomendo o livro e, para os mais nostálgicos, o curta antigo. É fácil achá-lo no YouTube.

Carolina165 18/12/2020minha estante
Excelente resenha!

Tia Inalda 30/01/2018

Ame seus pequenos detalhes
Amei esse simples livro,porque me ensinou que,os pequenos detalhes também podem nos fazer felizes.Ferdinando um touro que era feliz debaixo do seu carvalho,cheirando suas flores e isso era a felicidade ideal pra ele,fui impactada com essa história,leia para tirar suas conclusões, porque você vai amar como eu amei.

Mari 28/11/2010

Um dos primeiros livrinhos que li quando era criança.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

Ferdinando, o touro é a obra mais conhecida do autor americano Munro Leaf, cujas ilustrações, na época de seu lançamento, foram feitas pelo ilustrador americano Robert Lawson

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551002650

Tainara 08/04/2018

Ahhh que lindo ????
Esse livro ilustrado tornou-se o meu favorito de longe.

Que fofo. Que delicadeza. Que atenção da intrínseca de lançar um livro tão belo.

Aqui iremos conhecer Ferdinando um touro muito fofo e lindo e que dá vontade de ter para a gente.

Ele foi escolhido por um acaso para fazer parte da tourada de Madri mas chegando lá surpreendeu a todos a ser muito; mas muito mansinho mesmo e amar o cheiro das flores.

Eu já tinha ouvido falar desse livro quando eu assistir o filme Um sonho possível com Sandra Bullock e o outro ator que faz o filho adotivo dela (esqueci o nome do homem), mas nunca me interessei tanto em ir procura-lo por aí.

Eu vi que o filme O Touro Ferdinando tinha sido indicado ao oscar de melhor animação, já fiquei toda empolgada e fui assistir. Pronto. Me apaixonei de verdade pelo touro. Queria até ter um aqui em casa, do jeitinho dele e ainda colocaria o nome de Ferdinando.

Aí hoje procurando o quê ler achei sem querer esse livro perdido no meio kindle e fui lá me apaixonar mais um pouquinho por esse touro tão amoroso e amigável.

Essa é daqueles histórias que os "brutos" podem ter só cara de bruto, mas no fundo e um amorzinho. Que violência não se devolve com violência e sim com amor, gentileza e assim por diante. Que um obrigada e capaz de desarma qualquer ofensa que o outro o esteja disposto a lançar contra você.

Deveria ser leitura obrigatória em todas as instituições de ensino, independente de ser superior ou médio ou fundamental. As crianças e adultos precisam ver isso para entender que não é com violência que a violência irá acabar.

Ele é um livro maravilhoso em todos os sentidos e a moral que ele passa José faz analisar melhor as nossas atitudes e os nossos pré julgamentos com os outros.

Livro mais que recomendo, eu indicaria para você ler hoje, porque quanto mais cedo você ler mais cedo irá se apaixonar por Ferdinando.
Gabriel S. Rodrigues 14/07/2018minha estante
undefined

Gabriel S. Rodrigues 14/07/2018minha estante
null

Daniela Colaci 19/03/2018

Delicado e encantador
Ferninando é um touro de porte grande e forte, mas ao contrário dos outros touros que convivem junto com ele, não gosta de lutar e nem almeja participar das famosas touradas em Madri. Ele prefere ficar no cantinho dele, debaixo de uma árvore ou cheirando as flores.

Num dia, mesmo sem querer chamar atenção, Ferdinando acaba atraindo olhares que não queria e que vão mudar o seu destino. E agora? Qual será o futuro desse touro tão dócil?

O Touro Ferdinando foi publicado pela primeira vez em 1936 e desde então já foi traduzido para mais de 60 idiomas. O clássico infantil já que encantou algumas gerações foi relançado pela @intrinseca nessa bela edição em capa dura com ilustrações super delicadas!

Esse é um livro simples e bem humorado que em poucas páginas consegue transmitir uma valiosa lição: você é muito mais do que os estereótipos dizem e é isso que te torna tão único e especial. Apesar de ser um livro voltado para o público infantil, a mensagem sobre a aceitação e respeito pelas diferenças vale para qualquer idade.

Terminei essa leitura sorrindo e com o coração quentinho! Se eu já queria ver o filme antes, agora quero ainda mais! Se você procura um livro para o seu filho, neto, sobrinho ou irmão, O touro Ferdinando é uma ótima pedida. Vocês vão adorar conhecer essa história doce e encantadora juntos!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao