Alex Através do Espelho

Alex Através do Espelho Alex Bellos

Resenhas - Alex Através do Espelho

Marcos5813 24/10/2015

O Jogo da Vida!!!
Mais um brilhante livro do Alex Bellos!!! O primeiro, "Alex no País dos Números", já se mostrava uma grande obra que abordava o universo matemático para os leigos, como também para os apaixonados por esse mundo tão exuberante. Neste, "Alex Através do Espelho", mostra como a matemática é bela desde de sua construção, de seus primórdios conjecturais, sem entrar aqui no mérito se é a Matemática uma criação de Deus ou do homem. Para mim, é um dos modos de nos relacionarmos com a criação, através de seu arcabouço lógico e das relações existentes em suas paragens, de beleza ímpar. As perguntas que nossos antepassados fizeram, tendo como berço a civilização grega, depois com a Matemática desenvolvida no mundo árabe, até ressurgi na renascença, mas mesmo assim praticada intensamente na era medieval, onde o segredo da vida jazia guardado nos mosteiros da época, e tendo seu ápice sua alforria com iluminismo. É incrível como a natureza e seus padrões e as organizações sociais seguem padrões matemáticos. Acredito que tudo se explica com Matemática. Deus escreveu o livro da criação na linguagem da matemática. O título é bem sugestivo, "Através do espelho", será que enxergamos a vida através de um espelho, como reflexo da realidade, em sua representação factoide, ou passamos através dele, como numa quebra de simetria que trás beleza as formas escondidas na criação para encontrar nosso Criador. Muito bem escrito e muito bem explicado, apesar de simplificado ao máximo para compreensão do público leigo. O livro não é um tratado sobre Matemática mas ressoa como resposta de que ela representa em sua inteireza um jogo, o jogo da vida. As passagens sobre alguns números especiais como o pi, o número exponencial e, e o i do conjunto dos números complexos são emblemáticas. Adorei também duas figuras geométricas interessantíssimos, a cicloide e a catenária. Em fim, um livro indispensável para quem gosta do tema. Excelente!!!

site: http://marcosglasner2007.blogspot.com.br/