O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro Randall Frakes...

Resenhas - O Exterminador do Futuro

Maria 08/07/2020

Excelente! Uma novelização impecável! Com certeza eu vou fazer maratona dos filmes essa semana! Rs

sigma 04/12/2020

O que falar dessa obra?
Começo o título desta resenha dessa forma por ter dúvidas entre todas as mais variadas opções que tenho para falar dessa obra.
A história, apesar de conhecida do filme, é muitíssimo bem contada. Desde a sua primeira página até a última, o livro prende a nossa atenção, mesmo já conhecendo o filme. Em vários momentos ela se torna frenética, o que nos mantém ácidos pela leitura ainda mais. A história do Exterminador do Futuro não deixa a desejar em um só momento. Um ótimo desenrolar, cheio de perseguição, fuga e tudo o mais. A obra se destaca em todos os sentidos, principalmente por tratar de algo relacionado a viagem no tempo para resolver um problema no passado que pode afetar o futuro.
Será que voltar no tempo para alterar o passado realmente muda o seu futuro?
Altamente recomendado. Já estou com vontade de rever o filme novamente, de novo.

sneves 31/12/2023

Cinema em páginas
Pra quem é fã da franquia (mais especificamente dos mais clássicos, porque os atuais são bem dispensáveis), o livro é um prato cheio. Você se vê praticamente assistindo ao filme. E pra quem é mais doido ainda e vai assistindo realmente em paralelo ao livro, a coisa fica ainda mais incrível. =)
Tivemos ainda, algumas "cenas" inéditas no livro, o que tornou a experiência ainda mais bacana.

Seria legal se houvessem outros que seguissem essa fórmula.
Pra mim, funcionou.

Duda 29/09/2022

O exterminador do futuro
Gosto muito desses livros da Darkside que são roteiros ou como no caso do exterminador o romance a partir do roteiro. A história acredito que todos conheçam dois viajantes do futuro onde um deve proteger Sarah e outro tem a missão de extermina-la, e o resultado dessa perseguição poderá definir o destino do mundo. A leitura flui bem e autor completamente a história com pensamentos das personagens ou cenas que servem para da uma profundidade maior aos personagens. Um livro muito bom pra quem é fã dos filmes.

Sr. Machado 17/06/2015

Viajando no tempo em “O Exterminador do Futuro”, clássico da ficção científica
Ele voltou! O Exterminador do Futuro é um clássico da ficção científica, sua série de filmes (quatro no total e o quinto estreia em julho de 2015) ultrapassa gerações. Apesar de todo esse sucesso que os filmes alcançaram nas telonas, hoje eu não estou aqui para falar deles, mas sim para compartilhar minhas impressões do livro do Exterminador. Isso mesmo, você não leu errado. O primeiro filme, dirigido por James Cameron, ganhou uma adaptação escrita por Randall Frake e Bill Wisher, publicado aqui no Brasil pela DarkSide Books em maio de 2015.

Quem assistiu o filme pode pensar que ler o livro é perca de tempo, levando em conta que a história é a mesma. É exatamente esse tipo de pensamento que eu quero evitar, meu objetivo é mostrar como o livro é capaz de surpreender até quem já conhece a história. Se esse não é o seu caso e você ainda não conhece a história, melhor ainda! Nunca é tarde para conhecer uma boa história.

O Exterminador do Futuro é a história de um ciborgue que viaja no tempo, programado para uma única coisa: matar Sarah Connor. Mas por quê? Bom, o Exterminador veio do futuro, uma época em que uma guerra nuclear está acontecendo. Essa guerra é travada entre máquinas desenvolvidas e seres humanos. Do lado dos seres humanos existe uma grande força: John Connor. Ele é um homem diferente, que aprendeu a combater e destruir as máquinas e comanda os seres humanos na luta pela sobrevivência. É por isso que as máquinas resolvem mandar o Exterminador em uma viajem para o passado para exterminar Sarah Connor, mãe de John Connor, na tentativa de mudar o futuro. Além do Exterminador, Sarah Connor e John Connor, temos outro personagem de grande importância na história: Kyle Reese. Ele também viaja no tempo, porém sua missão é proteger a vida de Sarah Connor.

É com esse foco e personagens que a história se desenvolve, surgindo no meio disso outros personagens interessantes e acontecimentos que dificultam o objetivo de ambas as partes. Não estou exagerando quando digo que o livro compensa mesmo para quem já assistiu o filme, aqui temos o roteiro do primeiro filme trabalhado de maneira profunda. Enquanto no filme apenas os principais personagens ganham maior atenção, no livro todos são bem desenvolvidos. O que mais gostei durante a leitura foi saber o que os personagens pensam durante a história, essa questão de entrar na mente de cada um é algo que só acontece no livro. Também gostei bastante de alguns elementos da cultura pop que os autores acrescentaram. O livro é uma adaptação fiel e única, essencial para os fãs de carteirinha, ótimo para quem ainda não conhece a história e necessário para qualquer admirador de ficção científica.

site: https://goo.gl/XFuKZs

PorEssasPáginas 08/10/2015

Galera do PEP, chegou aquele momento mágico de conhecer um livro que não é bom. Não é bom, ele é fantástico! É espetacular, assombroso, estupendo, é pra vender um rim, largar a namorada e parar de beber só pra conseguir lê-lo. Ok – talvez não tudo isso, mas pare o que você está fazendo neste exato momento e venha comigo se quiser ler. #euconsegui #trocadilhos #piadinhasinfames

Mas vamos com calma, sim o livro é lindo, isso não podemos negar. Ambas as edições receberam um capricho enorme por parte da editora, ainda mais se tratando de um livro de 1984 que não havia vindo para o Brasil. Mas e quanto à história?

Terminator é uma novelização do roteiro criado por James Cameron. Se você é familiarizado com esse tipo de livro ou não, saiba que esse tipo de fórmula nem sempre dá certo, principalmente se o filme já não lá grande coisa (não é Cowboys & Aliens?). Mas cá estamos nós falando de um filmaço dos anos 80, o primeiro de um legado, uma lenda entre lendas. O que poderia sair errado?

A resposta é nada. Nada mesmo, gafanhoto. Sim, eu posso estar sendo influenciado pelo fato de que adoro a série e sou fã de carteirinha do Arnold (repita três vezes – Schwarzenegger, Schwarzenegger, Schwarzenegger). Maaas, quer saber? O livro é muito bom.

Enquanto a história flui, é impossível não relembrar do filme com um sorriso no rosto – as cenas clássicas, não só o Exterminador mas tanto a Sarah quanto o Kyle. E além de termos as cenas do filme em maiores detalhes – e detalhes relevantes, não tem encheção de linguiça aqui – podemos absorver melhor o que os personagens estão pensando e sentindo. A implacabilidade do Exterminador, determinado a cumprir sua missão de qualquer forma, uma máquina assustadoramente eficiente e implacável. Todo o medo da Sarah e a imensidão da importância de sua sobrevivência, o temor de Kyle em falhar com sua missão e o choque metal de passar de um mundo em ruínas, onde a morte é uma ameaça, constante para um mundo de relativa paz e abundância. Vai me dizer que não existe uma crítica social velada nesse filme?

Além de entrarmos na visão dos personagens, temos algumas cenas extras com personagens menores do filme, como por exemplo Del Ray – o motorista do caminhão de lixo que primeiro encontra o exterminador; os punks que serão suas primeiras vítimas e os policiais Traxler e Vukovich, tentando solucionar o caso do serial killer de Sarahs, só pra citar alguns. São personagens que passam rapidamente no filme, mas que adicionam uma perspectiva diferente às cenas que já conhecemos.

Se você é fã, já assistiu ou simplesmente está procurando por um livro de ficção diferenciado, leia O Exterminador do Futuro. Acredito que é impossível ler o livro sem ver o filme e fico feliz de dizer que o vice-versa também se aplica. Veja o filme e leia o livro.

Em breve teremos mais Exterminador do Futuro aqui no PEP. Me aguardem. Eu voltarei.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-exterminador-do-futuro#more-20633

Paceli 01/02/2022

O Futuro é uma Possibilidade
Como fã do filme gostei muito de como a história foi contada no livro, pois incluíram em algumas partes ironias, sarcasmos e humor entrelinhas, por isso me diverti com a leitura desta trama futurística.

É claro que através dos livros estas histórias se enriquecem, pois a experiência é mais completa e densa do que se poderia caber num filme de 180 minutos.

Recomendo a leitura e o filme, e para não dar nenhum tipo de spoiler para quem não conhece nenhum dos dois, a história se passa no presente, que é passado, onde tentam manipular o futuro. ?

Clássico da ficção científica!

Acad. Literária 01/07/2015

RESENHA - O Exterminador do Futuro
Ano de 2029.
As máquinas se ergueram das cinzas do fogo nuclear. A guerra das máquinas para exterminar a humanidade já dura décadas, mas a batalha final não será travada no futuro. Será travada aqui, no nosso presente.
Uma missão de ódio e destruição vinda do futuro sombrio.
Uma mulher inocente em meio a forças além de seu controle.
Um homem em busca de justiça atravessando as barreiras do tempo.
E uma criatura fria, cruel e desumana chamada de “Exterminador”.
“O Exterminador do Futuro” conta a história de Sarah Connor, uma jovem comum que, de um dia para o outro, tem sua vida completamente transformada com a vinda de dois viajantes do tempo: Kyle Reese, um sargento enviado ao passado para protegê-la; e o Exterminador, uma máquina de combate programada para exterminar Sarah e qualquer outro que fique em seu caminho.
Ao longo da história somos levados pelo narrador a conhecer a história de Sarah Connor. De como a mulher delicada e inocente, que só queria se formar e dar um rumo na vida acabou por se envolver diretamente em uma trama que poderia definir o destino da humanidade. Ao passo que conhecemos mais sobre o que o futuro aguarda, acompanhamos os passos de Reese em sua missão e sentimos um gostinho do terror que os sobreviventes do holocausto irão viver sob o domínio das máquinas, ao conhecermos o antagonista da obra – o ciborgue de infiltração T-800 – vivido nos cinemas pelo astro Arnold Schwarzenegger.
O livro é uma novelização de um filme clássico dos anos 80. E quando se trata de adaptações, tento olhar com mais cautela e não ir seco ao pote para não criar grandes expectativas. Não foi tão diferente com essa obra (com exceção da capa, porque com a capa não tem como não se empolgar). Sou fã de ficção científica e fã de obras apocalípticas, então “Exterminador do Futuro” foi uma obra muito bem-vinda na minha estante. O negócio era saber o que a obra tinha a oferecer a mais que o filme. E sabemos que os livros são, em maioria esmagadora, melhores que os filmes. Porém, o que eu li nesse livro superou até as minhas mais altas expectativas. Os três autores fizeram um trabalho magnífico. O livro entrou para as minhas leituras favoritas do ano.
A obra, logicamente por ter mais espaço, aprofundou certas coisas que ficaram de fora do filme ou que passaram rápido demais. Tivemos mais tempo de ver como Reese se virou quando chegou ao passado, mais tempo para conhecer a amizade entre Sarah, Ginger e Matt, mais tempo para mergulhar de ponta cabeça nas descrições sobre o mundo Pós-Apocalíptico e conhecer um pouco mais sobre alguns personagens secundários que aparecem na trama. Quem diria, por exemplo, que o nome do lixeiro do começo do filme é Del Ray Goines ou que o nome do mendigo do beco que o Reese aterrissou é Benjamin Schantz. Esses personagens ganharam mais vivacidade com o livro.
Posso tomar como claro exemplo as “Sarinhas”, que eram as vozes da razão da Sarah, pois ficavam “observando e reprovando toda vez que ela começava a ter uma emoção que desconfiava ser inadequada”. Ou os pensamentos de Reese sobre aquele mundo pré-guerra. Diversas vezes ele analisou o quanto certas coisas corriqueiras da nossa vida, certos materiais que jogamos fora por qualquer motivo eram tão preciosos em seu tempo pós-apocalíptico. Ou coisas que ele apenas ouviu falar (como dinheiro e baladas) e coisas que ele nem ao menos sabia que um dia existiram (como pizza) e que não existiam mais no seu tempo. Mesmo os cinéfilos que já assistiram ao filme mais de 500 vezes e já até sabem as falas de cabeça vão se surpreender, pois o psicológico dos personagens (até mesmo os secundários) é aprofundado a um nível muito superior ao mostrado no filme.
Outro ponto que curti muito: os autores souberam descrever com muita eficiência a visão computadorizada do exterminador. Algo que foi sendo aperfeiçoado de um filme para o outro, foi amplamente usada na obra para que os leitores pudessem sentir o quão poderoso e letal era aquela máquina de combate.
E por fim, no roteiro original do filme, o Exterminador matava suas vítimas (as mulheres) e fazia uma incisão em suas pernas a fim de procurar a identificação do alvo, pois Sarah teria um pino de metal implantado cirurgicamente na perna e esse era o único registro que a máquina tinha para confirmar a identidade do alvo. No filme, esse detalhe da trama foi deixado de lado, mas como o livro é baseado no roteiro original, podemos conferir o trabalho de açougueiro do ciborgue em detalhes.
O livro é narrado em terceira pessoa, com um narrador onisciente que divide os acontecimentos entre Sarah Connor, Kyle Reese e o Exterminador. A fluidez da narrativa é tranquila, mas em alguns momentos, leitores não acostumados com histórias de ficção científica podem dar umas “travadas” na leitura. Vamos conhecendo o trio de personagens principais à medida que a obra avança, conhecendo o passado (ou futuro, dependendo de quem o narrador está falando). A relação temporal é linear, com alguns poucos flashbacks dos acontecimentos de Reese no futuro. A obra é divida em quartro partes: dia 1, 2, 3 e 126 (pois é rs), com pausas textuais sempre que o foco da narrativa muda. Cada uma dessas pausas é identificada por um texto que mostra a localização do personagem e a hora em que acontece a narrativa. A revisão só peca um pouquinho na coerência da tradução, mas é quase nada comparado ao que a editora fez na diagramação que está impecável. A DarkSide da um show quando o assunto é diagramação. A capa é a imagem do crânio metálico de um T-800 e só (não que precise mais que isso para identificá-lo) e o verso a parte de trás da cabeça do ciborgue. Por dentro, a contracapa simula a visão do exterminador (o modo de busca). Podemos conferir em algumas partes do livro cenas em preto e branco do filme. Por fim, a formatação está ótima. Folhas amareladas e fonte boa para ler. Um detalhe muito curioso: o livro é de capa dura, mas ao contrário do que se espera, ele é incrivelmente LEVE! Só segurando um para saber o que eu estou falando.
O Exterminador do Futuro é uma viagem no tempo em muitos sentidos. Nesse livro, os fãs que acompanham a saga desde o seu primeiro filme vão sentir uma boa dose de nostalgia ao ler e também poderão se aprofundar ainda mais nas questões sentimentais e psicológicas que envolvem Reese e Sarah. Para os fãs de ficção científica, esse livro é mais que obrigatório, já que a obra inspirou vários outros títulos baseados em viagens no tempo e batalhas entre humanos e máquinas. Para os leitores de primeira viagem, recomendo a leitura como porta de entrada para o universo da franquia. E finalmente, para os leitores que, assim como eu, apostam no escuro.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-exterminador-do-futuro-j.html

Café & Espadas 27/07/2015

Resenha O Exterminador do Futuro
Não é de hoje que a relação “livros x cinema” vem dando certo e produzindo um conteúdo digno para leitores e fãs de franquias já consolidadas.

Nesse mês estreou nas telonas de todo país o quinto filme da saga The Terminator, conhecida aqui como O Exterminador do Futuro. Saga essa iniciada em 1984 com o filme dirigido por James Cameron e com um elenco que viria a se consagrar com o sucesso estrondoso do filme. O Exterminador do Futuro – Gênesis causou um certo reboliço na cronologia original do enredo e dividiu opiniões em meio a crítica especializada e público, além de não ter dado o retorno esperado em bilheterias.

Mas esse novo capítulo da jornada de John Connor rendeu uma agradável surpresa.

Quase que simultaneamente a estreia de Gênesis foi lançada pela editora Darkside a adaptação literária do roteiro do primeiro longa – desenvolvido por James Cameron e Gale Ann Hurd. A obra – que ficou com o título O Exterminador do Futuro – foi escrita pelos autores Bill Wisher e Randall Frake e pelo próprio Cameron, que já são nomes conhecidos no meio da ficção científica e roteiros cinematográficos.

A obra ganhou duas edições nas mãos da Darkside: uma no formato brochura, com capa do filme e a outra com capa dura e uma foto sinistra do T-800 tomando toda a capa. Em ambos os formatos, a editora entrega aos seus leitores um trabalho editorial detalhista e incrivelmente lindo. Ótimo papel e diagramação e fotos originais do filme espalhadas como divisórias de alguns capítulos. Realmente impecável.

O enredo junta vários elementos pontuais da ficção científica: viagem no tempo, guerra nuclear, ciborgues, uma inteligência artificial a fim de exterminar toda a humanidade e, claro, a resistência humana nesta guerra sem fim.

No ano de 2029, a humanidade foi dominada pela inteligência artificial conhecida como Skynet. Os sobreviventes do ataque nuclear lançado pela I.A. rastejam em meio a cinzas e destroços do que antes era conhecido como civilização. Usando recursos limitados, uma força de resistência se levanta contra o domínio das máquinas de guerra criadas pela Skynet. O líder dessa última força é John Connor, um homem com um grande poder de liderança e influência, e o principal alvo de extermínio das máquinas.

O que John e nem a resistência contavam era que a Skynet estava desenvolvendo secretamente uma tecnologia de viagem no tempo, a fim de enviar para o passado um exterminador – ciborgue programado para infiltração e assassinato do seu alvo. O alvo desse ciborgue seria Sarah Connor, a mãe de John. Exterminando-a, a Skynet evitaria o nascimento do líder da humanidade e assim venceria a guerra. Ao mesmo tempo que a Skynet consegue enviar um exterminador para o passado, John Connor também envia um soldado para proteger a sua mãe no passado. Kyle Reese nutre por John uma admiração profunda e estará disposto a cumprir sua missão mesmo que isso signifique sua própria destruição.

Sendo assim, durante três dias, a cidade de Los Angeles irá virar palco de uma caçada implacável que poderá definir o destino da humanidade e deixará um rastro de mortes e destruição. Esse é o cerne da saga Exterminador, que apesar de sua simplicidade aparente, carrega algumas mensagens e simbologias interessantes que renderam não só uma leitura empolgante, mas reflexiva e envolvente.

Os autores conseguiram nesta adaptação desenvolver uma narrativa muito dinâmica, que intercala o andamento da trama entre os três principais personagens – Sarah, Kyle e o Exterminador – enquanto explora alguns eventos de forma mais detalhada do que a vista no filme. Na metade do volume, tudo é amarrado de forma bastante coerente e também, ao longo da história, somos apresentados rapidamente a outros personagens secundários que, de alguma forma, tiveram suas vidas alteradas e perdidas pelo confronto entre Reese e o T-800.

A ideia central é tratar do embate entre homem e máquina não só no futuro, como é de se pensar. Os autores expõem como as máquinas aos poucos assumem papéis de importância na sociedade bem antes da construção da Skynet. Câmeras de vigilância e outros sistemas automatizados são constantemente citados sempre em uma observação complacente dos acontecimentos e no desfecho lançam a metáfora da ilusão de triunfo do homem sobre a máquina, da carne sobre o metal.

A obra conseguiu reproduzir a atmosfera calorenta e frenética que podemos ver no filme de James Cameron. As perseguições são descritas com fidelidade, mas certas analogias se perdem um pouco em meio a tentativa de humor negro. Mas nada que prejudique a experiência de leitura. No fim, prevalece a mensagem de que a coragem e a bravura podem vir de onde menos se espera. Nenhum personagem integra alguma elite, ou tem posição de destaque, na verdade, todos que possuem algum status caem perante o poder destrutivo das máquinas.

O Exterminador do Futuro transborda o modelo de literatura de entretenimento, trazendo para o leitor mais crítico uma exposição – ou previsão – de um assunto já muito debatido em várias áreas da ciência: qual será o limite para o avanço da tecnologia. Tudo isso regado com ação quase ininterrupta e explosiva.

site: http://cafeespadas.com/?p=3283

Nerd Geek Feeli 31/07/2015

Primeiramente, por estar baseada no roteiro original, a versão literária traz todas as cenas do filme incluindo, aquelas que não aparecem no corte final. A descrição dos personagens nos permite uma interpretação particular, onde imaginamos o filme numa perspectiva que não podemos escolher quando vemos um filme.

[...]

As lembranças de Reese sobre a guerra em 2029, assim como os momentos que esteve ao lado de John Connor durante a resistência contra as maquinas, ganham contornos mais íntimos e viscerais. Inclusive, o Exterminador tem sua abordagem mais profunda, com a descrição das ações que cercam os objetivos da máquina mortal. Os elementos narrativos muito bem desenvolvidos tornam “O Exterminador do Futuro” uma obra mais completa. O livro se alia ao filme dando profundidade aos personagens que na película têm papel diminuto, mas que no livro são desenvolvidos a gosto.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://nerdgeekfeelings.com/2015/07/02/livro-o-exterminador-do-futuro-resenha/

Bart 04/03/2018

P/mim sempre foi o filme mais fraco, talvez por ter assistido muito novo, mas o livro é melhor e preenche um monte de lacunas!
Show de bolation!!

Ocelo.Moreira 22/11/2018

Um Soldado, uma Mulher e um Ciborgue Assassino.
Dois grandes motivos me levaram a ler esse livro. Primeiro porque sempre fui fã da franquia Exterminador do Futuro (em especial do Exterminador – 2), segundo, porque estou passando por uma fase em que pretendo conhecer mais esse universo da ficção científica.

Não sou daquele que quando assiste ao filme perde o interesse pelo livro, pelo contrário, é aí que aguça ainda mais meu interesse pelo livro quando vejo o filme baseado nele. Eu já havia assistido o exterminador do futuro – 1 há muito tempo. Quando iniciei a leitura do livro já não lembrava de muitas coisas do filme.

Confesso que não resiste e procurei logo assisti-lo de novo, mas nada disso afetou minha leitura ou muito menos o interesse pela mesma. Convenhamos que cada leitor tem seus hábitos, modos ou manias durante as leituras de cada dia.

A leitura desse livro é muito boa, a história é dividida por cenas entre os personagens principais como Kyle Reese, Sarah Connor e o Exterminador T-800. Mesmo a história tendo diversas cenas de ação achei que o autor foi um pouco prolixo em algumas partes.

Tudo se passa em Los Angeles na década de 1984 com a chegada de um ciborgue cuja missão é assassinar uma mulher, Sarah Connor. Em perigo Sarah é resgatada por um soldado vindo do século XXI. A partir de então se inicia uma perseguição implacável que coloca em risco o destino da humanidade.

É uma leitura que vale a pena se aventurar. Mesmo você sendo fá do filme ou não eu recomendo essa belíssima ficção científica criada por James Cameron. Esse livro é uma versão em romance do roteiro original, é assinado pelo próprio James Cameron em parceria com o roteirista Bill Wisher e o escritor Randall Frakes.

Lili 14/10/2019

O Exterminador do Futuro
Essa história é muito boa! Não sei se existe alguém que nunca assistiu o filme, mas acho que pra essas pessoas a história pode ser um pouco confusa até certo ponto (talvez metade do livro). Mas ainda assim vale muito a pena. Para os fãs do filme 1, nenhuma novidade, porém é uma experiência ótima 'ler' o filme, sabendo o que cada personagem sente e pensa.

Recomendo demais! =)

Rodrigo Fernandes 12/05/2020

INCRÍVEL
Se eu tivesse lido este filme antes de assistir o livro (não, péra...), a única coisa que iria repetir era que ele daria um filme PERFEITO!!! Não mudaria uma vírgula de lugar. Um dos melhores itens da minha estante. 5 estrelas.