A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Mandark 11/08/2023

Belo e empolgante.
Fazia tempo que eu não sentia tanta alegria e animação com a leitura de um livro. Ao mesmo tempo poético e emocionante, ele traz em seu enredo o choque cultural entre o Oriente e o Ocidente. Entrelaçando questões sociais, como o papel da mulher na sociedade e a decadência financeira de algumas famílias tradicionais, crenças religiosas e a criação de um universo fantástico que impressiona desde os primeiros capítulos, a história tem a capacidade de te manter preso e sedento por mais a cada novo parágrafo. Cheia de reviravoltas surpreendentes, a história demonstra fôlego fácil pra uma continuação mas sem decepcionar, mesmo com um final em aberto. Apesar de tantas qualidades, o maior dos seus acertos está nas personagens femininas, principalmente em sua protagonista. Li Lan é forte, curiosa, sonhadora, inteligente e não se conforma com o usual e o simples, mas busca respostas e defende com unhas e dentes um lugar só seu. Mesmo enfrentando uma realidade cruel, é no mundo fantástico dos mortos que ela encara os seus maiores desafios. Suas interações com Amah e Er Lang estão entre algumas das coisas mais divertidas do livro. Uma história pra favoritar e reler com alegria.

anacarolina.lim 01/08/2023

Surpreendente
Esse romance é um dos melhores que já li. Me apaixonei por Li Lan e fiquei obcecada pelo livro. Essa leitura foi surpreendente pra mim, teve reviravoltas que eu não imaginava, momentos tristes e momentos fofos também. A escrita da autora é muito boa e envolvente, eu simplesmente não consegui parar de ler! Outra coisa que me interessou muito foi todo o contexto histórico de Malaia (hoje Malásia).

Chris 22/07/2023

Maravilhoso
?Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma.?
E assim começamos a se aventurar nesse universo sobrenatural construído pela Yangsze Choo.

Quando li a sinopse de A noiva Fantasma fiquei muito curiosa sobre essa história. O livro é contado pela ótica da protagonista Li Lan uma jovem de 17 anos, ela presencia o prestígio e o dinheiro de sua família ser consumado pela tristeza e vicio do seu pai, após a morte de sua mãe vitima de varíola. Como sua família está em falência, a única saída para ela uma jovem moça sem fortuna seria arranjar um bom casamento (financeiramente falando) ou transformar-se em amah, que são as babás ou acompanhantes na criação de crianças de grandes casas malaias. Quando tudo parece perdido para a sua família, Li Lan recebe uma proposta inusitada, com possibilidade de mudar o rumo da sua vida para sempre, ela vê sua vida virar do avesso ao receber tão curiosa proposta. Ela terá que se tornar noiva, mas ela não seria uma noiva comum e sim uma noiva Fantasma.
Dentro da tradição chinesa, casar jovens que faleceram solteiros nem é tão comum. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto. A proposta inusitada veio de uma das famílias mais ricas da região, uma das antigas relações do pai de Lin Lan, de quando ele ainda tinha dinheiro. Tal oferta não foi recebida de bom grado, pelo contrário foi até ofensiva, porém esse casamento seria a salvação de sua família que está passando por muitas dificuldades.

E é assim que começa uma corrida contra o tempo da protagonista para conseguir se livrar desse casamento que ela não quer.

"E o que, exatamente, casar com um fantasma exigia? Meu pai havia tratado o assunto como uma piada. Amah não queria contar. Era tão supersticiosa que, para ela, nomear alguma coisa era o mesmo que fazer com que acontecesse. Eu, particularmente, esperava nunca precisar saber."

A Noiva Fantasma proporciona uma viagem surpreendente para além do véu que separa os vivos dos mortos. Em um livro que engloba muito bem vários gêneros como fantasia, romance, suspense e drama unidos com a bagagem religiosa e cultural. Eu gosto bastante de me aventurar por livros que trazem a abordagem de culturas de outros países. Acho que essas historias são ricas de conhecimento e me fazem sair de dentro da caixinha que vivo e aprender muito, além de me entreter. Achei a escrita da Yangsze Choo fluida e encaixa-se perfeitamente com a trama sobrenatural. Em alguns momentos o livro perde um pouco do dinamismo pois para que seja construído todo cenário, principalmente da parte pós vida ela usou bastante detalhes, porém nesse livro não achei que isso foi um ponto negativo, pelo contrário foi exatamente isso que fez a conexão dele ser mais forte.

Se vocês como eu curte história com muitas culturas e rituais, romance e mistério está aqui um livro que você irá amar.

" Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha

_lara_borges_ 15/07/2023

É interessante como a autora faz conexões durante a história. Achei legal, apesar de parado em vários pontos. Não é o melhor livro que já li, mas também está longe de ser o pior. Não entendi a mensagem da ultima página, embaixo da logo da editora ?

Ana Carolina 25/06/2023

Gostei da primeira parte, me prendeu, gostei da história e dos personagens.
Mas depois virou uma confusão danada, achei meio desagradável, li numa época ruim da vida (isso impacta) e por fim ela acabou juntando duas histórias em uma só, pq o final ficou meio jogado (fora que em determinado ponto eu já estava "essa história não termina nunca?"). Sei lá. Eu preferia ter lido as duas histórias desse livro (porque, insisto, são duas que acabaram misturadas) separadas do que como ficou.

Mila.Stanley 13/05/2023

Potencial incrível, mas cansativo
O livro tem um potencial incrível, usando todo o contexto da cultura Malaca e uma premissa única. Ele se divide em 4 partes. A 1 é introdutória. A 2 achei insuportável. A 3 é bastante interessante e o livro se torna uma aventura ao invés de um romance, onde vemos uma evolução na personalidade da protagonista. A 4 é a conclusão que me prendeu bastante. Vale a pena pela imersão cultural, entretanto achei a leitura repetitiva, arrastada e cansativa em alguns momentos.

Thi 10/05/2023

Lindo!!
Amei essa aventura incrível com Li Lan, que universo maravilhoso. O final tão lindo e maravilhoso acabou abruptamente. Eu exijo continuação ??

Maria10263 09/05/2023

Melhor livro q ja li na vida
Eu amo esse livro com todo com meu coração, a cultura, os personagens, o romance tudo e incrível demais

Suellen.Hosoi 09/05/2023

Um livro atípico pra mim. Conta a história de uma moça chinesa, que foi prometida em casamento para um jovem que havia falecido há pouco. Isso mesmo... o noivo estava morto.
Querendo ter uma família normal, a jovem tenta fugir desse casamento, indo parar até no mundo dos mortos.
Diferente, curioso e muito bom.

Bea 01/05/2023

O que há após a morte?
Li Lan é uma jovem sem muitas perspectivas para o futuro após a morte da mãe e a falência do negócio de seu pai, porém sua vida muda quando recebe uma proposta, no mínimo, incomum de se tornar a noiva de um jovem que já está morto. Agora, Li Lan precisará sair em uma jornada de autodescoberta pelo além para conseguir fugir de tal proposta e conseguir recuperar o controle da sua vida e das suas próprias escolhas.

Comprei o livro por causa da capa, que é maravilhosa, mas me surpreendi com uma história linda e criativa, além de muito rica e esclarecedora sobre a cultura da Malásia. Apesar de não ser um livro perfeito e pecar, principalmente, com relação ao seu ritmo no decorrer da narrativa, é uma história linda sobre amor, amadurecimento e renúncia.

Marjorie.Baldovinotti 24/04/2023

Muito interessante
O que mais me chamou a atenção nesse livro foi toda a parte cultural e mitológica.
Adorei conhecer a cultura e os mitos apresentados.
Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada.
Achei a história meio parada no começo, mas a partir do meio fica mais interessante e a leitura flui bem.
Recomendo a todos que queiram conhecer essa cultura riquíssima.

NancYamada 23/04/2023

Sobre a vida, morte e relacionamentos.
O livro se passa numa cidade rica em cultura por suas diversas civilizações que lá estiveram. Um povo diversificado e com crenças diferentes, mas a predominante, na história, é a chinesa.

Uma obra sobre tradições que envolvem o casamento, em vida ou após a morte. Conta também com uma visão sobre o além.

A protagonista se encontra numa situação onde pode conhecer mais a fundo seu mundo (onde mulheres só podem ser vistas acompanhadas) e tentando tomar a rédea do próprio destino (casamento combinado, no mínimo). Sua coragem de enfrentar as interpéries e fugir do que lhe assombra.

Um universo com suspenses e romance é o que iremos encontrar.

Curiosamente, a série, até onde vi, segue um caminho um pouco diferente na narrativa.