Filosofia para apressadinhos

Filosofia para apressadinhos Alain Stephen

Resenhas - Filosofia para apressadinhos

Lucas_Callisto 24/05/2023

Só sei que nada sei por que não tenho como saber.
O livro cumpre a proposta que prometeu, é um guia rápido com citações filosóficas, uma breve exploração sobre o filósofo responsável, uma explicação do significado de cada uma e outras curiosidades históricas. Além disso, o autor também tem como objetivo influenciar a reflexão, missão essa que acredito ser realizada pelos leitores a qualquer momento.

Funciona como um livro que deve ser mastigado vagarosamente, para adentrar nas camadas expostas de alguns temas que chamam atenção para discussões, porém os temas abordados são poucos. Esperava mais diversidade de assuntos, mesmo trazendo talvez os mais lembrados pelos filósofos ao longo do tempo.

A proposta é curiosa, a começar pelo título podemos perceber que um dos objetivos é a divulgação da filosofia através do despertar da curiosidade. Acabou que não foi exatamente como eu pensava, apesar de ter sido bom, e definitivamente faz pensar.

?A verdade na filosofia quer dizer que o conceito e a realidade externa se correspondem.?
? Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

AndrA374 21/03/2022

Muito bom !
Um livro muito bom ! Uma obra que apresenta pensamentos filosóficos e grandes ideias de vários pensadores ao longo da história. Vale muito a pena a leitura.

Truga 06/09/2019

“Quem sabe a vida seja o que os homens chamam morte, e a morte o que os homens chamam vida?” Eurípedes.

No review de hoje temos um livro que a tradução do título original “This book will make you think” ficou meio (bastante) estranha, de qualquer maneira, mesmo não sendo um título charmoso ele vem a calhar.

Neste livro, Stephen reúne 5 tópicos (felicidade, religião e fé, razão e experiência, a vida e a morte, pessoas e sociedade) que, ao longo da história, sempre foram assunto para os pensadores.

Em cada um dos tópicos, há uma seleção de uns 7 pensadores que dedicaram parte de sua vida/obra no assunto e que algumas de suas frases ficaram famosas, e até muitas vezes sendo utilizadas fora do seu contexto original.

Assim, o autor apresenta um cenário bastante amplo das questões filosóficas utilizando como alicerce para sua discussão as célebres sentenças destes filósofos. Merece destaque quando Stephen, ao falar da razão e experiência, comenta e explica o exemplo do homem palito da dialética hegeliana e quando o autor pontua a “máxima” das ações como princípio universal, através de Kant.

Sem dúvida, este é um livro que veio com uma proposta bastante interessante de divulgar a filosofia utilizando algumas das frases mais famosas de muitos pensadores ao longo da história humana. Stephen o faz muito bem, em uma leitura fluida e objetiva, sem demandar nenhum pré-requisito no assunto. Indico como uma primeira leitura a respeito do imenso oceano relacionado ao que é filosofia. ▪

Félix 03/01/2023

Introdução que não introduz
Basicamente pega um assunto (felicidade, política, vida, moral) e utiliza-se de um grande filósofo pra comentar sobre o assunto. Eu esperava mais uma introdução de cada autor e seus feitos em vida, sei lá...