The Setting Sun

The Setting Sun Osamu Dazai
Osamu Dazai

Resenhas - The Setting Sun

Guilherme 20/05/2021

No longer Woman ou a decádencia da elite
Os interessados em DAZAI, no Brasil, com certeza se deparam com o livro NO LONGER HUMAN ou "Declínio de um Homem" primeiramente que qualquer outro. Uma recente tradução dessa obra cria essa ideia de que seja a máxima do autor e a única que merece tradução. No entanto, quando olhamos para THE SETTING SUN vemos um DAZAI também trágico, mas com uma humanidade e uma luta nietzchiana muito mais atraentes para quem prefere a revolução à morte.

Muitos dos conceitos do livro só serão totalmente compreendidos se você for mulher, sim, mulher, a personagem principal é uma e suas frustrações são, de maneira geral, de todos os seres humanos, mas é possível perceber uma angústia clássica de quem está passando por um período de transição, seja de menina para mulher, seja da sociedade tradicional para a moderna. E, nesse caso, é a mulher, escolhida certamente, que representa melhor o sofrimento passivo que os homens colocam na sociedade depois de suas revoluções.

O tema do livro é esse: Transição. E com toda transição vem uma morte, as vezes insuperável e, as vezes, com a ajuda da família e dos amigos, suportável.

Indico esse livro para todas as mulheres que querem adentrar na literatura japonesa e, também, gostaria de fazer um apelo: escrevam uma resenha com a sua opinião, para que eu possa, finalmente, compreender as partes lindíssimas do texto onde só vi linguagem e não a pretendida sutileza.
Hirumina 31/08/2023minha estante
Me foi inesperado achar uma resenha como a sua, desejo muito ler mais osamu dazai pois foi a minha leitura mais marcante do ano, e infelizmente não há traduções e muito menos sei inglês lkkkkkkk

Mypa 17/02/2024minha estante
Estou obcecada pelos seus lidos e devo admitir que você é a minha meta de leitor, que se aprofunda tão bem na filosofia e/ou em literatura clássica. Enfim, "The Setting Sun" possui alguma versão traduzida? Busco há alguns dias e não encontro sequer resenhas do livro, e consigo por em mesa que não sou muito boa com leituras em inglês. Se puder me ajudar, agradeço! :)

manu 16/01/2023

pesado
não sei nem expressar o que foi esse livro, não esperava menos do dazai.
por eu ter lido a versão em inglês demorei mais pra ler porque tinha coisas que eu não entendia.
recomendo mas nem tanto pq é muito triste, apesar de ser muito bom.

natsukashiii 06/06/2023

Achei parecido com o livro ?declínio de um homem?, mas sendo sobre uma mulher, perdida no que a sociedade espera dela e as tristezas de sua vida, se deixando levar cada vez mais a ?depravação?.

wkwsmoke 18/07/2023

The setting sun
Que livro bom, é muito triste, mas ainda assim a escrita é calma e fácil de ler, e além disso é linda
a narração do ponto de vista de uma mulher, o desenvolvimento da aristocrata pra mulher depravada, sem princípios, que se dispõe a ser amante pra ter seu filho, acompanhando uma sociedade em processo de mudança e evolução
foi tudo muito bom, é pesado mas é muito rápido de ler, dazai foi muito grandão aqui

Omi 28/08/2021

O sol poente, uma obra sobre transição
Esse foi o primeiro livro do Dazai que li e foi fenomenal.
Comecei a fazer essa maratoninha dos livros dele para buscar entender mais de onde o Osamu Dazai de Bungou Stray Dogs teve inspiração e não me decepcionei nesse primeiro livro.
Uma leitura linda e pesada que queria que viesse traduzida pro brasil.

aku. 03/02/2023

O Ápice do Sentimentalismo Humano
"Que sentimentos você acha que um homem tem quando percebe que nunca conhecerá a felicidade ou a glória enquanto viver?"

Assim que li "Declínio de Um Homem" (apesar de nesse caso eu ser a favor da tradução inglesa do título "No Longer Human") soube de imediato porque Dazai Osamu é tão conhecido e mencionado na literatura japonesa. O jeito que ele lida com os sentimentos humanos e os escreve no papel é cru, é cruel, é completamente destruidor e real de uma maneira que só de lembrar o seu coração aperta e fica difícil de respirar. Suas palavras são tão poderosas e bem utilizadas que podem fazer até mesmo quem nunca sofreu dos pensamentos agoniantes apresentados por ele sentirem o mínimo da aflição que ele carregava.
Ainda tratando dos seus assuntos sérios como a depressão, a família, o vício em drogas e álcool e ao mesmo tempo refletindo na sociedade da sua época Dazai dá voz aos sentimentos de sua protagonista de uma forma curiosa e com a qual o leitor consegue ter grande conexão. O que mais me impressionou, de todas as emoções destacadas por ele, foi o sentimento de culpa da protagonista e até mesmo do irmão.

"as I wondered whether Naoji and I between us had not tortured and weakened Mother to the point of killing her. The more I reflected the more certain it seemed that the future had in store for us only horrible, evil things. The thought filled me with such nameless fears that I felt almost incapable of going on living."

A culpa está tão profundamente dentro dos seus seres ao acreditarem que poderiam estar causando a morte da mãe, que vêem como a única solução acabarem com a própria vida. Não sendo preciso para a protagonista nem sequer pensar na morte que ela causou aos filhotes de cobra no começo do livro.
Por fim, apesar de não ser uma narrativa que me prendeu tanto quanto Declínio de um Homem (talvez por ser em inglês) é inegável o ápice do sentimentalismo do escritor, dizendo de forma que pode parecer cruel e fria, seu suicídio se torna "compreensível".
Ele está virando um dos meus escritores favoritos.

Arashi 21/07/2023

"I am, after all, an aristocrat."
Surreal o jeito como Osamu Dazai consegue trazer um tom mórbido, emocionante e doloroso em suas escritas. Sendo o segundo livro que leio dele, esperava já alguns acontecimentos. O final, porém, me pegou muito de surpresa.
Tenho quase certeza que Dazai quis escrever a favor de criticar as atitudes dos padrões sociais da época, mas, mesmo assim, demonstrar o quão sofrido pode ser a vida de alguém que se priva do que mais necessita.
Demorei muito pra ler. É um livro fácil e rápido, mas não aconselho nunca ler os livros do autor em alta velocidade, afinal eles são feitos para tirarem o máximo de proveito das ideias ali colocadas.
Mais uma vez, me surpreendo com a capacidade do autor de instigar o leitor e demonstrar seus verdadeiros sentimentos através de personagens fictícios.
Osamu Dazai é extremamente contemporâneo!

biacs 05/02/2024

Uma literatura muito diferente que estou acostumada
Foi incrível ler esse livro, genuinamente. A escrita é bem diferenciada do meu comum, mas foi um estranho interessante, que quero tornar um conhecido.
Foi um sentimento de ler sobre os esforços e problemas de alguém normal. Que cada detalhe importa, que pensamos e mudamos e inovamos em nossas mentes, mas as vezes no exterior continuamos os mesmos. O que algumas horas em reflexão não mudam na personalidade de cada um.
Em muitos momentos chocantes, de um jeito maravilhoso. Que me fez continuar a ler a cada momento.

pirocadeperuca 19/05/2023

ótimo! gostei de tudo no livro. pra mim, o melhor de Dazai.
neste, o ponto de vista feminino, em período de transição entre jovem (casa dos 20) e "velha" (casa dos 30), sem filhos ou esposo, com uma visão de mundo em mudança graças às ocorrências terríveis ao seu redor, a transformam numa mulher "devassa", disposta a se tornar amante dum alcoólatra, que ela pensa amar, para concluir seu desejo, uma criança no ventre. a analogia envolvendo cobras no início da narrativa, as citações da Bíblia e de livros revolucionários, o amor pela mãe de porcelana, a maneira como Kazuko foi capaz de eventualmente se desprender da antiga vida em meio à aristocracia, enfim, tudo muito bom

ares 14/01/2023

eu não estava com grandes expectativas pra esse livro, pra falar a verdade estava até com um pouco de receio dos livros do dazai, mas valeu cada palavra
eu achei a escrita dele linda, pq apesar de simples e sem rodeios, ele consegue jogar os sentimentos dos personagens no papel de forma crua, e foi isso que eu gostei tanto no livro

mille_milley 08/02/2024

Don't try suicide
Terminei mais uma pedrada do Dazai e chorei como sempre.
Acho incrível como o Dazai faz você sentir as dores e as dúvidas dos personagens.
A história de The Setting Sun me emocionou do começo ao fim.
Mais uma vez meu personagem favorito não terminou com vida #voltaNaoji

"When I acted like a liar, they called me a liar. When I acted like a rich man, they started the rumor I was rich. When I feigned indifference, they classed me as the indifferent type. But when I inadvertently groaned because I was really in pain, they started the rumor that I was faking suffering."

kiki.marino 19/04/2024

Um livro nebuloso e perspicaz ao mesmo tempo , testemunho em forma de ficcao literaria o espirito de alienacao da sociedade japonesa no periodo do pós-guerra, digo sociedade mesmo que está estoria individual ,de uma jovem mulher, o que pra mim tornou esta obra mais interessante que "No longer human". De castas sociais,religiao,familia,amores,vicios e futilidades, a sensibilidade e a paixao feminina, de como as mulheres se entregam aos extremos da alegria ao abismo do sofrimento. Tenaz ,belo e triste,ainda mais num mundo regido por leis dos homens que sao os verdadeiros seres frageis. Forjamos realidades para sobreviver. É um livro sobre a guerra e o desmoronamento de uma familia aristocrata,mas assim como a protagonista a ignoramos e vivemos sua intimidade psicologica atraves das mudancas minimalistas de estados psicologicos que se tornam ondas grandes que inunda tudo,de uma vida aristocrata ao campo.
Serpentes que invadem o jardim,ficamos sentados ali até o por do sol...
We are nothing!