Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento Magda Soares

Resenhas - Alfabetização e Letramento

Fran Estudos 17/01/2024

O que é Alfabetização?
O livro é um amontoado de textos que revelam um questionamento sobre a alfabetização: o que é alfabetizar? o que é preciso para se considerar alfabetizado? como alfabetizar? alfabetizar para quê?...
Apesar de ser a releitura de vários textos antigos, ainda há relevância para o estudo da alfabetização e Letramento.

Taina.Dias 16/11/2023

Clássico
Tive que pegar este livro para ler para acrescentar na minha dissertação. Uma leitura bem tranquila, que traz a separação e as relação entre o alfabetização e letramento.

Syntia Tainan @pequeninaestante 03/11/2023

Alfabetização e letramento
Livro necessário para todo educador, traz muitos conhecimentos sobre o processo de alfabetização, e os motivos de alfabetizar, e como a alfabetização é vista e sua importância.
Leitura rápida e leve.

Sabrina.Leonhardt 15/10/2023

Leitura reflexiva!
Com assuntos pertinentes sobre a constante discussão sobre a alfabetização e o letramento em nosso país, Magda Soares traz reflexões interessantes sobre o papel social do professor alfabetizador e dos alunos como um todo.

Madu 07/09/2023

Excelente obra para quem é estudante/pesquisador da área. Apesar de algumas obras estarem distantes da atualidade, considerando uma perspectiva temporal, os pontos abordados são bastante relevantes. Magda Soares não aponta "verdades", mas incentiva a reflexão e produção de novos trabalhos.

Gabsam 06/02/2023

Cumprindo metas da faculdade
Livro aborda muito bem as fases da alfabetização, tal como os caminhos que geram uma boa aprendizagem.
Bora concluir mais um nível da faculdade...

Gaby.Ferrari 01/01/2023

Alfabetização para muitas perspectivas
Bom, terminei esse livro justo hoje que a Querida Professora Magda partiu? que pessoa excepcional ela era.
Esse livro conceitua a alfabetização, fala sobre as causas de seu fracasso nos últimos anos e traz também soluções a algumas questões essenciais no processo de alfab e letramento.
Recomendo a todas as professoras dos anos iniciais.

Vic 28/11/2022

Alfabetização e letramento
Meu primeiro contato com livro direcionado para essa temática de alfabetização é letramento e, com certeza, foi uma leitura muito proveitosa, entendi algumas vertentes ligadas a esses estudos e como aluna de letras, considero como um assunto importantíssimo.
Livro curto, de facílima compreensão, vale a pena.

JoiceCoutinho 01/10/2021

Boa leitura a respeito da alfabetização e do letramento, dois assuntos tão importantes a serem estudados por pais e educadores! Escrita clara e objetiva.

Bicalho 22/03/2021

Livro bom para pessoas da área da educação, dá umas dicas bem legais para colocarmos em prática e entender o processo de ensino aprendizagem

Lisi Olsen 06/03/2021

Entre as teorias e a realidade...
No livro alfabetização e letramento são destacados artigos e textos apresentados por Magda Soares sobre os processos de alfabetização, a importância do letramento, da consciência de aprendiz dos professores alfabetizadores, e da contribuição de Paulo Freire para uma nova visão sobre propostas de alfabetização.
Com uma escrita repleta de exemplos e críticas, Magda Soares traz aos educadores revisões bibliográficas e análises de práticas pedagógicas que mostram os erros e acertos nas tentativas de encontrar um método eficaz. Método esse que a autora defende não ser encontrado e sim desconstruído ao longo do fazer pedagógico.
Um texto sobre a importância de conhecer os alunos, reconhecer seus saberes e compreender a suas realidades como fatores essenciais mas não definidores do seus trajetos de aprendizagem. Uma importante e rica leitura para professores alfabetizadores de diferentes níveis que, estejam realmente comprometidos com os processos de ensino-aprendizagem.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Albertina.FlAvia 29/06/2020

Panorama
O livro é uma coletânea de artigos que tratam dos temas alfabetização e letramento. Tais artigos agora com uma releitura feita pela autoria do livro que acrescenta informações as já existentes quanto a tempo e atualidade de tais informações. Finaliza com um artigo muito bom sobre a pessoa e obra de Paulo Freire.

vanessaxclementino 18/03/2020

Magda Soares sempre apresentando maravilhas para entedermos melhor a area de educação

jessyhehe 14/02/2020

Como professora, achei muito interessante a proposta do livro. No entanto, o livro é muito teórico e pouco voltado para realidade de atualmente .
Para quem está fazendo o curso de pedagogia pode até ser bom ,mas pra quem já terminou não recomendo.